O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM FOCO: UMA ANÃLISE DA EDUCAÃÃO NO CEARÃ EM TEMPOS DE AJUSTES NEO-LIBERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elione Maria Nogueira Diogenes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10818
Resumo: Este estudo tem um carÃter interpretativo e foi construÃdo com base no rigor cientÃfico fundamentado na concepÃÃo de Pierre Bourdieu (1930/2002). à um trabalho situado numa linha de fronteira com interpenetraÃÃo em distintas Ãreas: PolÃtica Social/ Sociologia/ EducaÃÃo /CiÃncia PolÃtica. Sua composiÃÃo investigativa e analÃtica contribui para uma melhor compreensÃo sobre as recentes reformas educacionais ocorridas no CearÃ, indicando seu nascedouro polÃtico e sua funÃÃo ideolÃgica, alÃm de enfatizar a anÃlise do discurso e de conteÃdo, como veios fÃrteis em estudos dessa natureza. Para tanto, defini como fenÃmeno de estudo o Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE, programa federal implantado pelo Fundo de Fortalecimento da Escola - FUNDESCOLA, que no contexto cearense, incorporou-se à dinÃmica de reforma no campo da educaÃÃo pÃblica. No percurso da pesquisa, trabalhei com a anÃlise do discurso e a tÃcnica da anÃlise de conteÃdo, adentrando nos documentos oficiais constituintes /instituintes da polÃtica educacional. Na anÃlise empreendida, busquei recuperar o discurso enquanto materialidade discursiva: portador de contradiÃÃes, carga ideolÃgica e relaÃÃes de poder. Os discursos sobre a qualidade na educaÃÃo sÃo, aqui concebidos, enquanto acontecimentos histÃricos e sociais, estudando-se a partir deles as estratÃgias ideolÃgicas do neoliberalismo no contexto da mundializaÃÃo do capital, que instaurou uma nova ordem no cotidiano escolar em nome da eficiÃncia, da eficÃcia e da efetividade, em detrimento do saber libertÃrio e emancipatÃrio. Esses mecanismos ideolÃgicos nÃo estÃo postos de forma imediata, como dados acabados, mas estÃo diluÃdos na prÃtica irreflexiva, por isso procurei estudÃ-los pelo encaminhamento metodolÃgico da AnÃlise do Discurso complementado com a anÃlise de conteÃdo no sentido de decompor seus elementos teÃricos, explicitando sua estrutura, para melhor compreendÃlos. Assim sendo, como principal constataÃÃo deste estudo destaco que o discurso do Plano de Desenvolvimento da Escola incorporou o discurso oficial da polÃtica pÃblica de educaÃÃo da dÃcada de 1990, baseado nos termos: qualidade, eficiÃncia, eficÃcia, efetividade, modernizaÃÃo, gerenciamento, cliente, clientela e organizaÃÃo. A constituiÃÃo desses enunciados dà conta da terminologia conceitual mediante uma formaÃÃo discursiva unÃvoca, revelada como padrÃo de conhecimento e prÃtica educacional, passivamente aceita pelos atores sociais em seus cotidianos. Os documentos oficiais, representativos das diretrizes educacionais e das decisÃes institucionais com relaÃÃo à qualidade em educaÃÃo denotam as intenÃÃes dos formuladores das polÃticas pÃblicas: homogeneizar as diretrizes e prÃticas nas escolas pÃblicas estaduais, de forma a nÃo permitir outros discursos de carÃter revolucionÃrio ou emancipatÃrio, ferindo as possibilidades
id UFC_285c426dd0c5fd09ba62e36266c915fe
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:704
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM FOCO: UMA ANÃLISE DA EDUCAÃÃO NO CEARà EM TEMPOS DE AJUSTES NEO-LIBERAIS2012-07-31Alba Maria Pinho de Carvalho04393422368http://lattes.cnpq.br/594186704720675732280688387http://lattes.cnpq.br/2352567866641388Elione Maria Nogueira DiogenesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBREscola EducaÃÃo PolÃticas PolÃticas PÃblicasCIENCIAS HUMANASEste estudo tem um carÃter interpretativo e foi construÃdo com base no rigor cientÃfico fundamentado na concepÃÃo de Pierre Bourdieu (1930/2002). à um trabalho situado numa linha de fronteira com interpenetraÃÃo em distintas Ãreas: PolÃtica Social/ Sociologia/ EducaÃÃo /CiÃncia PolÃtica. Sua composiÃÃo investigativa e analÃtica contribui para uma melhor compreensÃo sobre as recentes reformas educacionais ocorridas no CearÃ, indicando seu nascedouro polÃtico e sua