CaldeirÃo: resÃduos do medievo na Guerra dos Beatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvana Bento Andrade
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4179
Resumo: A presente pesquisa, vinculada à linha Literatura e HistÃria, tem como propÃsito apresentar as remanescÃncias da mentalidade e da cultura medievais no romance CaldeirÃo (1982) do escritor cearense ClÃudio Aguiar. Para focalizarmos as incorporaÃÃes culturais da Idade MÃdia na matÃria social representada nesse romance histÃrico, empregamos o arcabouÃo teÃrico e metodolÃgico da Teoria da Residualidade, desenvolvido pelo Prof. Dr. Roberto Pontes. Esse mÃtodo investigativo està certificado junto à Universidade Federal do Cearà e ao CNPq, sob o tÃtulo Estudos de Residualidade Cultural e LiterÃria. Define-se como residual tudo aquilo que remanesce, que resta ou sobrevive de uma cultura passada para outro momento histÃrico, permanecendo como elemento ativo, pronto a ser resgatado, aprimorado e reutilizado, pois conserva sua forÃa vigorante. Esse aprimoramento ou refinamento, em sua nova forma, Roberto Pontes chama de cristalizaÃÃo. Como o resÃduo permanece em estado latente na mentalidade, em constante possibilidade de uso, infinita à sua potencialidade de cristalizaÃÃes. Roberto Pontes tambÃm assinala que a residualidade abrange as noÃÃes de tempo e de espaÃo, o que proporciona a hibridaÃÃo cultural relativa a crenÃas e costumes. Como manifestaÃÃo estÃtica situada em determinado perÃodo histÃrico, a obra literÃria contribui para a apreensÃo de sua conjuntura sÃcio-cultural. Este trabalho se divide em trÃs momentos, respectivamente, a formaÃÃo da comunidade messiÃnica com enfoque na religiosidade popular; o desenvolvimento socioeconÃmico fundamentado no sistema agrÃrio familiar e no comunismo cristÃo primitivo; e a destruiÃÃo da comunidade, com destaque para o imaginÃrio da violÃncia. Destacam-se, para anÃlise, substratos mentais do modus vivendi, tais como a religiosidade popular manifesta no movimento messiÃnico-social, os usos e costumes da comuni-dade, as crenÃas e superstiÃÃes, os valores e comportamentos tradicionais do sertÃo, recolhidos da oralidade e dos registros jornalÃsticos pelo autor de CaldeirÃo, os quais permanecem vigorantes na memÃria coletiva no Nordeste brasileiro. Depreende-se desse enfoque a residualidade cultural dos valores medievais, notadamente no universo sertanejo cearense, a fim de comprovar a hibridaÃÃo cultural.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCaldeirÃo: resÃduos do medievo na Guerra dos BeatosCaldeirÃo: ResÃduos del Medievo en la Guerra de los Beatos2009-12-11Elizabeth Dias Martins15502805387Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros02182823387Ãlvaro Alfredo BraganÃa JÃnior8277613075924747530363http://lattes.cnpq.br/1437410744065154Silvana Bento AndradeUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBRCaldeirÃo Residualidade MemÃria Coletiva HibridaÃÃo CulturalCaldeirÃo Residualidad MemÃria colectiva HibridaciÃn cultural LITERATURA BRASILEIRAA presente pesquisa, vinculada à linha Literatura e HistÃria, tem como propÃsito apresentar as remanescÃncias da mentalidade e da cultura medievais no romance CaldeirÃo (1982) do escritor cearense ClÃudio Aguiar. Para focalizarmos as incorporaÃÃes culturais da Idade MÃdia na matÃria social representada nesse romance histÃrico, empregamos o arcabouÃo teÃrico e metodolÃgico da Teoria da Residualidade, desenvolvido pelo Prof. Dr. Roberto Pontes. Esse mÃtodo investigativo està certificado junto à Universidade Federal do Cearà e ao CNPq, sob o tÃtulo Estudos de Residualidade Cultural e LiterÃria. Define-se como residual tudo aquilo que remanesce, que resta ou sobrevive de uma cultura passada para outro momento histÃrico, permanecendo como elemento ativo, pronto a ser resgatado, aprimorado e reutilizado, pois conserva sua forÃa vigorante. Esse aprimoramento ou refinamento, em sua nova forma, Roberto Pontes chama de cristalizaÃÃo. Como o resÃduo permanece em estado latente na mentalidade, em constante possibilidade de uso, infinita à sua potencialidade de cristalizaÃÃes. 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Para centrarse en las incorporaciones culturales de la Edad Media en la historia social representada en esta novela, se emplean los fundamentos teÃricos y metodolÃgicos de la Teoria de la Residualidad Cultural y Literaria, desarrollada por el Prof. Dr. Roberto Pontes. Este mÃtodo de investigaciÃn està aprobado por la Universidade Federal de Cearà y por CNPq, con el tÃtulo de Estudios de Residualidad Cultural y Literaria. Se define como residual de todo lo que queda, que sobrevive o resta de una cultura pasada en otro momento histÃrico, permaneciendo como un elemento activo, listo para ser restaurado, mejorado y reutilizado, pues conserva su fuerza vigorante. Este mejoramiento o refinamiento, en su nueva forma, Roberto Pontes llama cristalizaciÃn. Como el residuo permanece latente en la mentalidad, en constante capacidad de aplicaciÃn, su potencial es infinito para las cristalizaciones. La residualidad tambiÃn incluye las nociones de tiempo y espacio, que ofrece la hibridaciÃn cultural en las creencias y costumbres. Como una manifestaciÃn estÃtica situada en de-terminado perÃodo de la historia, la obra literaria contribuye a la asimilaciÃn de su situaciÃn socio-cultural. Este trabajo se divide en tres etapas, respectivamente, la formaciÃn de la comunidad mesiÃnica con enfoque sobre la religiÃn popular; el desarrollo socioeconÃmico basado en el sistema agrario de la familia y el comunismo cristiano primitivo; y la destrucciÃn de la comunidad, especialmente el imaginario de la violencia. Se destacan, para el anÃlisis, los substratos mentales del "modus vivendi", como la religiosidad popular que se manifiesta en el movimiento mesiÃnico-social, los hÃbitos y las costumbres sociales de la comunidad, las creencias y supersticiones, los valores y comportamientos tradi-cionales del interior, recogidos de los registros orales y periodÃsticos por el autor de CaldeirÃo, los cuales siguen siendo vigorantes en la memoria colectiva del nordeste de Brasil. Se infÃren de este enfoque los resÃduos culturales de los valores medievales, sobre todo en el universo sertanejo del CearÃ, con el fin de demostrar la hibridaciÃn cultural.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4179application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:15Zmail@mail.com -
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