O processo inclusivo escolar de crianças com necessidades educativas especiais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASIMIRO, Edna Gomes Pedrosa.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6291
Resumo: Em tempos passados, a Educação Inclusiva no Brasil era tratada distintamente da Educação do Ensino Regular. Desde que foi sancionada a modalidade da Educação Especial no Brasil, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação/LDB (Nº 9.394/96) (BRASIL,1996), vem se solidificando e se expressando no sentido da elaboração de uma Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) (BRASIL,2007). Com o avanço das políticas educacionais e leis que favorecem melhorias no processo de ensino e aprendizagem, passou-se a reconhecer a igualdade de tratamento e inclusão educacional para crianças com necessidades educativas especiais. O presente estudo abordou o tema da Inclusão, tendo como objetivo geral analisar como acontece o processo de inclusão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de crianças com necessidades educativas especiais em uma escola regular do município de Sousa-PB. Para tanto, foram utilizadas fontes bibliográficas de alguns estudiosos como: Mantoan (2015,2013,1997), Mittler (2003), Oliveira (2011), Prieto (2011), Rodrigues (2006), leis e documentos que embasam as discussões acerca do tema abordado. O percurso metodológico adotado foi o da pesquisa de natureza qualitativa e de campo. Os procedimentos utilizados foram: estudo de campo e documental. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo três sujeitos: uma coordenadora pedagógica, uma terapeuta ocupacional e uma professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), e também por meio de análise documental do município. Os estudos realizados apontam que a Educação Inclusiva enfrenta ainda grandes dificuldades na sua concretização no âmbito escolar regular e que, apesar dos avanços, é possível destacar que nos dias atuais nos deparamos com contextos educacionais excludentes. Outrossim, para fazer uma educação inclusiva ainda há muitas barreiras para serem quebradas como, por exemplo, a pedagógica, a falta de formação adequada para os professores e também de profissional capacitado na área de Libras para auxiliar o aluno surdo. Observou-se ainda a falta de acessibilidade arquitetônica e a necessidade de mais salas de AEE nas escolas do município, tendo em vista que o número dessas salas é reduzido. Portanto, considerando o número crescente de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, é imprescindível que o município invista na formação de professores e de profissionais na área da inclusão para atender às perspectivas de uma educação inclusiva.
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O presente estudo abordou o tema da Inclusão, tendo como objetivo geral analisar como acontece o processo de inclusão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de crianças com necessidades educativas especiais em uma escola regular do município de Sousa-PB. Para tanto, foram utilizadas fontes bibliográficas de alguns estudiosos como: Mantoan (2015,2013,1997), Mittler (2003), Oliveira (2011), Prieto (2011), Rodrigues (2006), leis e documentos que embasam as discussões acerca do tema abordado. O percurso metodológico adotado foi o da pesquisa de natureza qualitativa e de campo. Os procedimentos utilizados foram: estudo de campo e documental. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo três sujeitos: uma coordenadora pedagógica, uma terapeuta ocupacional e uma professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), e também por meio de análise documental do município. Os estudos realizados apontam que a Educação Inclusiva enfrenta ainda grandes dificuldades na sua concretização no âmbito escolar regular e que, apesar dos avanços, é possível destacar que nos dias atuais nos deparamos com contextos educacionais excludentes. Outrossim, para fazer uma educação inclusiva ainda há muitas barreiras para serem quebradas como, por exemplo, a pedagógica, a falta de formação adequada para os professores e também de profissional capacitado na área de Libras para auxiliar o aluno surdo. Observou-se ainda a falta de acessibilidade arquitetônica e a necessidade de mais salas de AEE nas escolas do município, tendo em vista que o número dessas salas é reduzido. Portanto, considerando o número crescente de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, é imprescindível que o município invista na formação de professores e de profissionais na área da inclusão para atender às perspectivas de uma educação inclusiva.In the old days, inclusive education in Brazil was treated distinctly from Regular Education. Since the Special Education modality in Brazil was sanctioned, through the Law of Directives and Bases of Education / LDB (No. 9.394 / 96) (BRASIL,1996) it has been setting and expressing itself in the sense of elaborating a National Policy on Special Education in the perspective Inclusive Education (PNEEPEI) (BRASIL, 2007). With advent of Educational Policies and Laws that given more improvements in the teaching-learning process, the equality of treatment and inclusive education to children with special educative needs was recognized. The present paper discussed the subject of Inclusion and had as general goal to analyses how the process of inclusion occur in the first years of Elementary school of children with special needs at a regular school in county of Sousa city-Paraiba. For the theorical support was made a bibliographical study based in texts from: Mantoan (2015, 2013,1997), Mittler (2003), Oliveira (2011), Prieto (2011), Rodrigues (2006), laws and documents that sustain the discussion about issues of inclusive education. The procedures used were: field study and documentary. Data collection was done though a semi- structured interview involving three individuals: a pedagogical coordinator, an occupational therapist and a teacher of Educational support Services class (AEE), and also through documentary analysis of the municipality. Studies undertaken show that Inclusive education faces great problems with its Implementation in the school setting, and that despite the advances it is possible to highlight in the currently days that we can come across with excludentes educational settings. Furthermore, to do an inclusive education there are many others barriers to be overcome, for instance, the pedagogical, the lack of adequately trained teachers as well as skilled professional of Brazilian Sign Language (LIBRAS/ LSB) to support the students with special needs (Deafness and hearing loss). Yet notice also a lack of architectural accessibility and the need for more Specialized classes (AEE) in the municipal schools, considering that the number of these classes is reduced. Thus, considering the increase in children and young people with special needs it is necessary that the local government invest in teacher and professionals training in special educational needs to attend perspectives of inclusive education.Submitted by Denize Lourenço (biblicfp@cfp.ufcg.edu.br) on 2019-08-28T17:20:51Z No. of bitstreams: 1 EDNA GOMES PEDROSA CASIMIRO. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2019..pdf: 1310478 bytes, checksum: ee74d2dbf10efdf9f25d136baccb8697 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-28T17:20:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDNA GOMES PEDROSA CASIMIRO. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2019..pdf: 1310478 bytes, checksum: ee74d2dbf10efdf9f25d136baccb8697 (MD5) Previous issue date: 2019-06-19Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.InclusãoNecessidades educativas especiaisEducação especialInclusionSpecial educational needsEducation SpecialO processo inclusivo escolar de crianças com necessidades educativas especiais.The inclusive school process of children with educational needs specials.2019-06-192019-08-28T17:20:51Z2019-08-282019-08-28T17:20:51Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6291CASIMIRO, Edna Gomes Pedrosa. O processo inclusivo escolar de crianças com necessidades educativas especiais. 2019. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALEDNA GOMES PEDROSA CASIMIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA.CFP 2019.pdfEDNA GOMES PEDROSA CASIMIRO. 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