Paisagens sonoras locativas: apropriação do lugar através de mídias baseadas em geolocalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brotas, Diego
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5964
Resumo: Dirigir a atenção para o estudo da Paisagem Sonora é ressaltar a importância da constituição sonora dos lugares. É a partir da relevância dada aos sons que compõem o cotidiano da história da humanidade em diversos períodos históricos, que Schafer (1974) chega a definição deste conceito baseado numa percepção da paisagem ou ambiência acústica representativa dos locais. Propõe-se neste trabalho uma extensão deste conceito através do estudo das mídias locativas e suas relações com os lugares de onde partem as emissões de informações. Entendidas como serviços e tecnologias (LBS e LBT) baseadas em localização, as mídias locativas abrem espaço para discussão da acepção mais detalhada do que constitui os lugares de onde partem os dados comunicacionais. Para tal, aborda-se vertentes de estudos geográficos que direcionam o olhar para o conceito de lugar e suas caracterizações. O objetivo da pesquisa é perceber como as mídias locativas são capazes de criar uma nova maneira de se pensar o conceito de Paisagem Sonora e como elas determinam a produção de informações singulares sobre os lugares. Com isso, sugere-se a criação do termo Paisagens Sonoras Locativas como uma ampliação do estudo sobre ambiência acústica nos dias atuais. Dentro deste conceito foram identificados duas principais categorias, exploradas na pesquisa empírica: Paisagens Locativas Acústicas – monitoramento e armazenamento da paisagem sonora de determinados locais – e Paisagens Locativas Musicais –anexações e compartilhamento de impressões musicais dentro do espaço físico e eletrônico. Todas as duas percepções ajudam a comprovar uma maneira singular de se entender sonoramente os lugares na atualidade.
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Para tal, aborda-se vertentes de estudos geográficos que direcionam o olhar para o conceito de lugar e suas caracterizações. O objetivo da pesquisa é perceber como as mídias locativas são capazes de criar uma nova maneira de se pensar o conceito de Paisagem Sonora e como elas determinam a produção de informações singulares sobre os lugares. Com isso, sugere-se a criação do termo Paisagens Sonoras Locativas como uma ampliação do estudo sobre ambiência acústica nos dias atuais. Dentro deste conceito foram identificados duas principais categorias, exploradas na pesquisa empírica: Paisagens Locativas Acústicas – monitoramento e armazenamento da paisagem sonora de determinados locais – e Paisagens Locativas Musicais –anexações e compartilhamento de impressões musicais dentro do espaço físico e eletrônico. Todas as duas percepções ajudam a comprovar uma maneira singular de se entender sonoramente os lugares na atualidade.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2012-05-25T13:40:15Z No. of bitstreams: 1 Diego Brotas.pdf: 1797682 bytes, checksum: b2331a9ea6f4f58f3c431e8e2dc6cdc1 (MD5)Made available in DSpace on 2012-05-25T13:40:15Z (GMT). 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