O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Laryssa Barros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975
Resumo: OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio) é um documento brasileiro oficial voltado para as práticas pedagógicas do ensino médio. Este sugere, no caso específico de língua estrangeira, que as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral sejam desenvolvidas por meio das perspectivas das novas formas de linguagem e letramento. Todavia, durante as minhas práticas de estágio realizadas nos anos de 2015 e 2016, é possível perceber que a habilidade de leitura é mais utilizada que as outras, devido a inúmeros fatores, tais como falta de estrutura física, material pedagógico limitado, poucas aulas de língua inglesa, sendo, portanto, escolhida como objeto para esta investigação. Outro ponto notado durante os estágios de observação foi o fato de o livro didático ser uma fonte muita utilizada nas aulas de inglês, e, no que tange às escolas públicas, eles podem ser o único material que professor dispõe para o planejamento das aulas. Portanto, um livro didático que aborde os textos e atividades que auxiliem o trabalho de letramento possui um elevado grau de contribuição para que essas novas formas de ensino sejam inseridas, de fato, nas aulas de língua inglesa. Dessa forma, unindo a habilidade mais utilizada no âmbito de ensino de língua inglesa, com o material que é uma forte ferramenta nas aulas, o principal objetivo deste trabalho é analisar as seções in power, in action e further action do livro didático Take Over, com o intuito de verificar se estas dialogam com as propostas de letramentos abordadas na OCEM. Tais seções correspondem ao texto e suas atividades de compreensão. Para tal, nos basearemos nos autores Monteiro (2003), Koch e Elias (2011), Mattos (2011), Kleiman (2012),Tilio (2012) entre outros. Esta pesquisa é considerada qualitativa, pois é uma investigação detalhada sobre o conteúdo das seções, e documental, uma vez que o seu parâmetro investigador é um documento oficial. Os resultados mostraram que os temas dos textos e as seções further action do livro didático Take Over já dialogam com as propostas de letramento postas nas OCEM.
id UFCG_b4fe5f49ae476b5cb7803f2f4f38aa2d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17975
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling MONTEIRO, Vivian.http://lattes.cnpq.br/0044203978779488ALMEIDA, Normando Brito de.FILHO, Ricardo Rios Barreto.ARAÚJO, L. B.http://lattes.cnpq.br/3033702449248218ARAÚJO, Laryssa BarrosOCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio) é um documento brasileiro oficial voltado para as práticas pedagógicas do ensino médio. Este sugere, no caso específico de língua estrangeira, que as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral sejam desenvolvidas por meio das perspectivas das novas formas de linguagem e letramento. Todavia, durante as minhas práticas de estágio realizadas nos anos de 2015 e 2016, é possível perceber que a habilidade de leitura é mais utilizada que as outras, devido a inúmeros fatores, tais como falta de estrutura física, material pedagógico limitado, poucas aulas de língua inglesa, sendo, portanto, escolhida como objeto para esta investigação. Outro ponto notado durante os estágios de observação foi o fato de o livro didático ser uma fonte muita utilizada nas aulas de inglês, e, no que tange às escolas públicas, eles podem ser o único material que professor dispõe para o planejamento das aulas. Portanto, um livro didático que aborde os textos e atividades que auxiliem o trabalho de letramento possui um elevado grau de contribuição para que essas novas formas de ensino sejam inseridas, de fato, nas aulas de língua inglesa. Dessa forma, unindo a habilidade mais utilizada no âmbito de ensino de língua inglesa, com o material que é uma forte ferramenta nas aulas, o principal objetivo deste trabalho é analisar as seções in power, in action e further action do livro didático Take Over, com o intuito de verificar se estas dialogam com as propostas de letramentos abordadas na OCEM. Tais seções correspondem ao texto e suas atividades de compreensão. Para tal, nos basearemos nos autores Monteiro (2003), Koch e Elias (2011), Mattos (2011), Kleiman (2012),Tilio (2012) entre outros. Esta pesquisa é considerada qualitativa, pois é uma investigação detalhada sobre o conteúdo das seções, e documental, uma vez que o seu parâmetro investigador é um documento oficial. Os resultados mostraram que