ValidaÃÃo de um vÃdeo educativo para a promoÃÃo do apego seguro entre mÃe soropositiva para o HIV e seu filho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RÃgia Cristina Moura Barbosa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3037
Resumo: A maternidade exige da mulher adaptaÃÃes fÃsicas, psicolÃgicas e sociais. Para a puÃrpera soropositiva para o HIV alÃm de todas estas adaptaÃÃes, a nova mÃe vivencia experiÃncias delicadas e difÃceis como o nÃo amamentar, o isolamento, a discriminaÃÃo e o estigma que sofre por si mesma, pelos familiares e pela equipe de saÃde que presta cuidados. O medo de morrer e de ter contaminado seus filhos, somado ao nÃo amamentar sÃo fatores que levam a comportamentos de distanciamento, prejudicando a atitude de apego entre o binÃmio mÃe e bebÃ. O apego à essencial para a formaÃÃo do vÃnculo afetivo e da personalidade, podendo prejudicar o desenvolvimento da crianÃa, caso esta seja privada da figura de apego. Nosso trabalho teve como objetivo construir um vÃdeo educativo para a promoÃÃo do apego entre mÃe soropositiva para o HIV e seu filho. O estudo foi do tipo metodolÃgico, ensaio clÃnico, randomizado. Para a construÃÃo e validaÃÃo do vÃdeo educativo, a pesquisa passou por cinco etapas: Desenvolvimento do roteiro; AvaliaÃÃo do roteiro por dois especialistas de conteÃdo e dois da Ãrea tÃcnica; GravaÃÃo e EdiÃÃo do vÃdeo; ExibiÃÃo do vÃdeo e AvaliaÃÃo da InteraÃÃo MÃe e BebÃ. A coleta de dados ocorreu entre maio e outubro de 2008, em uma maternidade do municÃpio de Fortaleza. As participantes foram divididas aleatoriamete em Grupo Controle e Grupo de IntervenÃÃo, totalizando uma amostra de 24 participantes. A populaÃÃo era composta por 27 gestantes soropositivas, sendo que trÃs nÃo obedeceram aos critÃrios de inclusÃo do estudo. Utilizamos como instrumentos para coletar os dados: questionÃrio para avaliaÃÃo do roteiro; formulÃrio do perfil sÃcioeconÃmico; diÃrio de campo e o Protocolo da AvaliaÃÃo da InteraÃÃo MÃe e Bebà de 0 a 6 meses. Para anÃlise dos dados usamos o Teste EstatÃstico Kolmogorov-Smirnov com (p<0,05). Os especialistas concordaram com o desenvolvimento do vÃdeo como estratÃgia educativa, solicitando modificaÃÃes: reduÃÃo do nÃmero de cenas; SubstituiÃÃo de termos tÃcnicos por linguagem coloquial; Efeitos computadorizados de figuras e maior interaÃÃo entre os personagens. ApÃs a criaÃÃo do vÃdeo, o mesmo foi transmitido para as participantes do Grupo de IntervenÃÃo. Foram observados sentimentos como alegria, esperanÃa e ansiedade. ApÃs a entrevista com as participantes dos dois grupos, agendamos de acordo com a data provÃvel do parto, a avaliaÃÃo da interaÃÃo entre mÃe e bebÃ. Nessa etapa participaram trÃs juÃzas que filmaram a dÃade e avaliaram a interaÃÃo entre os mesmos. Os resultados foram mais satisfatÃrio para o Grupo de IntervenÃÃo, ou seja, as mulheres que haviam assistido o vÃdeo e recebido orientaÃÃes da pesquisadora. Para avaliaÃÃo da interaÃÃo entre o binÃmio, o protocolo usado preconiza os seguintes critÃrios para avaliaÃÃo: verbalizaÃÃo; contato visual; atenÃÃo geral da mÃe; afeto positivo; eficiÃncia para consolar; reaÃÃo da mÃe ao choro do bebÃ; resposta ao comportamento social Intensidade da resposta; sensitividade; contato corporal; afeto negativo e intrusividade. Dos comportamentos avaliados os Ãnicos que nÃo tiveram diferenÃas estatÃsticas para os dois grupos foram a verabalizaÃÃo; o afeto negativo e intrusividade. Assim, consideramos importante a criaÃÃo de estratÃgias educativas que visem a promoÃÃo do apego, ressaltamos ser este vÃdeo um apoio para os profissionais que trabalham com esta clientela especÃfica.
