Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Roberto Brazileiro
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bruni, Adriano Leal, Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1272
Resumo: p. 30 - 39
id UFBA-2_af53f9d7cea2594d41db38950f02564b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/1272
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Paixão, Roberto BrazileiroBruni, Adriano LealCarvalho Júnior, César Valentim de OliveiraPaixão, Roberto BrazileiroBruni, Adriano LealCarvalho Júnior, César Valentim de Oliveira2011-05-27T13:50:02Z2011-05-27T13:50:02Z20081984-3704http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1272v. 2, n. 1p. 30 - 39O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e força de marca. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor tenha outras associações com o produto, além da simples visão de custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo em vista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços são conseqüências de estratégias de diferenciação, destacando-se as que reforçam a força da marca. A pesquisa analisou dados de preços coletados de 51 categorias de produtos e do ordenamento da força da marca para cinco marcas de cada categoria. Objetivou-se analisar as associações entre os preços cobrados e a força das marcas. Os testes estatísticos do quiquadrado e de correlação não paramétrica de Kendall e Spearman não permitiram concluir que preços superiores estão associados a marcas mais fortes, para a maioria das categorias. A análise de conglomerados permitiu visualizar que existem marcas fortes que cobram preços superiores, marcas fortes que cobram preços mais baixos, marcas com baixa força e que cobram preços superiores e marcas com baixa força que cobram preços mais baixos, além das que adotam uma estratégia intermediária. Sugere-se que outras variáveis, além das duas estudadas, influenciem a decisão de preço, como o volume de vendas, o ponto de venda, dentre outras.Submitted by RI Repositorio (repositorio@ufba.br) on 2011-05-27T13:50:02Z No. of bitstreams: 1 1838.pdf: 222579 bytes, checksum: f32381887133d65e1720f1282302b9d0 (MD5)Made available in DSpace on 2011-05-27T13:50:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1838.pdf: 222579 bytes, checksum: f32381887133d65e1720f1282302b9d0 (MD5) Previous issue date: 2008SalvadorPreçoForça de marcaValorPrecificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das MarcasRevista de Contabilidade da Ufbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1838.pdf1838.pdfapplication/pdf222579https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1272/1/1838.pdff32381887133d65e1720f1282302b9d0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1898https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1272/2/license.txt8c12becf015b417a1e4f611c83b0d9b3MD52TEXT1838.pdf.txt1838.pdf.txtExtracted texttext/plain32185https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1272/3/1838.pdf.txt0bb50f555e22b8652fe6b06e1c347894MD53ri/12722022-07-05 14:03:07.977oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:07Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Revista de Contabilidade da Ufba
title Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas
spellingShingle Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas
Paixão, Roberto Brazileiro
Preço
Força de marca
Valor
title_short Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas
title_full Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas
title_fullStr Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas
title_full_unstemmed Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas
title_sort Precificação e Valor: Um Estudo sobre a Influência da Força das Marcas
author Paixão, Roberto Brazileiro
author_facet Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
author_role author
author2 Bruni, Adriano Leal
Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Preço
Força de marca
Valor
topic Preço
Força de marca
Valor
description p. 30 - 39
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-27T13:50:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-27T13:50:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1272
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-3704
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv v. 2, n. 1
identifier_str_mv 1984-3704
v. 2, n. 1
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1272/1/1838.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1272/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1272/3/1838.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f32381887133d65e1720f1282302b9d0
8c12becf015b417a1e4f611c83b0d9b3
0bb50f555e22b8652fe6b06e1c347894
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057543937818624