De antÃdoto da desordem a obstÃculo do progresso: ensino moral e religioso na InstruÃÃo PÃblica PrimÃria do Cearà Imperial (1874-1890)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20225 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_171362bf074a2b486c02793a42e7ee1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12463 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDe antÃdoto da desordem a obstÃculo do progresso: ensino moral e religioso na InstruÃÃo PÃblica PrimÃria do Cearà Imperial (1874-1890)From antidote to disorder to obstacle of progress: moral and religious teaching in the Primary Public Instruction of Imperial Cearà (1874-1890)2017-07-19Ana Rita Fonteles Duarte76612899387://lattes.cnpq.br/1294847348263407 Raquel da Silva Alves62355546304http://lattes.cnpq.br/4827426453818998Berenice Abreu de Castro Neves31612407315http://lattes.cnpq.br/1038364970056314 05444645327lattes.cnpq.br/7047930929044437Cleidiane da Silva MoraisUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBRInstruÃÃo pÃblica primÃria InstruÃÃo moral e religiosa Igreja catÃlica. Doutrina Cristà CatÃlicaPrimary public instruction Moral and religious Instruction Catholic church Catholic christian doctrineHISTORIAnÃo hÃNas Ãltimas dÃcadas do sÃculo XIX, na ProvÃncia do CearÃ, a formaÃÃo moral e religiosa das crianÃas nas aulas pÃblicas primÃrias estava baseada nos ensinamentos dos valores e princÃpios da doutrina cristà catÃlica. Como parte do programa oficial de estudos da InstruÃÃo PÃblica, a âformaÃÃoâ dos aspirantes ao magistÃrio apresentava como principal dever dos professores a tarefa de modelar condutas e fornecer exemplos para que fossem reproduzidos pelos alunos. Os professores, portanto, deveriam estar preparados quanto à instruÃÃo religiosa, quanto aos ensinamentos da doutrina cristà catÃlica e praticÃ-los na sua vida cotidiana, pois sua âmissÃoâ seria moldar e preparar as crianÃas para o bom convÃvio entre seus pares, questÃo que passava pelo cultivo do espÃrito e da formaÃÃo do carÃter. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar o lugar reservado ao ensino moral e religioso na educaÃÃo das crianÃas no Cearà no perÃodo que compreende a dÃcada de 1870, com a âQuestÃo Religiosaâ (1874), atà o fim do Padroado em 1890. Nesse momento, os debates nos cÃrculos polÃticos e letrados (imprensa, CÃmara dos Deputados, Assembleia Provincial, agremiaÃÃes literÃrias e filosÃficas) anunciavam a necessidade de reformas na InstruÃÃo PÃblica, sendo o Ensino Religioso um dos principais assuntos discutidos. Esta matÃria ora identificada como entrave a constituiÃÃo de uma mentalidade laica e baseada na razÃo, ora apresentada como antÃdoto da desordem e indisciplina, sendo fundamental ao âprojetoâ em que a InstruÃÃo PÃblica estava inserida, tida como alavanca para o progresso material e moral, serà discutida e disputada pelas elites polÃticas e letradas, que em determinadas circunstÃncias defenderÃo a secularizaÃÃo e uma maior ampliaÃÃo do programa escolar ancorados nos princÃpios da ciÃncia, da valorizaÃÃo da instruÃÃo moral e cÃvica e das exigÃncias de preparaÃÃo para o trabalho, devendo a instruÃÃo moral e religiosa ser de responsabilidade da Igreja e da famÃlia. Em outros momentos anunciarÃo como dever do Estado garantir a instruÃÃo nesta matÃria, identificando o papel do professor mais como um agente disseminador de uma mentalidade moralizante do que como um construtor de conhecimentos junto aos alunos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20225application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:14Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
De antÃdoto da desordem a obstÃculo do progresso: ensino moral e religioso na InstruÃÃo PÃblica PrimÃria do Cearà Imperial (1874-1890) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
From antidote to disorder to obstacle of progress: moral and religious teaching in the Primary Public Instruction of Imperial Cearà (1874-1890) |
title |
De antÃdoto da desordem a obstÃculo do progresso: ensino moral e religioso na InstruÃÃo PÃblica PrimÃria do Cearà Imperial (1874-1890) |
spellingShingle |
De antÃdoto da desordem a obstÃculo do progresso: ensino moral e religioso na InstruÃÃo PÃblica PrimÃria do Cearà Imperial (1874-1890) Cleidiane da Silva Morais InstruÃÃo pÃblica primÃria InstruÃÃo moral e religiosa Igreja catÃlica. Doutrina Cristà CatÃlica Primary public instruction Moral and religious Instruction Catholic church Catholic christian doctrine HISTORIA |
title_short |
De antÃdoto da desordem a obstÃculo do progresso: ensino moral e religioso na InstruÃÃo PÃblica PrimÃria do Cearà Imperial (1874-1890) |
title_full |
