AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jocyana Cavalcante da Silva Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20627
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_1242e42ec1aedb00b3d9c3083d968839
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13004
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais2018-12-00Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/227582843766745200899387390http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4537467H6Jocyana Cavalcante da Silva DiasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRÃvaluation Facteurs informationnels Ãducation physiqueAvaliaÃÃo Fatores informacionais IESAvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem Curso de EducaÃÃo FÃsica â avaliaÃÃo da aprendizagem Curso de EducaÃÃo FÃsica - PrÃtica pedagÃgica EducaÃÃo FÃsica â Estudo e ensino GestÃo da InformaÃÃo InformaÃÃo e EducaÃÃo PrÃtica pedagÃgicaEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgiconÃo hÃA finalidade do estudo à avaliar o gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem em cursos de formaÃÃo em EducaÃÃo FÃsica, mediante as categorias informacionais i) tecnologia informacional; ii) cultura informacional; iii) polÃtica informacional; iv) arquitetura informacional; v) estratÃgia informacional utilizada; vi) avaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo, e vii) equipe informacional. O objeto de estudo explorado e reformulado està associado a domÃnios representativos, como resultados da investigaÃÃo-aÃÃo realizada no mestrado, mediante as suposiÃÃes pedagÃgicas, que asseguraram sete teses que norteiam o ensino aprendizagem com vistas à constituiÃÃo do conhecimento e à qualidade de serviÃos educacionais. Para esta tese, delinearam-se seis objetivos numa sequÃncia lÃgica e estratÃgica, cuja operacionalizaÃÃo se efetiva por meio da triangulaÃÃo de dados. A proposta do estudo à de natureza descritiva em campo, com vistas a conhecer o objeto de estudo e a configuraÃÃo da populaÃÃo em termos de ensino- aprendizagem, considerando-se as sete categorias do estudo. Realizou-se uma pesquisa descritiva em campo no curso de graduaÃÃo em EducaÃÃo FÃsica, no perÃodo letivo de 2014-2018, na organizaÃÃo educacional: Instituto Dom Josà de EducaÃÃo e Cultura (IDJ), nÃcleos da Parangaba, SÃo Gerardo/PM, Centro de Fortaleza/CE e nos MunicÃpios de EusÃbio, Aquiraz e BaturitÃ. Tomou-se uma amostra aleatÃria simples, constituÃda de professores e estudantes dos referidos cursos de EducaÃÃo FÃsica. Para desvelar o gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem foi elaborada uma escala de avaliaÃÃo com 116 itens à luz da escala Likert, com medidas em intervalos aparentemente iguais com suporte nas representaÃÃes vinculadas aos fatores informacionais. Os dados quantitativos obtidos foram tratados estatisticamente com os recursos do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versÃo 20.0 para Windows. Nos resultados advindos das categorias informacionais explicitadas e articuladas Ãs relaÃÃes dialÃgica de ensino- aprendizagem articuladas prescritas nas concepÃÃes de Senge (2006), Dias (2010), Davenport (1998), Saul (1994), RomÃo (1999), Freire (1996) e Perrenoud (2000) constata-se que as suposiÃÃes/teses explicativas, ao se efetivarem no ambiente informacional, na sala de aula, ganham sentido e significadas, na medida em que se tornam fatos concretos por meio de intervenÃÃes, mediaÃÃes e elaboraÃÃes realizadas e implementadas mediante a prÃxis educacional - aÃÃo-reflexÃo-aÃÃo - no percurso da formaÃÃo profissional em EducaÃÃo FÃsica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20627application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-26T15:44:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais
title AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais
spellingShingle AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais
Jocyana Cavalcante da Silva Dias
AvaliaÃÃo
Fatores informacionais
IES
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
Curso de EducaÃÃo FÃsica â avaliaÃÃo da aprendizagem
