Pedagogia hospitalar: o lúcido como um constructo da psicomotricidade.
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5096 |
Resumo: | O texto apresenta um estudo da percepção acerca da contribuição do lúdico no constructo da psicomotricidade, no processo de humanização e recuperação de crianças hospitalizadas no Hospital Universitário Júlio Bandeira e o papel do Pedagogo. Observamos que as crianças hospitalizadas tendem a tornarem-se agitadas, estressadas e violentas. Desta forma buscamos compreender o impacto da psicomotricidade na realidade específica de adoecimento de crianças hospitalizadas, ou seja, o valor da psicomotricidade aliada a atividades lúdicas e o papel do Pedagogo no processo de humanização e recuperação destes sujeitos. Por conseguinte, buscamos discutir a psicomotricidade e a criança hospitalizada a partir da análise de dados coletados no projeto de extensão Integração ensino- serviço na humanização de crianças e adolescentes hospitalizados oriundo do curso de Pedagogia da Unidade de Educação do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande; reconhecer a prática do Pedagogo em unidades hospitalares, bem como, mapear os tipos de conhecimentos dos Pedagogos sobre psicomotricidade. Sendo assim, nossa problemática se dá em saber como acontece o trabalho do Pedagogo em Unidades Hospitalares? Qual a contribuição do lúdico para o desenvolvimento da psicomotricidade? E qual o valor da psicomotricidade aliada às atividades lúdicas? Partimos do pressuposto de que a relação (eu, coisas e o outro) é significativo para formação psíquica- afetiva - motora da criança. Nesse sentido, entendemos que o estudo aprofundado sobre psicomotricidade seja relevante para compreendermos a importância da manipulação e da experiência da criança com o lúdico, o que se faz imprescindível para que ocorra o ato de humanização e recuperação. O estudo foi pautado na abordagem qualitativa e a pesquisa de campo foi realizada a partir da observação durante a execução do projeto de extensão Integração ensino-serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados oriundo do curso de Pedagogia da Unidade de Educação do Centro de Formação de professores da Universidade Federal de Campina Grande. A contribuição com as discussões favorecerá no repensar as práticas que valorem a psicomotricidade e a humanização nos hospitais. Assim, busca-se com a escrita deste trabalho socializar informações aos graduandos de Pedagogia, e demais interessadas na temática abordada. |
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NOVIKOFF, Cristina.NOVIKOFF, C.http://lattes.cnpq.br/7039307262566253BATISTA, Maria Thais de Oliveira.JOCA, Alexandre Martins.http://lattes.cnpq.br/4217707401782042DUARTE, Cleysiele Ferreira.O texto apresenta um estudo da percepção acerca da contribuição do lúdico no constructo da psicomotricidade, no processo de humanização e recuperação de crianças hospitalizadas no Hospital Universitário Júlio Bandeira e o papel do Pedagogo. Observamos que as crianças hospitalizadas tendem a tornarem-se agitadas, estressadas e violentas. Desta forma buscamos compreender o impacto da psicomotricidade na realidade específica de adoecimento de crianças hospitalizadas, ou seja, o valor da psicomotricidade aliada a atividades lúdicas e o papel do Pedagogo no processo de humanização e recuperação destes sujeitos. Por conseguinte, buscamos discutir a psicomotricidade e a criança hospitalizada a partir da análise de dados coletados no projeto de extensão Integração ensino- serviço na humanização de crianças e adolescentes hospitalizados oriundo do curso de Pedagogia da Unidade de Educação do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande; reconhecer a prática do Pedagogo em unidades hospitalares, bem como, mapear os tipos de conhecimentos dos Pedagogos sobre psicomotricidade. Sendo assim, nossa problemática se dá em saber como acontece o trabalho do Pedagogo em Unidades Hospitalares? Qual a contribuição do lúdico para o desenvolvimento da psicomotricidade? E qual o valor da psicomotricidade aliada às atividades lúdicas? Partimos do pressuposto de que a relação (eu, coisas e o outro) é significativo para formação psíquica- afetiva - motora da criança. Nesse sentido, entendemos que o estudo aprofundado sobre psicomotricidade seja relevante para compreendermos a importância da manipulação e da experiência da criança com o lúdico, o que se faz imprescindível para que ocorra o ato de humanização e recuperação. O estudo foi pautado na abordagem qualitativa e a pesquisa de campo foi realizada a partir da observação durante a execução do projeto de extensão Integração ensino-serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados oriundo do curso de Pedagogia da Unidade de Educação do Centro de Formação de professores da Universidade Federal de Campina Grande. A contribuição com as discussões favorecerá no repensar as práticas que valorem a psicomotricidade e a humanização nos hospitais. Assim, busca-se com a escrita deste trabalho socializar informações aos graduandos de Pedagogia, e demais interessadas na temática abordada.The text presents a study of the perception about the contribution of the playful one in the construct of the psychomotricity, in the process of humanization and recovery of hospitalized children in the Universitário Hospital Júlio Bandeira and the role of the Pedagogue. We note that hospitalized children tend to become restless, stressed, and violent. In this way we seek to understand the reality of hospitalized children, the value of psychomotricity combined with play activities and the role of the Pedagogue in the process of humanization and recovery of these subjects. Therefore,, we sought to discuss the reality of the hospitalized child and the value of psychomotricity from the data collected in the extension project Teaching-service integration in the humanizing of hospitalized adolescent children coming from the Pedagogy course of the Education Unit of the Professors Training Center of of the University Federal of Campina Grande; To recognize the practice of the Pedagogue in hospital units, as well as to map the types of Pedagogical knowledge about psychomotricity. So, our problem is in knowing how the work of the Pedagogue in Hospital Units happens? What is the contribution of the ludic to the development of psychomotricity? And what is the value of psychomotricity combined with play activities? We start from the assumption that the relation (I, things and the other) is significant for the psychic-affective-motor formation of the child. In this sense, we understand that the in-depth study on psychomotricity is relevant to understand the importance of manipulation and experience of the child with the playful, which is essential for the act of humanization and recovery. The study will be based on the qualitative approach and the field research was carried out from the observation during the execution of the extension project Teaching-service integration in the humanization of care for hospitalized children and adolescents coming from the Pedagogy course of the Education Unit of the Center for Teacher training at the Federal University of Campina Grande. The contribution to the discussions will favor rethinking practices that value psychomotricity and humanization in hospitals. Thus, the writing of this work seeks to socialize information to undergraduate students of Pedagogy, and others interested in the subject matter.Submitted by Josivan Vasconcelos (josivanvasconcelos@hotmail.com) on 2019-07-26T11:33:16Z No. of bitstreams: 1 CLEYSIELE FERREIRA DUARTE. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2017.pdf: 552211 bytes, checksum: 777bbf5a5effbe66cf0acbd581390563 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-26T11:33:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLEYSIELE FERREIRA DUARTE. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2017.pdf: 552211 bytes, checksum: 777bbf5a5effbe66cf0acbd581390563 (MD5) Previous issue date: 2017Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Pedagogia hospitalarPsicomotricidadeCrianças hospitalizadasLúdicoPedagogoHospital pedagogyPsychomotorHospitalized childrenLudicPedagoguePedagogia hospitalar: o lúcido como um constructo da psicomotricidade.Hospital pedagogy: the lucid as a construct of psychomotricity.20172019-07-26T11:33:16Z2019-07-262019-07-26T11:33:16Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5096DUARTE, Cleysiele Ferreira. Pedagogia hospitalar: o lúcido como um constructo da psicomotricidade. 2017. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALCLEYSIELE FERREIRA DUARTE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfCLEYSIELE FERREIRA DUARTE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. 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