De antÃdoto da desordem a obstÃculo do progresso: ensino moral e religioso na InstruÃÃo PÃblica PrimÃria do Cearà Imperial (1874-1890) |
title_fullStr |
De antÃdoto da desordem a obstÃculo do progresso: ensino moral e religioso na InstruÃÃo PÃblica PrimÃria do Cearà Imperial (1874-1890) |
title_full_unstemmed |
De antÃdoto da desordem a obstÃculo do progresso: ensino moral e religioso na InstruÃÃo PÃblica PrimÃria do Cearà Imperial (1874-1890) |
title_sort |
De antÃdoto da desordem a obstÃculo do progresso: ensino moral e religioso na InstruÃÃo PÃblica PrimÃria do Cearà Imperial (1874-1890) |
author |
Cleidiane da Silva Morais |
author_facet |
Cleidiane da Silva Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Rita Fonteles Duarte |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
76612899387 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
://lattes.cnpq.br/1294847348263407 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Raquel da Silva Alves |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
62355546304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4827426453818998 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Berenice Abreu de Castro Neves |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
31612407315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1038364970056314 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
05444645327 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7047930929044437 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cleidiane da Silva Morais |
contributor_str_mv |
Ana Rita Fonteles Duarte Raquel da Silva Alves Berenice Abreu de Castro Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
InstruÃÃo pÃblica primÃria InstruÃÃo moral e religiosa Igreja catÃlica. Doutrina Cristà CatÃlica |
topic |
InstruÃÃo pÃblica primÃria InstruÃÃo moral e religiosa Igreja catÃlica. Doutrina Cristà CatÃlica Primary public instruction Moral and religious Instruction Catholic church Catholic christian doctrine HISTORIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Primary public instruction Moral and religious Instruction Catholic church Catholic christian doctrine |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
HISTORIA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Nas Ãltimas dÃcadas do sÃculo XIX, na ProvÃncia do CearÃ, a formaÃÃo moral e religiosa das crianÃas nas aulas pÃblicas primÃrias estava baseada nos ensinamentos dos valores e princÃpios da doutrina cristà catÃlica. Como parte do programa oficial de estudos da InstruÃÃo PÃblica, a âformaÃÃoâ dos aspirantes ao magistÃrio apresentava como principal dever dos professores a tarefa de modelar condutas e fornecer exemplos para que fossem reproduzidos pelos alunos. Os professores, portanto, deveriam estar preparados quanto à instruÃÃo religiosa, quanto aos ensinamentos da doutrina cristà catÃlica e praticÃ-los na sua vida cotidiana, pois sua âmissÃoâ seria moldar e preparar as crianÃas para o bom convÃvio entre seus pares, questÃo que passava pelo cultivo do espÃrito e da formaÃÃo do carÃter. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar o lugar reservado ao ensino moral e religioso na educaÃÃo das crianÃas no Cearà no perÃodo que compreende a dÃcada de 1870, com a âQuestÃo Religiosaâ (1874), atà o fim do Padroado em 1890. Nesse momento, os debates nos cÃrculos polÃticos e letrados (imprensa, CÃmara dos Deputados, Assembleia Provincial, agremiaÃÃes literÃrias e filosÃficas) anunciavam a necessidade de reformas na InstruÃÃo PÃblica, sendo o Ensino Religioso um dos principais assuntos discutidos. Esta matÃria ora identificada como entrave a constituiÃÃo de uma mentalidade laica e baseada na razÃo, ora apresentada como antÃdoto da desordem e indisciplina, sendo fundamental ao âprojetoâ em que a InstruÃÃo PÃblica estava inserida, tida como alavanca para o progresso material e moral, serà discutida e disputada pelas elites polÃticas e letradas, que em determinadas circunstÃncias defenderÃo a secularizaÃÃo e uma maior ampliaÃÃo do programa escolar ancorados nos princÃpios da ciÃncia, da valorizaÃÃo da instruÃÃo moral e cÃvica e das exigÃncias de preparaÃÃo para o trabalho, devendo a instruÃÃo moral e religiosa ser de responsabilidade da Igreja e da famÃlia. Em outros momentos anunciarÃo como dever do Estado garantir a instruÃÃo nesta matÃria, identificando o papel do professor mais como um agente disseminador de uma mentalidade moralizante do que como um construtor de conhecimentos junto aos alunos. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20225 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Historia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295235557556224 |