Apontamentos para uma história evolutiva do movimento: uma colaboração com as questões contemporâneas da dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8162
Resumo: O objeto de estudo desta dissertação se localiza na interseção entre Arte e Ciência, buscando estabelecer um diálogo entre a história evolutiva do movimento e a dança contemporânea. A história evolutiva do movimento possibilita entender que o movimento se especializa a partir de uma necessidade. Assim, é possível propor a existência de um movimento especializado denominado „movimento de dança‟. A percepção de que na constituição do „movimento de dança‟ ecoam traços que podem estar ligados à história evolutiva do movimento produziu a hipótese de que, além de um movimento especializado denominado „movimento de dança‟, existe também uma lógica de ações que pode ser chamada de „lógica de dança‟. A dança contemporânea é regida por uma lógica própria. Pensar sobre esta lógica organizativa desabilita as discussões que partem da associação entre movimento e deslocamento e entre dança e coreografia. Aqui se propõe que o „movimento de dança‟ não necessita estar sempre presente, pois o que regula a dança contemporânea é a sua lógica, e não a existência ou inexistência de passos de dança. Da pesquisa, aqui se apresenta uma primeira etapa, dedicada ao estudo da construção da motricidade humana e da relação movimento-corpo. O objetivo consiste em formular, através do caminho evolutivo do movimento, um outro olhar, que desarticule dança e coreografia como sinônimos. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de cunho epistemológico sobre a relação entre movimento e corpo humano para fundamentar a existência do que aqui se nomeia de “movimento de dança” e "lógica de dança". Destacam-se estudiosos da Arte e da Ciência como Katz, Greiner, Lepecki, Vieira, Kirstein, Llinás, Alberts e Churchland, dentre outros. A dissertação se apóia no entendimento de que há uma co-dependência evolutiva entre corpo e ambiente, na qual o movimento é o requisito evolutivo para que este diálogo aconteça. Desta maneira, é possível enunciar que o movimento se torna corpo e o movimento de dança articula-se com mapas neuronais semelhantes aos que estabelecem o pensamento nesse corpo. Nesta perspectiva, torna-se possível investigar qual o pensamento que o movimento de dança articula.
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