Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA NETO, Eugênio Jose de.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: OLIVEIRA, Danillo Rodrigues Silva Bento., SOUZA, Éverton Crístian Rodrigues de., PATRIOTA, Lívia Jordana Gois e Silva., CARMO, Maria Fernanda Ângelo do.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32436
Resumo: A falta de planejamento e gerenciamento do atendimento pessoal nos caixas bancários prejudicam tanto os clientes, por não gostarem de esperar em filas, quanto os bancos, que podem vir a sofrer sanções ou multas, conforme a Lei nº 12.264/2002, afetando negativamente a imagem da instituição. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a aplicação da teoria das filas a fim de melhorar a qualidade de atendimento aos clientes de uma instituição financeira. Classifica-se como quantitativa, de natureza aplicada, e de caráter descritivo, adotando como procedimento a realização de um estudo de caso, na busca de compreender melhor os acontecimentos ocorridos (CERVO, 2002; YIN, 2005). Para análise dos dados fez-se o uso de um software de simulação, o ProdModel, além do tratamento analítico dos dados. A instituição possui quatro pontos de atendimento, entre eles, optou-se pela análise e estudo dos Caixas (de atendimento pessoal). Assim, foi realizado o levantamento de informações quantitativas do tempo dos clientes na fila e tempo de atendimento dos usuários, em um período considerado de pico, em relação à fila preferencial e à fila de atendimento ao público em geral. Os resultados apontam a proposta de melhoria mediante unificação do atendimento como a mais viável, resultado em atendimento mais ágil com menor dispêndio de recursos.
id UFCG_539ef673e17a8506aefadb92bbfcdecc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32436
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2023-10-27T17:48:47Z No. of bitstreams: 1 APLICAÇÃO DE TEORIA DAS FILAS PARA MELHORIA DO ATENDIMENTO - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdf: 221768 bytes, checksum: 9176aa99ed51d007eb25e4d66a832a4a (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-27T17:48:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APLICAÇÃO DE TEORIA DAS FILAS PARA MELHORIA DO ATENDIMENTO - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdf: 221768 bytes, checksum: 9176aa99ed51d007eb25e4d66a832a4a (MD5) Previous issue date: 2020A falta de planejamento e gerenciamento do atendimento pessoal nos caixas bancários prejudicam tanto os clientes, por não gostarem de esperar em filas, quanto os bancos, que podem vir a sofrer sanções ou multas, conforme a Lei nº 12.264/2002, afetando negativamente a imagem da instituição. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a aplicação da teoria das filas a fim de melhorar a qualidade de atendimento aos clientes de uma instituição financeira. Classifica-se como quantitativa, de natureza aplicada, e de caráter descritivo, adotando como procedimento a realização de um estudo de caso, na busca de compreender melhor os acontecimentos ocorridos (CERVO, 2002; YIN, 2005). Para análise dos dados fez-se o uso de um software de simulação, o ProdModel, além do tratamento analítico dos dados. A instituição possui quatro pontos de atendimento, entre eles, optou-se pela análise e estudo dos Caixas (de atendimento pessoal). Assim, foi realizado o levantamento de informações quantitativas do tempo dos clientes na fila e tempo de atendimento dos usuários, em um período considerado de pico, em relação à fila preferencial e à fila de atendimento ao público em geral. Os resultados apontam a proposta de melhoria mediante unificação do atendimento como a mais viável, resultado em atendimento mais ágil com menor dispêndio de recursos.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Teoria das filasFilas - instituição financeiraSetor bancário - filaAtendimento bancário - filaQualidade no atendimento bancárioSoftware ProdModelSalgueiro - PE - atendimento bancárioEstudo de casoQueuing theoryQueues - financial institutionBanking sector - queueBank service - queueQuality in banking serviceProdModel SoftwareSalgueiro - PE - banking serviceCase study8Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE.Application of queuing theory to improve service in a financial institution in Salgueiro-PE.20202023-10-27T17:48:47Z2023-10-272023-10-27T17:48:47Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32436SOUZA NETO, Eugênio Jose de; OLIVEIRA, Danillo Rodrigues Silva Bento; SOUZA, Éverton Crístian Rodrigues de; PATRIOTA, Lívia Jordana Gois e Silva; CARMO, Maria Fernanda ngelo do. Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32436info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporSOUZA NETO, Eugênio Jose de.OLIVEIRA, Danillo Rodrigues Silva Bento.SOUZA, Éverton Crístian Rodrigues de.PATRIOTA, Lívia Jordana Gois e Silva.CARMO, Maria Fernanda Ângelo do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32436/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALAPLICAÇÃO DE TEORIA DAS FILAS PARA MELHORIA DO ATENDIMENTO - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdfAPLICAÇÃO DE TEORIA DAS FILAS PARA MELHORIA DO ATENDIMENTO - ANAIS VIII SIMEP ARTIGO 2020.pdfapplication/pdf221768http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32436/1/APLICA%C3%87%C3%83O+DE+TEORIA+DAS+FILAS+PARA+MELHORIA+DO+ATENDIMENTO+-+ANAIS+VIII+SIMEP+ARTIGO+2020.pdf9176aa99ed51d007eb25e4d66a832a4aMD51riufcg/324362023-11-28 14:26:57.681oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:26:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Application of queuing theory to improve service in a financial institution in Salgueiro-PE.
title Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE.
spellingShingle Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE.