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Para a puÃrpera soropositiva para o HIV alÃm de todas estas adaptaÃÃes, a nova mÃe vivencia experiÃncias delicadas e difÃceis como o nÃo amamentar, o isolamento, a discriminaÃÃo e o estigma que sofre por si mesma, pelos familiares e pela equipe de saÃde que presta cuidados. O medo de morrer e de ter contaminado seus filhos, somado ao nÃo amamentar sÃo fatores que levam a comportamentos de distanciamento, prejudicando a atitude de apego entre o binÃmio mÃe e bebÃ. O apego à essencial para a formaÃÃo do vÃnculo afetivo e da personalidade, podendo prejudicar o desenvolvimento da crianÃa, caso esta seja privada da figura de apego. Nosso trabalho teve como objetivo construir um vÃdeo educativo para a promoÃÃo do apego entre mÃe soropositiva para o HIV e seu filho. O estudo foi do tipo metodolÃgico, ensaio clÃnico, randomizado. 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To the HIV positive person the HIV beyond all these adaptations, the new mother lives deeply delicate and difficult experiences as not to suckle, the isolation, the discrimination and the stigma that suffers for same herself, for the familiar ones and the team of health that cares. The fear to die and to have contaminated her children, added to not suckling are factors that take the distant behaviors, harming the attitude of attachment between the binomial mother and baby. The attachment is essential for the formation of the affective bond and the personality, being able to harm the development of the child, in case she is put off to the attachment figure. Our work had as objective to construct an educative video for the promotion of the attachment between HIV positive mother and her son. This was a methodological type study, clinical assay, randomized. To the construction and validation of the educative video, the research went through five stages: Development of the script; Evaluation of the script for two specialists of content and two of the technique area; Writing and Edition of the video; Exhibition of the video and Evaluation of the Interaction Mother and Baby. The collection of data occurred between May and October of 2008, in a maternity of the city of Fortaleza. The participants had been divided randomized in Group Control and Group of Intervention, totalizing a sample of 24 participants. The population was composed for 27 HIV positive pregnant, where three had not obeyed the criteria of inclusion of the study. We use as instruments to collect the data: questionnaire for evaluation of the script; form of the socioeconomic profile; field diary and the Protocol of the Evaluation of the Interaction Mother and Baby of 0 the 6 months. For the analysis of the data we use the Statistical Test Kolmogorov-Smirnov with (p<0, 05). The specialists had agreed to the development of the video as educative strategy, requesting modifications: reduction of the number of scenes; Substitution of terms technician for colloquial language; computerized effect of figures and greater interaction between the personages. After the creation of the video, it was transmitted for the participants of the Group of Intervention. Feelings had been observed as joy, hope and anxiety. After the interview with the participants of the two groups, we set appointments in accordance with the probable date of the childbirth, the evaluation of the interaction between mother and baby. Three female judges who had filmed dÃade and had evaluated the interaction between the same ones took part in this stage. The results had been more satisfactory for the Group of Intervention, that is, the women who had attended the video and received orientations from the researcher. For evaluation of the interaction between the binomials, the used protocol praises the following criteria for evaluation: verbalization; visual contact; general attention of the mother; positive affection; efficiency to console; reaction of the mother I cry to it of the baby; reply to the social behavior Intensity of the reply; sensitivity; corporal contact; negative affection and intrusivity. Of the evaluated behaviors only that they had not had statistical differences for the two the groups had been the verbalization; the negative affection and intrusivity. Thus, we consider important the creation of educative strategies that aim at the promotion of the attachment; we believe to be this video a support for the professionals who work with this specific clientele.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3037application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:08Zmail@mail.com -
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