os temas dos textos e as seções further action do livro didático Take Over já dialogam com as propostas de letramento postas nas OCEM.OCEM (in English: Curriculum Guidelines for High School) is a Brazilian official document directed to pedagogical practices in high school. This suggests that, in foreign language (FL) classes, reading, writing and oral communication should be developed through the perspectives of new forms of language and literacy. However, during the teacher training period it was perceived that the reading skill is more used than the other skills, due to a lot of factors, and this is the reason why reading was chosen to be investigated in this research. Another issue observed during the teacher training period was that the textbook is probably the main source used in English classes, and, concerning to public schools, they may be the only source teachers have for planning their lessons. Therefore, a textbook that comprises its texts and activities in a literacy perspective seems to present a high level of contribution so that these new forms of teaching can be addressed in English classes. Thus, considering reading as the most used skill in the Brazilian setting of English language teaching, and the textbook as the strongest tool in English classes, the main objective of this study is to analyse the reading sections (called in power, in action and further action) of the textbook Take Over in order to verify whether they dialogue with the proposals of literacies suggested by OCEM or not. To do so, authors such as Monteiro (2003), Koch and Elias (2011), Mattos (2011), Kleiman (2012), Tilio (2012), among others were used to support the theoretical background. This research is considered qualitative, because it is a detailed research of the content of the sections, and documentary, since the analysis parameter is the official document. The results showed that the themes of the texts and the section entitled further action dialogue with the proposals presented by OCEM. KeySubmitted by Joana Darc Morais da Silva (darc.campo@gmail.com) on 2021-04-07T18:33:21Z No. of bitstreams: 1 LARYSSA BARROS ARAÚJO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2016.pdf: 2422969 bytes, checksum: c3b2f96dec0a27fc848bd0d33a434273 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T18:33:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LARYSSA BARROS ARAÚJO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2016.pdf: 2422969 bytes, checksum: c3b2f96dec0a27fc848bd0d33a434273 (MD5) Previous issue date: 2016Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLetras.Ensino de língua inglesaLíngua inglesa - ensinoLivro didático de inglêsLetramento e livro didático - inglêsAnálise de livro didático - inglêsTake Over - livro didáticoLinguagem e letramentoLeitura em língua inglesaEnglish language teachingEnglish language - teachingEnglish textbookLiteracy and textbook - EnglishTextbook Analysis - EnglishTake Over - textbookLanguage and literacyEnglish language readingO letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.Literacy and the textbook Take Over: analysis of reading sections.20162021-04-07T18:33:21Z2021-04-072021-04-07T18:33:21Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975ARAÚJO, Laryssa Barros. O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura. 2016. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALLARYSSA BARROS ARAÚJO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2016LARYSSA BARROS ARAÚJO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2016text/plain; charset=utf-82421694http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/17975/3/LARYSSA+BARROS+ARA%C3%9AJO+-+TCC+LETRAS+-+L%C3%8DNGUA+INGLESA+2016033d868267032e015abcaf01830fd59eMD53LARYSSA BARROS ARAÚJO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA CH 2016.pdfLARYSSA BARROS ARAÚJO - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA CH 2016.pdfapplication/pdf2421694http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/17975/4/LARYSSA+BARROS+ARA%C3%9AJO+-+TCC+LETRAS+-+L%C3%8DNGUA+INGLESA+CH+2016.pdf033d868267032e015abcaf01830fd59eMD54riufcg/179752022-11-22 20:39:49.697oai:localhost:riufcg/17975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-22T23:39:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Literacy and the textbook Take Over: analysis of reading sections.
title O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.
spellingShingle O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.
ARAÚJO, Laryssa Barros
Letras.