SOUZA NETO, Eugênio Jose de.
Engenharia de Produção.
Teoria das filas
Filas - instituição financeira
Setor bancário - fila
Atendimento bancário - fila
Qualidade no atendimento bancário
Software ProdModel
Salgueiro - PE - atendimento bancário
Estudo de caso
Queuing theory
Queues - financial institution
Banking sector - queue
Bank service - queue
Quality in banking service
ProdModel Software
Salgueiro - PE - banking service
Case study
title_short Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE.
title_full Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE.
title_fullStr Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE.
title_full_unstemmed Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE.
title_sort Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE.
author SOUZA NETO, Eugênio Jose de.
author_facet SOUZA NETO, Eugênio Jose de.
OLIVEIRA, Danillo Rodrigues Silva Bento.
SOUZA, Éverton Crístian Rodrigues de.
PATRIOTA, Lívia Jordana Gois e Silva.
CARMO, Maria Fernanda Ângelo do.
author_role author
author2 OLIVEIRA, Danillo Rodrigues Silva Bento.
SOUZA, Éverton Crístian Rodrigues de.
PATRIOTA, Lívia Jordana Gois e Silva.
CARMO, Maria Fernanda Ângelo do.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA NETO, Eugênio Jose de.
OLIVEIRA, Danillo Rodrigues Silva Bento.
SOUZA, Éverton Crístian Rodrigues de.
PATRIOTA, Lívia Jordana Gois e Silva.
CARMO, Maria Fernanda Ângelo do.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção.
topic Engenharia de Produção.
Teoria das filas
Filas - instituição financeira
Setor bancário - fila
Atendimento bancário - fila
Qualidade no atendimento bancário
Software ProdModel
Salgueiro - PE - atendimento bancário
Estudo de caso
Queuing theory
Queues - financial institution
Banking sector - queue
Bank service - queue
Quality in banking service
ProdModel Software
Salgueiro - PE - banking service
Case study
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das filas
Filas - instituição financeira
Setor bancário - fila
Atendimento bancário - fila
Qualidade no atendimento bancário
Software ProdModel
Salgueiro - PE - atendimento bancário
Estudo de caso
Queuing theory
Queues - financial institution
Banking sector - queue
Bank service - queue
Quality in banking service
ProdModel Software
Salgueiro - PE - banking service
Case study
description A falta de planejamento e gerenciamento do atendimento pessoal nos caixas bancários prejudicam tanto os clientes, por não gostarem de esperar em filas, quanto os bancos, que podem vir a sofrer sanções ou multas, conforme a Lei nº 12.264/2002, afetando negativamente a imagem da instituição. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a aplicação da teoria das filas a fim de melhorar a qualidade de atendimento aos clientes de uma instituição financeira. Classifica-se como quantitativa, de natureza aplicada, e de caráter descritivo, adotando como procedimento a realização de um estudo de caso, na busca de compreender melhor os acontecimentos ocorridos (CERVO, 2002; YIN, 2005). Para análise dos dados fez-se o uso de um software de simulação, o ProdModel, além do tratamento analítico dos dados. A instituição possui quatro pontos de atendimento, entre eles, optou-se pela análise e estudo dos Caixas (de atendimento pessoal). Assim, foi realizado o levantamento de informações quantitativas do tempo dos clientes na fila e tempo de atendimento dos usuários, em um período considerado de pico, em relação à fila preferencial e à fila de atendimento ao público em geral. Os resultados apontam a proposta de melhoria mediante unificação do atendimento como a mais viável, resultado em atendimento mais ágil com menor dispêndio de recursos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-27T17:48:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-27
2023-10-27T17:48:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32436
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA NETO, Eugênio Jose de; OLIVEIRA, Danillo Rodrigues Silva Bento; SOUZA, Éverton Crístian Rodrigues de; PATRIOTA, Lívia Jordana Gois e Silva; CARMO, Maria Fernanda ngelo do. Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32436
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32436
identifier_str_mv SOUZA NETO, Eugênio Jose de; OLIVEIRA, Danillo Rodrigues Silva Bento; SOUZA, Éverton Crístian Rodrigues de; PATRIOTA, Lívia Jordana Gois e Silva; CARMO, Maria Fernanda ngelo do. Aplicação de teoria das filas para melhoria do atendimento em uma instituição financeira de Salgueiro-PE. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32436/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32436/1/APLICA%C3%87%C3%83O+DE+TEORIA+DAS+FILAS+PARA+MELHORIA+DO+ATENDIMENTO+-+ANAIS+VIII+SIMEP+ARTIGO+2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
9176aa99ed51d007eb25e4d66a832a4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308951949410304