Negras raÃzes questionam a CiÃncia Ocidental: um estudo sobre a inserÃÃo das populaÃÃes negras, brasileira e guineense, como sujeitos e/ou objetos de pesquisa em territÃrio de produÃÃo do conhecimento cientÃfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Maria Costa Bernardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19082
Resumo: A ciÃncia de si, a consciÃncia sobre as ciÃncias e sobre as dificuldades e equÃvocos da CiÃncia sÃo campos que dÃo origem a esta tese e suas propostas reflexivas. A pesquisa realizada propÃe uma contribuiÃÃo ao debate de educaÃÃo nos capÃtulos sobre: a africanidade e o eurocentrismo, a realidade vivida pela populaÃÃo afrodescendente na vida acadÃmica, a ciÃncia sentida pela populaÃÃo negra e os embates cotidianos do fazer cientÃfico na sociedade e na vida das populaÃÃes negras brasileiras e africanas. Recorre a desvendar a produÃÃo cientÃfica do ocidente, a questionar os seus princÃpios e bases epistÃmicas, assim como as formas do seu desenvolvimento, tendo como ancora a realidade vivida e a observaÃÃo dos conflitos vivenciados pela populaÃÃo negra nos territÃrios universitÃrios. A ciÃncia, o poder e o poder da ciÃncia enfeixam o debate que problematiza sobre as caracterÃsticas das CiÃncias e sobre como seus paradigmas conversam com o racismo cientÃfico e epistÃmico atravÃs de seu corpo sistematizado de conhecimento. A pesquisa realizada teve como objetivos de: 1) analisar e compreender as ciÃncias no Ocidente e a inserÃÃo das populaÃÃes negras (como sujeitos e/ou como objetos de pesquisa) no territÃrio cientÃfico; 2) Conhecer e compreender a formaÃÃo educacional, acadÃmica e cientÃfica de uma populaÃÃo africana (guineense); e 3) Conhecer o/a intelectual guineense e como ele/a pode nos ajudar a compreender o fenÃmeno do racismo antinegro e antiafricano na CiÃncia Ocidental. E a partir dessas diretrizes chegar Ãs bases do conhecimento africano, em que sÃo estudadas as visÃes dos pesquisadores africanos e de Guine Bissau sobre ciÃncia, conhecimento, educaÃÃo, sociedade. Aqui os pesquisadores guineenses nos ajudam a compreender o fenÃmeno do racismo antinegro e antiafricano na CiÃncia Ocidental e o trabalho conclui apontando sobre as razÃes da necessidade de distanciamento das ideias de verdade e universalidade de CiÃncia e do estabelecimento de um campo autÃnomo na produÃÃo de conhecimento das e para as populaÃÃes negras.
id UFC_17cecc511ce357395a0e51f883fcf894
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12126
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisNegras raÃzes questionam a CiÃncia Ocidental: um estudo sobre a inserÃÃo das populaÃÃes negras, brasileira e guineense, como sujeitos e/ou objetos de pesquisa em territÃrio de produÃÃo do conhecimento cientÃfico Black roots question the western science: a study on the insertion of black, brazilian and guinean populations, as subjects and / or as research objects in a territory of production of scientific knowledge2016-10-24Henrique Antunes Cunha JÃnior62585673804Sandra HaydÃe Petit61954551304Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa12633895468http://lattes.cnpq.br/5935677942857003Ana Beatriz Sousa Gomes32779500344http://lattes.cnpq.br/8992833352627124Vera Regina Rodrigues da Silva49862006072http://lattes.cnpq.br/824148742775310791674743300http://lattes.cnpq.br/8864993400359600Carolina Maria Costa BernardoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREnsino Superior Racismo antinegro PopulaÃÃes negras GuineensesBlack populations Guineans Higher Education Anti-black racismEDUCACAOA ciÃncia de si, a consciÃncia sobre as ciÃncias e sobre as dificuldades e equÃvocos da CiÃncia sÃo campos que dÃo origem a esta tese e suas propostas reflexivas. A pesquisa realizada propÃe uma contribuiÃÃo ao debate de educaÃÃo nos capÃtulos sobre: a africanidade e o eurocentrismo, a realidade vivida pela populaÃÃo afrodescendente na vida acadÃmica, a ciÃncia sentida pela populaÃÃo negra e os embates cotidianos do fazer cientÃfico na sociedade e na vida das populaÃÃes negras brasileiras e africanas. Recorre a desvendar a produÃÃo cientÃfica do ocidente, a questionar os seus princÃpios e bases epistÃmicas, assim como as formas do seu desenvolvimento, tendo como