Atuação do enfermeiro sob a ótica do usuário hipertenso
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3967 |
Resumo: | Objetivou-se descrever a visão do usuário hipertenso sobre o acompanhamento do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde. Para tanto, foram entrevistados nove usuários de uma Unidade Básica de Saúde, de Fortaleza-CE, Brasil, de agosto a setembro de 2008. Da análise dos dados emitidos pelos usuários, emergiram três categorias: acompanhamento do paciente pelo enfermeiro da equipe; visão do portador de hipertensão sobre acompanhamento da patologia; e propostas dos usuários para melhoria do atendimento. Pôde-se observar que os pacientes apresentaram satisfação em relação ao atendimento prestado, porém consideraram mais importante a transcrição da receita médica. Sugeriram redução das filas de espera e aumento do número de consultas médicas. Concluiu-se que os usuários não identificaram o profissional enfermeiro nas consultas, embora tenham demonstrado satisfação quanto ao atendimento e ao controle da pressão arterial. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2012000300003 |
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Atuação do enfermeiro sob a ótica do usuário hipertensoHipertensãoEnfermagemPrevenção Primária.Objetivou-se descrever a visão do usuário hipertenso sobre o acompanhamento do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde. Para tanto, foram entrevistados nove usuários de uma Unidade Básica de Saúde, de Fortaleza-CE, Brasil, de agosto a setembro de 2008. Da análise dos dados emitidos pelos usuários, emergiram três categorias: acompanhamento do paciente pelo enfermeiro da equipe; visão do portador de hipertensão sobre acompanhamento da patologia; e propostas dos usuários para melhoria do atendimento. Pôde-se observar que os pacientes apresentaram satisfação em relação ao atendimento prestado, porém consideraram mais importante a transcrição da receita médica. Sugeriram redução das filas de espera e aumento do número de consultas médicas. Concluiu-se que os usuários não identificaram o profissional enfermeiro nas consultas, embora tenham demonstrado satisfação quanto ao atendimento e ao controle da pressão arterial. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2012000300003Universidade Federal do Ceará2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3967Rev Rene; Vol. 13 No. 3 (2012)Rev Rene; v. 13 n. 3 (2012)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3967/3135Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Ana Débora AssisMendonça, Mirna Garcia deLima, Guldemar Gomes deFarias, Leiliane MartinsFeitosa, Aline RodriguesChaves, Emilia Soares2023-02-09T16:33:38Zoai:periodicos.ufc:article/3967Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-09T16:33:38Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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