funÃÃo ideolÃgica, alÃm de enfatizar a anÃlise do discurso e de conteÃdo, como veios fÃrteis em estudos dessa natureza. Para tanto, defini como fenÃmeno de estudo o Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE, programa federal implantado pelo Fundo de Fortalecimento da Escola - FUNDESCOLA, que no contexto cearense, incorporou-se à dinÃmica de reforma no campo da educaÃÃo pÃblica. No percurso da pesquisa, trabalhei com a anÃlise do discurso e a tÃcnica da anÃlise de conteÃdo, adentrando nos documentos oficiais constituintes /instituintes da polÃtica educacional. Na anÃlise empreendida, busquei recuperar o discurso enquanto materialidade discursiva: portador de contradiÃÃes, carga ideolÃgica e relaÃÃes de poder. Os discursos sobre a qualidade na educaÃÃo sÃo, aqui concebidos, enquanto acontecimentos histÃricos e sociais, estudando-se a partir deles as estratÃgias ideolÃgicas do neoliberalismo no contexto da mundializaÃÃo do capital, que instaurou uma nova ordem no cotidiano escolar em nome da eficiÃncia, da eficÃcia e da efetividade, em detrimento do saber libertÃrio e emancipatÃrio. Esses mecanismos ideolÃgicos nÃo estÃo postos de forma imediata, como dados acabados, mas estÃo diluÃdos na prÃtica irreflexiva, por isso procurei estudÃ-los pelo encaminhamento metodolÃgico da AnÃlise do Discurso complementado com a anÃlise de conteÃdo no sentido de decompor seus elementos teÃricos, explicitando sua estrutura, para melhor compreendÃlos. Assim sendo, como principal constataÃÃo deste estudo destaco que o discurso do Plano de Desenvolvimento da Escola incorporou o discurso oficial da polÃtica pÃblica de educaÃÃo da dÃcada de 1990, baseado nos termos: qualidade, eficiÃncia, eficÃcia, efetividade, modernizaÃÃo, gerenciamento, cliente, clientela e organizaÃÃo. A constituiÃÃo desses enunciados dà conta da terminologia conceitual mediante uma formaÃÃo discursiva unÃvoca, revelada como padrÃo de conhecimento e prÃtica educacional, passivamente aceita pelos atores sociais em seus cotidianos. Os documentos oficiais, representativos das diretrizes educacionais e das decisÃes institucionais com relaÃÃo à qualidade em educaÃÃo denotam as intenÃÃes dos formuladores das polÃticas pÃblicas: homogeneizar as diretrizes e prÃticas nas escolas pÃblicas estaduais, de forma a nÃo permitir outros discursos de carÃter revolucionÃrio ou emancipatÃrio, ferindo as possibilidadesThis study has an interpretative character and it was built with base in the scientific rigidity based in Pierre Bourdieu's conception (193012002). lt is a work located in a borderline with interpenetration in different areas: Social politics I Sociology I Education IScience politics. Your investigative and analytic composition contributes to a better understanding of the recent educational reforms happened in CearÃ, indicating your political origin and your ideological function, besides emphasizing the analysis of the speech and of content, as fertile veins in studies of that nature. For so much, I defined as phenomenon of the study the "Plano de Desenvolvimento da Escola", PDE, a federal program implanted by the "Fundo de Fortalecimento da Escola" - FUNDESCOLA, which in the CearÃ' s context, incorporated to the dynamic of reform of the public education. In the course of the research, I worked with the analysis of the speech and the technique of the content's analysis, penetrating in the official documents constitutelinstitute of the educational politics. In the undertaken analysis, I looked for to recover the speech while discursive materiality: bearer of contradictions, ideological load and relation of power. The speeches about the quality in the education are here conceived like historical and social events, being studied starting from them the ideological strategies of the neoliberalismo in the context of the globalization of the capital, that established a new order in the daily school on behalf of the efficiency, efficacy and the effectiveness, in detriment of the liberated and emancipated knowledge. Those ideological mechanisms are not put in an immediate form like ended data, but