Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna

Bibliographic Details
Main Author: Rubenita Alves Moreira
Publication Date: 2007
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Download full: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1426
Summary: Analisa os aspectos residuais constantes no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. O enfoque teÃrico utilizado à o da residualidade, mÃtodo investigativo de Roberto Pontes. Nesse mÃtodo, buscam-se resquÃcios literÃrios e culturais, principalmente do medievo, nas manifestaÃÃes literÃrias e culturais da contemporaneidade. O Auto da Compadecida se constitui em texto riquÃssimo para esse tipo de pesquisa, pois apresenta traÃos remanescentes de diversas Ãpocas. Como as narrativas populares do Nordeste brasileiro alimentam a produÃÃo literÃria de Suassuna, à imprescindÃvel que estudemos os mitos e lendas dessa regiÃo, assim como a literatura de folhetos. ConvÃm ressaltar que essas fontes temÃticas do Romanceiro popular do Nordeste, atualizadas no Auto da Compadecida, estÃo associadas tanto aos milagres marianos em autos ibÃricos medievais e renascentistas quanto aos personagens da commedia dellâarte italiana e, por isso, fazem parte do presente trabalho.
id UFC_0665aca2f8e59ca7cf288d3ed2381dc4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:922
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano SuassunaDe los mitos a la picaresca: un paseo residual por el Auto de la Compadecida, de Ariano Suassuna 2007-11-29Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros02182823387IrenÃsia Torres de Oliveira26767155349Maria do Amparo Tavares Maleval18661785715http://lattes.cnpq.br/997605626931097506806953387http://lattes.cnpq.br/1818229638575836Rubenita Alves MoreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRAuto residualidade hibridaÃÃo culturalAuto residualidad hibridaciÃn culturalLITERATURA BRASILEIRAAnalisa os aspectos residuais constantes no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. O enfoque teÃrico utilizado à o da residualidade, mÃtodo investigativo de Roberto Pontes. Nesse mÃtodo, buscam-se resquÃcios literÃrios e culturais, principalmente do medievo, nas manifestaÃÃes literÃrias e culturais da contemporaneidade. O Auto da Compadecida se constitui em texto riquÃssimo para esse tipo de pesquisa, pois apresenta traÃos remanescentes de diversas Ãpocas. Como as narrativas populares do Nordeste brasileiro alimentam a produÃÃo literÃria de Suassuna, à imprescindÃvel que estudemos os mitos e lendas dessa regiÃo, assim como a literatura de folhetos. ConvÃm ressaltar que essas fontes temÃticas do Romanceiro popular do Nordeste, atualizadas no Auto da Compadecida, estÃo associadas tanto aos milagres marianos em autos ibÃricos medievais e renascentistas quanto aos personagens da commedia dellâarte italiana e, por isso, fazem parte do presente trabalho. Resumen: Analiza los aspectos residuales que hay en el Auto de la Compadecida, de Ariano Suassuna. El enfoque teÃrico es el de la residualidad, mÃtodo de investigaciÃn de Roberto Pontes. En el citado mÃtodo se buscan resquicios literarios y culturales, principalmente del Medievo, en las manifestaciones literarias y culturales de la contemporaneidad. El Auto de la Compadecida se constituye como un texto riquÃsimo para este tipo de investigaciÃn, pues presenta marcas remanecientes de diversas Ãpocas. Como las narrativas populares del Nordeste de Brasil alimentan la producciÃn literaria de Suassuna, es imprescindible que estudiemos los mitos y leyendas de esta regiÃn, bien como la literatura de cordel, las hojas o pliegos sueltos. Conviene resaltar que estas fuentes temÃticas del Romancero popular del Nordeste brasileÃo presentes en el Auto de la Compadecida se asocian tanto a los milagros marianos y autos ibÃricos medievales y renacentistas, como a los personajes de la commedia dellâarte italiana y, por ello, forman parte del presente trabajo. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1426application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:56Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna
dc.title.alternative.es.fl_str_mv De los mitos a la picaresca: un paseo residual por el Auto de la Compadecida, de Ariano Suassuna
title Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna
spellingShingle Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna
Rubenita Alves Moreira
Auto
residualidade
hibridaÃÃo cultural
Auto
residualidad
hibridaciÃn cultural
LITERATURA BRASILEIRA
title_short Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna
title_full Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna
title_fullStr Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna
title_full_unstemmed Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna
title_sort Dos mitos à picaresca: uma caminhada residual pelo Auto da Compadecida de Ariano Suassuna
author Rubenita Alves Moreira
author_facet Rubenita Alves Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02182823387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv IrenÃsia Torres de Oliveira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26767155349
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria do Amparo Tavares Maleval
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 18661785715
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9976056269310975
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 06806953387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1818229638575836
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubenita Alves Moreira
contributor_str_mv Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros
IrenÃsia Torres de Oliveira
Maria do Amparo Tavares Maleval
dc.subject.por.fl_str_mv Auto
residualidade
hibridaÃÃo cultural
topic Auto
residualidade
hibridaÃÃo cultural
Auto
residualidad
hibridaciÃn cultural
LITERATURA BRASILEIRA
dc.subject.spa.fl_str_mv Auto
residualidad
hibridaciÃn cultural
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LITERATURA BRASILEIRA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Analisa os aspectos residuais constantes no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. O enfoque teÃrico utilizado à o da residualidade, mÃtodo investigativo de Roberto Pontes. Nesse mÃtodo, buscam-se resquÃcios literÃrios e culturais, principalmente do medievo, nas manifestaÃÃes literÃrias e culturais da contemporaneidade. O Auto da Compadecida se constitui em texto riquÃssimo para esse tipo de pesquisa, pois apresenta traÃos remanescentes de diversas Ãpocas. Como as narrativas populares do Nordeste brasileiro alimentam a produÃÃo literÃria de Suassuna, à imprescindÃvel que estudemos os mitos e lendas dessa regiÃo, assim como a literatura de folhetos. ConvÃm ressaltar que essas fontes temÃticas do Romanceiro popular do Nordeste, atualizadas no Auto da Compadecida, estÃo associadas tanto aos milagres marianos em autos ibÃricos medievais e renascentistas quanto aos personagens da commedia dellâarte italiana e, por isso, fazem parte do presente trabalho.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv Resumen: Analiza los aspectos residuales que hay en el Auto de la Compadecida, de Ariano Suassuna. El enfoque teÃrico es el de la residualidad, mÃtodo de investigaciÃn de Roberto Pontes. En el citado mÃtodo se buscan resquicios literarios y culturales, principalmente del Medievo, en las manifestaciones literarias y culturales de la contemporaneidad. El Auto de la Compadecida se constituye como un texto riquÃsimo para este tipo de investigaciÃn, pues presenta marcas remanecientes de diversas Ãpocas. Como las narrativas populares del Nordeste de Brasil alimentan la producciÃn literaria de Suassuna, es imprescindible que estudiemos los mitos y leyendas de esta regiÃn, bien como la literatura de cordel, las hojas o pliegos sueltos. Conviene resaltar que estas fuentes temÃticas del Romancero popular del Nordeste brasileÃo presentes en el Auto de la Compadecida se asocian tanto a los milagros marianos y autos ibÃricos medievales y renacentistas, como a los personajes de la commedia dellâarte italiana y, por ello, forman parte del presente trabajo.
description Analisa os aspectos residuais constantes no Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. O enfoque teÃrico utilizado à o da residualidade, mÃtodo investigativo de Roberto Pontes. Nesse mÃtodo, buscam-se resquÃcios literÃrios e culturais, principalmente do medievo, nas manifestaÃÃes literÃrias e culturais da contemporaneidade. O Auto da Compadecida se constitui em texto riquÃssimo para esse tipo de pesquisa, pois apresenta traÃos remanescentes de diversas Ãpocas. Como as narrativas populares do Nordeste brasileiro alimentam a produÃÃo literÃria de Suassuna, à imprescindÃvel que estudemos os mitos e lendas dessa regiÃo, assim como a literatura de folhetos. ConvÃm ressaltar que essas fontes temÃticas do Romanceiro popular do Nordeste, atualizadas no Auto da Compadecida, estÃo associadas tanto aos milagres marianos em autos ibÃricos medievais e renascentistas quanto aos personagens da commedia dellâarte italiana e, por isso, fazem parte do presente trabalho.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1426
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295121778671616