ancora a realidade vivida e a observaÃÃo dos conflitos vivenciados pela populaÃÃo negra nos territÃrios universitÃrios. A ciÃncia, o poder e o poder da ciÃncia enfeixam o debate que problematiza sobre as caracterÃsticas das CiÃncias e sobre como seus paradigmas conversam com o racismo cientÃfico e epistÃmico atravÃs de seu corpo sistematizado de conhecimento. A pesquisa realizada teve como objetivos de: 1) analisar e compreender as ciÃncias no Ocidente e a inserÃÃo das populaÃÃes negras (como sujeitos e/ou como objetos de pesquisa) no territÃrio cientÃfico; 2) Conhecer e compreender a formaÃÃo educacional, acadÃmica e cientÃfica de uma populaÃÃo africana (guineense); e 3) Conhecer o/a intelectual guineense e como ele/a pode nos ajudar a compreender o fenÃmeno do racismo antinegro e antiafricano na CiÃncia Ocidental. E a partir dessas diretrizes chegar Ãs bases do conhecimento africano, em que sÃo estudadas as visÃes dos pesquisadores africanos e de Guine Bissau sobre ciÃncia, conhecimento, educaÃÃo, sociedade. Aqui os pesquisadores guineenses nos ajudam a compreender o fenÃmeno do racismo antinegro e antiafricano na CiÃncia Ocidental e o trabalho conclui apontando sobre as razÃes da necessidade de distanciamento das ideias de verdade e universalidade de CiÃncia e do estabelecimento de um campo autÃnomo na produÃÃo de conhecimento das e para as populaÃÃes negras. The science of the self, the consciousness about the sciences and the misconceptions of science are fields that give rise to this thesis and its reflective proposals. The research carried out offers a contribution to the debate on education in the chapters on africanity and eurocentrism, on the reality lived by the afrodescendant population in academic life, on the science felt by the black population and on the daily conflicts of scientific action that fall on society and In the lives of black, Brazilian and African populations. The research seeks to uncover the scientific production of the West, to question its principles and epistemic bases, as well as the forms of its development, based on the reality lived and the observation of the conflicts experienced by the black population in the university territories. The science, power, and power of science envelop the debate that questions the characteristics of science and how its paradigms talk to scientific and epistemic racism through its systematized body of knowledge. The research carried out had as objectives: 1) to analyze and understand the sciences in the West and the insertion of the black populations (as subjects and / or as objects of research) in the scientific territory; 2) To know and understand the educational, academic and scientific education of an African (Guinean) population; And 3) To know the Guinean intellectual and how he / she can help us to understand the phenomenon of anti-Black and anti-African racism in Western Science.nÃo hÃCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19082application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:46Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Negras raÃzes questionam a CiÃncia Ocidental: um estudo sobre a inserÃÃo das populaÃÃes negras, brasileira e guineense, como sujeitos e/ou objetos de pesquisa em territÃrio de produÃÃo do conhecimento cientÃfico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Black roots question the western science: a study on the insertion of black, brazilian and guinean populations, as subjects and / or as research objects in a territory of production of scientific knowledge
title Negras raÃzes questionam a CiÃncia Ocidental: um estudo sobre a inserÃÃo das populaÃÃes negras, brasileira e guineense, como sujeitos e/ou objetos de pesquisa em territÃrio de produÃÃo do conhecimento cientÃfico
spellingShingle Negras raÃzes questionam a CiÃncia Ocidental: um estudo sobre a inserÃÃo das populaÃÃes negras, brasileira e guineense, como sujeitos e/ou objetos de pesquisa em territÃrio de produÃÃo do conhecimento cientÃfico
Carolina Maria Costa Bernardo
Ensino Superior
Racismo antinegro
PopulaÃÃes negras
Guineenses
Black populations
Guineans
Higher Education
Anti-black racism
EDUCACAO