Ensino de língua inglesa
Língua inglesa - ensino
Livro didático de inglês
Letramento e livro didático - inglês
Análise de livro didático - inglês
Take Over - livro didático
Linguagem e letramento
Leitura em língua inglesa
English language teaching
English language - teaching
English textbook
Literacy and textbook - English
Textbook Analysis - English
Take Over - textbook
Language and literacy
English language reading
title_short O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.
title_full O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.
title_fullStr O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.
title_full_unstemmed O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.
title_sort O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura.
author ARAÚJO, Laryssa Barros
author_facet ARAÚJO, Laryssa Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MONTEIRO, Vivian.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0044203978779488
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALMEIDA, Normando Brito de.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FILHO, Ricardo Rios Barreto.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ARAÚJO, L. B.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3033702449248218
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Laryssa Barros
contributor_str_mv MONTEIRO, Vivian.
ALMEIDA, Normando Brito de.
FILHO, Ricardo Rios Barreto.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras.
topic Letras.
Ensino de língua inglesa
Língua inglesa - ensino
Livro didático de inglês
Letramento e livro didático - inglês
Análise de livro didático - inglês
Take Over - livro didático
Linguagem e letramento
Leitura em língua inglesa
English language teaching
English language - teaching
English textbook
Literacy and textbook - English
Textbook Analysis - English
Take Over - textbook
Language and literacy
English language reading
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua inglesa
Língua inglesa - ensino
Livro didático de inglês
Letramento e livro didático - inglês
Análise de livro didático - inglês
Take Over - livro didático
Linguagem e letramento
Leitura em língua inglesa
English language teaching
English language - teaching
English textbook
Literacy and textbook - English
Textbook Analysis - English
Take Over - textbook
Language and literacy
English language reading
description OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio) é um documento brasileiro oficial voltado para as práticas pedagógicas do ensino médio. Este sugere, no caso específico de língua estrangeira, que as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral sejam desenvolvidas por meio das perspectivas das novas formas de linguagem e letramento. Todavia, durante as minhas práticas de estágio realizadas nos anos de 2015 e 2016, é possível perceber que a habilidade de leitura é mais utilizada que as outras, devido a inúmeros fatores, tais como falta de estrutura física, material pedagógico limitado, poucas aulas de língua inglesa, sendo, portanto, escolhida como objeto para esta investigação. Outro ponto notado durante os estágios de observação foi o fato de o livro didático ser uma fonte muita utilizada nas aulas de inglês, e, no que tange às escolas públicas, eles podem ser o único material que professor dispõe para o planejamento das aulas. Portanto, um livro didático que aborde os textos e atividades que auxiliem o trabalho de letramento possui um elevado grau de contribuição para que essas novas formas de ensino sejam inseridas, de fato, nas aulas de língua inglesa. Dessa forma, unindo a habilidade mais utilizada no âmbito de ensino de língua inglesa, com o material que é uma forte ferramenta nas aulas, o principal objetivo deste trabalho é analisar as seções in power, in action e further action do livro didático Take Over, com o intuito de verificar se estas dialogam com as propostas de letramentos abordadas na OCEM. Tais seções correspondem ao texto e suas atividades de compreensão. Para tal, nos basearemos nos autores Monteiro (2003), Koch e Elias (2011), Mattos (2011), Kleiman (2012),Tilio (2012) entre outros. Esta pesquisa é considerada qualitativa, pois é uma investigação detalhada sobre o conteúdo das seções, e documental, uma vez que o seu parâmetro investigador é um documento oficial. Os resultados mostraram que os temas dos textos e as seções further action do livro didático Take Over já dialogam com as propostas de letramento postas nas OCEM.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-07T18:33:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-07
2021-04-07T18:33:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Laryssa Barros. O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura. 2016. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975
identifier_str_mv ARAÚJO, Laryssa Barros. O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura. 2016. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/17975/3/LARYSSA+BARROS+ARA%C3%9AJO+-+TCC+LETRAS+-+L%C3%8DNGUA+INGLESA+2016
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/17975/4/LARYSSA+BARROS+ARA%C3%9AJO+-+TCC+LETRAS+-+L%C3%8DNGUA+INGLESA+CH+2016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 033d868267032e015abcaf01830fd59e
033d868267032e015abcaf01830fd59e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308793186615296