they are diluted in a not reflexive practice, so, I tried to study them for the methodological direction of the Analysis of the Speech complemented with the content analysis in the sense of decomposing your theoretical elements, making explicit your structure, for best to understand them. Like this, as main verification of this study detaches that the speech of the "Plano de Desenvolvimento da Escola" incorporated the official speech of the public politics of education of the decade of 1990, based on the terms: quality, efficiency, efficacy, effectiveness, modernization, administration, customer, clientele and organization. The constitution of those statements gives the conceptual terminology by a formation discursive unidirectional, revealed as knowledge pattern and educational practice, passively it accepts for the social actors in your daily ones. The official documents, representative of the educational guidelines and of the institutional decisions with relation to the quality in education denote the intentions of the public politics' formulators: to homogenize the guidelines and practices in the state public schools, in way to not to allow other speeches of revolutionary character or emancipator, hurting the possibilities of a real autonomy, participation and political praxis inside the schoolnÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10818application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:04Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM FOCO: UMA ANÃLISE DA EDUCAÃÃO NO CEARÃ EM TEMPOS DE AJUSTES NEO-LIBERAIS
title O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM FOCO: UMA ANÃLISE DA EDUCAÃÃO NO CEARÃ EM TEMPOS DE AJUSTES NEO-LIBERAIS
spellingShingle O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM FOCO: UMA ANÃLISE DA EDUCAÃÃO NO CEARÃ EM TEMPOS DE AJUSTES NEO-LIBERAIS
Elione Maria Nogueira Diogenes
Escola
EducaÃÃo
PolÃticas
PolÃticas PÃblicas
CIENCIAS HUMANAS
title_short O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM FOCO: UMA ANÃLISE DA EDUCAÃÃO NO CEARÃ EM TEMPOS DE AJUSTES NEO-LIBERAIS
title_full O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM FOCO: UMA ANÃLISE DA EDUCAÃÃO NO CEARÃ EM TEMPOS DE AJUSTES NEO-LIBERAIS
title_fullStr O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM FOCO: UMA ANÃLISE DA EDUCAÃÃO NO CEARÃ EM TEMPOS DE AJUSTES NEO-LIBERAIS
title_full_unstemmed O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM FOCO: UMA ANÃLISE DA EDUCAÃÃO NO CEARÃ EM TEMPOS DE AJUSTES NEO-LIBERAIS
title_sort O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM FOCO: UMA ANÃLISE DA EDUCAÃÃO NO CEARÃ EM TEMPOS DE AJUSTES NEO-LIBERAIS
author Elione Maria Nogueira Diogenes
author_facet Elione Maria Nogueira Diogenes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alba Maria Pinho de Carvalho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04393422368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5941867047206757
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 32280688387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2352567866641388
dc.contributor.author.fl_str_mv Elione Maria Nogueira Diogenes
contributor_str_mv Alba Maria Pinho de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
EducaÃÃo
PolÃticas
PolÃticas PÃblicas
topic Escola
EducaÃÃo
PolÃticas
PolÃticas PÃblicas
CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo tem um carÃter interpretativo e foi construÃdo com base no rigor cientÃfico fundamentado na concepÃÃo de Pierre Bourdieu (1930/2002). à um trabalho situado numa linha de fronteira com interpenetraÃÃo em distintas Ãreas: PolÃtica Social/ Sociologia/ EducaÃÃo /CiÃncia PolÃtica. Sua composiÃÃo investigativa e analÃtica contribui para uma melhor compreensÃo sobre as recentes reformas educacionais ocorridas no CearÃ, indicando seu nascedouro polÃtico e sua funÃÃo ideolÃgica, alÃm de enfatizar a anÃlise do discurso e de conteÃdo, como veios fÃrteis em estudos dessa natureza. Para tanto, defini como fenÃmeno de estudo o Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE, programa federal implantado pelo Fundo de