Curso de EducaÃÃo FÃsica - PrÃtica pedagÃgica
EducaÃÃo FÃsica â Estudo e ensino
GestÃo da InformaÃÃo
InformaÃÃo e EducaÃÃo
PrÃtica pedagÃgica
EDUCACAO
title_short AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais
title_full AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais
title_fullStr AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais
title_sort AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais
author Jocyana Cavalcante da Silva Dias
author_facet Jocyana Cavalcante da Silva Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00899387390
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4537467H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Jocyana Cavalcante da Silva Dias
contributor_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo
Fatores informacionais
IES
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
Curso de EducaÃÃo FÃsica â avaliaÃÃo da aprendizagem
Curso de EducaÃÃo FÃsica - PrÃtica pedagÃgica
EducaÃÃo FÃsica â Estudo e ensino
GestÃo da InformaÃÃo
InformaÃÃo e EducaÃÃo
PrÃtica pedagÃgica
topic AvaliaÃÃo
Fatores informacionais
IES
AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem
Curso de EducaÃÃo FÃsica â avaliaÃÃo da aprendizagem
Curso de EducaÃÃo FÃsica - PrÃtica pedagÃgica
EducaÃÃo FÃsica â Estudo e ensino
GestÃo da InformaÃÃo
InformaÃÃo e EducaÃÃo
PrÃtica pedagÃgica
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A finalidade do estudo à avaliar o gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem em cursos de formaÃÃo em EducaÃÃo FÃsica, mediante as categorias informacionais i) tecnologia informacional; ii) cultura informacional; iii) polÃtica informacional; iv) arquitetura informacional; v) estratÃgia informacional utilizada; vi) avaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo, e vii) equipe informacional. O objeto de estudo explorado e reformulado està associado a domÃnios representativos, como resultados da investigaÃÃo-aÃÃo realizada no mestrado, mediante as suposiÃÃes pedagÃgicas, que asseguraram sete teses que norteiam o ensino aprendizagem com vistas à constituiÃÃo do conhecimento e à qualidade de serviÃos educacionais. Para esta tese, delinearam-se seis objetivos numa sequÃncia lÃgica e estratÃgica, cuja operacionalizaÃÃo se efetiva por meio da triangulaÃÃo de dados. A proposta do estudo à de natureza descritiva em campo, com vistas a conhecer o objeto de estudo e a configuraÃÃo da populaÃÃo em termos de ensino- aprendizagem, considerando-se as sete categorias do estudo. Realizou-se uma pesquisa descritiva em campo no curso de graduaÃÃo em EducaÃÃo FÃsica, no perÃodo letivo de 2014-2018, na organizaÃÃo educacional: Instituto Dom Josà de EducaÃÃo e Cultura (IDJ), nÃcleos da Parangaba, SÃo Gerardo/PM, Centro de Fortaleza/CE e nos MunicÃpios de EusÃbio, Aquiraz e BaturitÃ. Tomou-se uma amostra aleatÃria simples, constituÃda de professores e estudantes dos referidos cursos de EducaÃÃo FÃsica. Para desvelar o gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem foi elaborada uma escala de avaliaÃÃo com 116 itens à luz da escala Likert, com medidas em intervalos aparentemente iguais com suporte nas representaÃÃes vinculadas aos fatores informacionais. Os dados quantitativos obtidos foram tratados estatisticamente com os recursos do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versÃo 20.0 para Windows. Nos resultados advindos das categorias informacionais explicitadas e articuladas Ãs relaÃÃes dialÃgica de ensino- aprendizagem articuladas prescritas nas concepÃÃes de Senge (2006), Dias (2010), Davenport (1998), Saul (1994), RomÃo (1999), Freire (1996) e Perrenoud (2000) constata-se que as suposiÃÃes/teses explicativas, ao se efetivarem no ambiente informacional, na sala de aula, ganham sentido e significadas, na medida em que se tornam fatos concretos por meio de intervenÃÃes, mediaÃÃes e elaboraÃÃes realizadas e implementadas mediante a prÃxis educacional - aÃÃo-reflexÃo-aÃÃo - no percurso da formaÃÃo profissional em EducaÃÃo FÃsica.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20627
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350594732032