AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20627 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_1242e42ec1aedb00b3d9c3083d968839 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13004 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais2018-12-00Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/227582843766745200899387390http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4537467H6Jocyana Cavalcante da Silva DiasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRÃvaluation Facteurs informationnels Ãducation physiqueAvaliaÃÃo Fatores informacionais IESAvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem Curso de EducaÃÃo FÃsica â avaliaÃÃo da aprendizagem Curso de EducaÃÃo FÃsica - PrÃtica pedagÃgica EducaÃÃo FÃsica â Estudo e ensino GestÃo da InformaÃÃo InformaÃÃo e EducaÃÃo PrÃtica pedagÃgicaEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgiconÃo hÃA finalidade do estudo à avaliar o gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem em cursos de formaÃÃo em EducaÃÃo FÃsica, mediante as categorias informacionais i) tecnologia informacional; ii) cultura informacional; iii) polÃtica informacional; iv) arquitetura informacional; v) estratÃgia informacional utilizada; vi) avaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo, e vii) equipe informacional. O objeto de estudo explorado e reformulado està associado a domÃnios representativos, como resultados da investigaÃÃo-aÃÃo realizada no mestrado, mediante as suposiÃÃes pedagÃgicas, que asseguraram sete teses que norteiam o ensino aprendizagem com vistas à constituiÃÃo do conhecimento e à qualidade de serviÃos educacionais. Para esta tese, delinearam-se seis objetivos numa sequÃncia lÃgica e estratÃgica, cuja operacionalizaÃÃo se efetiva por meio da triangulaÃÃo de dados. A proposta do estudo à de natureza descritiva em campo, com vistas a conhecer o objeto de estudo e a configuraÃÃo da populaÃÃo em termos de ensino- aprendizagem, considerando-se as sete categorias do estudo. Realizou-se uma pesquisa descritiva em campo no curso de graduaÃÃo em EducaÃÃo FÃsica, no perÃodo letivo de 2014-2018, na organizaÃÃo educacional: Instituto Dom Josà de EducaÃÃo e Cultura (IDJ), nÃcleos da Parangaba, SÃo Gerardo/PM, Centro de Fortaleza/CE e nos MunicÃpios de EusÃbio, Aquiraz e BaturitÃ. Tomou-se uma amostra aleatÃria simples, constituÃda de professores e estudantes dos referidos cursos de EducaÃÃo FÃsica. Para desvelar o gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem foi elaborada uma escala de avaliaÃÃo com 116 itens à luz da escala Likert, com medidas em intervalos aparentemente iguais com suporte nas representaÃÃes vinculadas aos fatores informacionais. Os dados quantitativos obtidos foram tratados estatisticamente com os recursos do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versÃo 20.0 para Windows. Nos resultados advindos das categorias informacionais explicitadas e articuladas Ãs relaÃÃes dialÃgica de ensino- aprendizagem articuladas prescritas nas concepÃÃes de Senge (2006), Dias (2010), Davenport (1998), Saul (1994), RomÃo (1999), Freire (1996) e Perrenoud (2000) constata-se que as suposiÃÃes/teses explicativas, ao se efetivarem no ambiente informacional, na sala de aula, ganham sentido e significadas, na medida em que se tornam fatos concretos por meio de intervenÃÃes, mediaÃÃes e elaboraÃÃes realizadas e implementadas mediante a prÃxis educacional - aÃÃo-reflexÃo-aÃÃo - no percurso da formaÃÃo profissional em EducaÃÃo FÃsica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20627application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-26T15:44:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais |
title |
AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais |
spellingShingle |
AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais Jocyana Cavalcante da Silva Dias AvaliaÃÃo Fatores informacionais IES AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem Curso de EducaÃÃo FÃsica â avaliaÃÃo da aprendizagem Curso de EducaÃÃo FÃsica - PrÃtica pedagÃgica EducaÃÃo FÃsica â Estudo e ensino GestÃo da InformaÃÃo InformaÃÃo e EducaÃÃo PrÃtica pedagÃgica EDUCACAO |
title_short |
AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais |
title_full |
AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais |
title_fullStr |
AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais |
title_full_unstemmed |
AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais |
title_sort |
AvaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais |
author |
Jocyana Cavalcante da Silva Dias |
author_facet |
Jocyana Cavalcante da Silva Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
04698673704 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2275828437667452 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00899387390 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4537467H6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jocyana Cavalcante da Silva Dias |
contributor_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo Fatores informacionais IES AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem Curso de EducaÃÃo FÃsica â avaliaÃÃo da aprendizagem Curso de EducaÃÃo FÃsica - PrÃtica pedagÃgica EducaÃÃo FÃsica â Estudo e ensino GestÃo da InformaÃÃo InformaÃÃo e EducaÃÃo PrÃtica pedagÃgica |
topic |
AvaliaÃÃo Fatores informacionais IES AvaliaÃÃo do ensino-aprendizagem Curso de EducaÃÃo FÃsica â avaliaÃÃo da aprendizagem Curso de EducaÃÃo FÃsica - PrÃtica pedagÃgica EducaÃÃo FÃsica â Estudo e ensino GestÃo da InformaÃÃo InformaÃÃo e EducaÃÃo PrÃtica pedagÃgica EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A finalidade do estudo à avaliar o gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem em cursos de formaÃÃo em EducaÃÃo FÃsica, mediante as categorias informacionais i) tecnologia informacional; ii) cultura informacional; iii) polÃtica informacional; iv) arquitetura informacional; v) estratÃgia informacional utilizada; vi) avaliaÃÃo do gerenciamento da informaÃÃo, e vii) equipe informacional. O objeto de estudo explorado e reformulado està associado a domÃnios representativos, como resultados da investigaÃÃo-aÃÃo realizada no mestrado, mediante as suposiÃÃes pedagÃgicas, que asseguraram sete teses que norteiam o ensino aprendizagem com vistas à constituiÃÃo do conhecimento e à qualidade de serviÃos educacionais. Para esta tese, delinearam-se seis objetivos numa sequÃncia lÃgica e estratÃgica, cuja operacionalizaÃÃo se efetiva por meio da triangulaÃÃo de dados. A proposta do estudo à de natureza descritiva em campo, com vistas a conhecer o objeto de estudo e a configuraÃÃo da populaÃÃo em termos de ensino- aprendizagem, considerando-se as sete categorias do estudo. Realizou-se uma pesquisa descritiva em campo no curso de graduaÃÃo em EducaÃÃo FÃsica, no perÃodo letivo de 2014-2018, na organizaÃÃo educacional: Instituto Dom Josà de EducaÃÃo e Cultura (IDJ), nÃcleos da Parangaba, SÃo Gerardo/PM, Centro de Fortaleza/CE e nos MunicÃpios de EusÃbio, Aquiraz e BaturitÃ. Tomou-se uma amostra aleatÃria simples, constituÃda de professores e estudantes dos referidos cursos de EducaÃÃo FÃsica. Para desvelar o gerenciamento da informaÃÃo e da prÃtica pedagÃgica no ensino-aprendizagem foi elaborada uma escala de avaliaÃÃo com 116 itens à luz da escala Likert, com medidas em intervalos aparentemente iguais com suporte nas representaÃÃes vinculadas aos fatores informacionais. Os dados quantitativos obtidos foram tratados estatisticamente com os recursos do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versÃo 20.0 para Windows. Nos resultados advindos das categorias informacionais explicitadas e articuladas Ãs relaÃÃes dialÃgica de ensino- aprendizagem articuladas prescritas nas concepÃÃes de Senge (2006), Dias (2010), Davenport (1998), Saul (1994), RomÃo (1999), Freire (1996) e Perrenoud (2000) constata-se que as suposiÃÃes/teses explicativas, ao se efetivarem no ambiente informacional, na sala de aula, ganham sentido e significadas, na medida em que se tornam fatos concretos por meio de intervenÃÃes, mediaÃÃes e elaboraÃÃes realizadas e implementadas mediante a prÃxis educacional - aÃÃo-reflexÃo-aÃÃo - no percurso da formaÃÃo profissional em EducaÃÃo FÃsica. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20627 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295350594732032 |