Fortalecimento da Escola - FUNDESCOLA, que no contexto cearense, incorporou-se à dinÃmica de reforma no campo da educaÃÃo pÃblica. No percurso da pesquisa, trabalhei com a anÃlise do discurso e a tÃcnica da anÃlise de conteÃdo, adentrando nos documentos oficiais constituintes /instituintes da polÃtica educacional. Na anÃlise empreendida, busquei recuperar o discurso enquanto materialidade discursiva: portador de contradiÃÃes, carga ideolÃgica e relaÃÃes de poder. Os discursos sobre a qualidade na educaÃÃo sÃo, aqui concebidos, enquanto acontecimentos histÃricos e sociais, estudando-se a partir deles as estratÃgias ideolÃgicas do neoliberalismo no contexto da mundializaÃÃo do capital, que instaurou uma nova ordem no cotidiano escolar em nome da eficiÃncia, da eficÃcia e da efetividade, em detrimento do saber libertÃrio e emancipatÃrio. Esses mecanismos ideolÃgicos nÃo estÃo postos de forma imediata, como dados acabados, mas estÃo diluÃdos na prÃtica irreflexiva, por isso procurei estudÃ-los pelo encaminhamento metodolÃgico da AnÃlise do Discurso complementado com a anÃlise de conteÃdo no sentido de decompor seus elementos teÃricos, explicitando sua estrutura, para melhor compreendÃlos. Assim sendo, como principal constataÃÃo deste estudo destaco que o discurso do Plano de Desenvolvimento da Escola incorporou o discurso oficial da polÃtica pÃblica de educaÃÃo da dÃcada de 1990, baseado nos termos: qualidade, eficiÃncia, eficÃcia, efetividade, modernizaÃÃo, gerenciamento, cliente, clientela e organizaÃÃo. A constituiÃÃo desses enunciados dà conta da terminologia conceitual mediante uma formaÃÃo discursiva unÃvoca, revelada como padrÃo de conhecimento e prÃtica educacional, passivamente aceita pelos atores sociais em seus cotidianos. Os documentos oficiais, representativos das diretrizes educacionais e das decisÃes institucionais com relaÃÃo à qualidade em educaÃÃo denotam as intenÃÃes dos formuladores das polÃticas pÃblicas: homogeneizar as diretrizes e prÃticas nas escolas pÃblicas estaduais, de forma a nÃo permitir outros discursos de carÃter revolucionÃrio ou emancipatÃrio, ferindo as possibilidades
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study has an interpretative character and it was built with base in the scientific rigidity based in Pierre Bourdieu's conception (193012002). lt is a work located in a borderline with interpenetration in different areas: Social politics I Sociology I Education IScience politics. Your investigative and analytic composition contributes to a better understanding of the recent educational reforms happened in CearÃ, indicating your political origin and your ideological function, besides emphasizing the analysis of the speech and of content, as fertile veins in studies of that nature. For so much, I defined as phenomenon of the study the "Plano de Desenvolvimento da Escola", PDE, a federal program implanted by the "Fundo de Fortalecimento da Escola" - FUNDESCOLA, which in the CearÃ' s context, incorporated to the dynamic of reform of the public education. In the course of the research, I worked with the analysis of the speech and the technique of the content's analysis, penetrating in the official documents constitutelinstitute of the educational politics. In the undertaken analysis, I looked for to recover the speech while discursive materiality: bearer of contradictions, ideological load and relation of power. The speeches about the quality in the education are here conceived like historical and social events, being studied starting from them the ideological strategies of the neoliberalismo in the context of the globalization of the capital, that established a new order in the daily school on behalf of the efficiency, efficacy and the effectiveness, in detriment of the liberated and emancipated knowledge. Those ideological mechanisms are not put in an immediate form like ended data, but they are diluted in a not reflexive practice, so, I tried to study them for the methodological direction of the Analysis of the Speech complemented with the content analysis in the sense of decomposing your