title_short Negras raÃzes questionam a CiÃncia Ocidental: um estudo sobre a inserÃÃo das populaÃÃes negras, brasileira e guineense, como sujeitos e/ou objetos de pesquisa em territÃrio de produÃÃo do conhecimento cientÃfico
title_full Negras raÃzes questionam a CiÃncia Ocidental: um estudo sobre a inserÃÃo das populaÃÃes negras, brasileira e guineense, como sujeitos e/ou objetos de pesquisa em territÃrio de produÃÃo do conhecimento cientÃfico
title_fullStr Negras raÃzes questionam a CiÃncia Ocidental: um estudo sobre a inserÃÃo das populaÃÃes negras, brasileira e guineense, como sujeitos e/ou objetos de pesquisa em territÃrio de produÃÃo do conhecimento cientÃfico
title_full_unstemmed Negras raÃzes questionam a CiÃncia Ocidental: um estudo sobre a inserÃÃo das populaÃÃes negras, brasileira e guineense, como sujeitos e/ou objetos de pesquisa em territÃrio de produÃÃo do conhecimento cientÃfico
title_sort Negras raÃzes questionam a CiÃncia Ocidental: um estudo sobre a inserÃÃo das populaÃÃes negras, brasileira e guineense, como sujeitos e/ou objetos de pesquisa em territÃrio de produÃÃo do conhecimento cientÃfico
author Carolina Maria Costa Bernardo
author_facet Carolina Maria Costa Bernardo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 62585673804
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandra HaydÃe Petit
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 61954551304
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12633895468
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5935677942857003
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Beatriz Sousa Gomes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 32779500344
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8992833352627124
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Vera Regina Rodrigues da Silva
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 49862006072
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8241487427753107
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 91674743300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8864993400359600
dc.contributor.author.fl_str_mv Carolina Maria Costa Bernardo
contributor_str_mv Henrique Antunes Cunha JÃnior
Sandra HaydÃe Petit
Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
Ana Beatriz Sousa Gomes
Vera Regina Rodrigues da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Racismo antinegro
PopulaÃÃes negras
Guineenses
topic Ensino Superior
Racismo antinegro
PopulaÃÃes negras
Guineenses
Black populations
Guineans
Higher Education
Anti-black racism
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Black populations
Guineans
Higher Education
Anti-black racism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A ciÃncia de si, a consciÃncia sobre as ciÃncias e sobre as dificuldades e equÃvocos da CiÃncia sÃo campos que dÃo origem a esta tese e suas propostas reflexivas. A pesquisa realizada propÃe uma contribuiÃÃo ao debate de educaÃÃo nos capÃtulos sobre: a africanidade e o eurocentrismo, a realidade vivida pela populaÃÃo afrodescendente na vida acadÃmica, a ciÃncia sentida pela populaÃÃo negra e os embates cotidianos do fazer cientÃfico na sociedade e na vida das populaÃÃes negras brasileiras e africanas. Recorre a desvendar a produÃÃo cientÃfica do ocidente, a questionar os seus princÃpios e bases epistÃmicas, assim como as formas do seu desenvolvimento, tendo como ancora a realidade vivida e a observaÃÃo dos conflitos vivenciados pela populaÃÃo negra nos territÃrios universitÃrios. A ciÃncia, o poder e o poder da ciÃncia enfeixam o debate que problematiza sobre as caracterÃsticas das CiÃncias e sobre como seus paradigmas conversam com o racismo cientÃfico e epistÃmico atravÃs de seu corpo sistematizado de conhecimento. A pesquisa realizada teve como objetivos de: 1) analisar e compreender as ciÃncias no Ocidente e a inserÃÃo das populaÃÃes negras (como sujeitos e/ou como objetos de pesquisa) no territÃrio cientÃfico; 2) Conhecer e compreender a formaÃÃo educacional, acadÃmica e cientÃfica de uma populaÃÃo africana (guineense); e 3) Conhecer o/a intelectual guineense e como ele/a pode nos ajudar a compreender o fenÃmeno do racismo antinegro e antiafricano na CiÃncia Ocidental. E a partir dessas diretrizes chegar Ãs bases do conhecimento africano, em que sÃo estudadas as visÃes dos pesquisadores africanos e de Guine Bissau sobre ciÃncia, conhecimento, educaÃÃo, sociedade. Aqui os pesquisadores guineenses nos ajudam a compreender o fenÃmeno do racismo antinegro e antiafricano na CiÃncia Ocidental e o trabalho conclui apontando sobre as razÃes da necessidade de distanciamento das ideias de verdade e universalidade de CiÃncia e do estabelecimento de um campo autÃnomo na produÃÃo de conhecimento das e para as populaÃÃes negras.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The science of the self, the consciousness about the sciences and the misconceptions of science are fields that give rise to this thesis and its reflective proposals. The research carried out offers a contribution to the debate on education in the chapters on africanity and eurocentrism, on the reality lived by the afrodescendant population in academic life, on the science felt by the black population and on the daily conflicts of scientific action that fall on society and In the lives of black, Brazilian and African populations. The research seeks to uncover the scientific production of the West, to question its principles and epistemic bases, as well as the forms of its development, based on the reality lived and the observation of the conflicts experienced by the black population in the university territories. The science, power, and power of science envelop the debate that questions the characteristics of science and how its paradigms talk to scientific and epistemic racism through its systematized body of knowledge. The research carried out had as objectives: 1) to analyze and understand the sciences in the West and the insertion of the black populations (as subjects and / or as objects of research) in the scientific territory; 2) To know and understand the educational, academic and scientific education of an African (Guinean) population; And 3) To know the Guinean intellectual and how he / she can help us to understand the phenomenon of anti-Black and anti-African racism in Western Science.
description A ciÃncia de si, a consciÃncia sobre as ciÃncias e sobre as dificuldades e equÃvocos da CiÃncia sÃo campos que dÃo origem a esta tese e suas propostas reflexivas. A pesquisa realizada propÃe uma contribuiÃÃo ao debate de educaÃÃo nos capÃtulos sobre: a africanidade e o eurocentrismo, a realidade vivida pela populaÃÃo afrodescendente na vida acadÃmica, a ciÃncia sentida pela populaÃÃo negra e os embates cotidianos do fazer cientÃfico na sociedade e na vida das populaÃÃes negras brasileiras e africanas. Recorre a desvendar a produÃÃo cientÃfica do ocidente, a questionar os seus princÃpios e bases epistÃmicas, assim como as formas do seu desenvolvimento, tendo como ancora a realidade vivida e a observaÃÃo dos conflitos vivenciados pela populaÃÃo negra nos territÃrios universitÃrios. A ciÃncia, o poder e o poder da ciÃncia enfeixam o debate que problematiza sobre as caracterÃsticas das CiÃncias e sobre como seus paradigmas conversam com o racismo cientÃfico e epistÃmico atravÃs de seu corpo sistematizado de conhecimento. A pesquisa realizada teve como objetivos de: 1) analisar e compreender as ciÃncias no Ocidente e a inserÃÃo das populaÃÃes negras (como sujeitos e/ou como objetos de pesquisa) no territÃrio cientÃfico; 2) Conhecer e compreender a formaÃÃo educacional, acadÃmica e cientÃfica de uma populaÃÃo africana (guineense); e 3) Conhecer o/a intelectual guineense e como ele/a pode nos ajudar a compreender o fenÃmeno do racismo antinegro e antiafricano na CiÃncia Ocidental. E a partir dessas diretrizes chegar Ãs bases do conhecimento africano, em que sÃo estudadas as visÃes dos pesquisadores africanos e de Guine Bissau sobre ciÃncia, conhecimento, educaÃÃo, sociedade. Aqui os pesquisadores guineenses nos ajudam a compreender o fenÃmeno do racismo antinegro e antiafricano na CiÃncia Ocidental e o trabalho conclui apontando sobre as razÃes da necessidade de distanciamento das ideias de verdade e universalidade de CiÃncia e do estabelecimento de um campo autÃnomo na produÃÃo de conhecimento das e para as populaÃÃes negras.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19082
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295232449576960