theoretical elements, making explicit your structure, for best to understand them. Like this, as main verification of this study detaches that the speech of the "Plano de Desenvolvimento da Escola" incorporated the official speech of the public politics of education of the decade of 1990, based on the terms: quality, efficiency, efficacy, effectiveness, modernization, administration, customer, clientele and organization. The constitution of those statements gives the conceptual terminology by a formation discursive unidirectional, revealed as knowledge pattern and educational practice, passively it accepts for the social actors in your daily ones. The official documents, representative of the educational guidelines and of the institutional decisions with relation to the quality in education denote the intentions of the public politics' formulators: to homogenize the guidelines and practices in the state public schools, in way to not to allow other speeches of revolutionary character or emancipator, hurting the possibilities of a real autonomy, participation and political praxis inside the school
description Este estudo tem um carÃter interpretativo e foi construÃdo com base no rigor cientÃfico fundamentado na concepÃÃo de Pierre Bourdieu (1930/2002). à um trabalho situado numa linha de fronteira com interpenetraÃÃo em distintas Ãreas: PolÃtica Social/ Sociologia/ EducaÃÃo /CiÃncia PolÃtica. Sua composiÃÃo investigativa e analÃtica contribui para uma melhor compreensÃo sobre as recentes reformas educacionais ocorridas no CearÃ, indicando seu nascedouro polÃtico e sua funÃÃo ideolÃgica, alÃm de enfatizar a anÃlise do discurso e de conteÃdo, como veios fÃrteis em estudos dessa natureza. Para tanto, defini como fenÃmeno de estudo o Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE, programa federal implantado pelo Fundo de Fortalecimento da Escola - FUNDESCOLA, que no contexto cearense, incorporou-se à dinÃmica de reforma no campo da educaÃÃo pÃblica. No percurso da pesquisa, trabalhei com a anÃlise do discurso e a tÃcnica da anÃlise de conteÃdo, adentrando nos documentos oficiais constituintes /instituintes da polÃtica educacional. Na anÃlise empreendida, busquei recuperar o discurso enquanto materialidade discursiva: portador de contradiÃÃes, carga ideolÃgica e relaÃÃes de poder. Os discursos sobre a qualidade na educaÃÃo sÃo, aqui concebidos, enquanto acontecimentos histÃricos e sociais, estudando-se a partir deles as estratÃgias ideolÃgicas do neoliberalismo no contexto da mundializaÃÃo do capital, que instaurou uma nova ordem no cotidiano escolar em nome da eficiÃncia, da eficÃcia e da efetividade, em detrimento do saber libertÃrio e emancipatÃrio. Esses mecanismos ideolÃgicos nÃo estÃo postos de forma imediata, como dados acabados, mas estÃo diluÃdos na prÃtica irreflexiva, por isso procurei estudÃ-los pelo encaminhamento metodolÃgico da AnÃlise do Discurso complementado com a anÃlise de conteÃdo no sentido de decompor seus elementos teÃricos, explicitando sua estrutura, para melhor compreendÃlos. Assim sendo, como principal constataÃÃo deste estudo destaco que o discurso do Plano de Desenvolvimento da Escola incorporou o discurso oficial da polÃtica pÃblica de educaÃÃo da dÃcada de 1990, baseado nos termos: qualidade, eficiÃncia, eficÃcia, efetividade, modernizaÃÃo, gerenciamento, cliente, clientela e organizaÃÃo. A constituiÃÃo desses enunciados dà conta da terminologia conceitual mediante uma formaÃÃo discursiva unÃvoca, revelada como padrÃo de conhecimento e prÃtica educacional, passivamente aceita pelos atores sociais em seus cotidianos. Os documentos oficiais, representativos das diretrizes educacionais e das decisÃes institucionais com relaÃÃo à qualidade em educaÃÃo denotam as intenÃÃes dos formuladores das polÃticas pÃblicas: homogeneizar as diretrizes e prÃticas nas escolas pÃblicas estaduais, de forma a nÃo permitir outros discursos de carÃter revolucionÃrio ou emancipatÃrio, ferindo as possibilidades
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10818
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295181185744896