RevisÃo e reescrita de textos produzidos por meio do sistema scala web por alunos com deficiÃncia intelectual incluÃdos em sala de aula comum
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Publication Date: | 2017 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRevisÃo e reescrita de textos produzidos por meio do sistema scala web por alunos com deficiÃncia intelectual incluÃdos em sala de aula comumReview and re-escription of texts produced by the scala web system by students with intellectual disabilities included in a common room2017-07-20Adriana Leite Limaverde Gomes16927974334http://lattes.cnpq.br/3072347002192936Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587TÃcia Cassiany Ferro Cavalcante77450337487http://lattes.cnpq.br/818424180601817394267740330http://lattes.cnpq.br/2852645732642266Neidyana Silva de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRDeficiÃncia intelectual RevisÃo textual Sala de aula comumIntellectual disability Textual review Common classroomEDUCACAOUFCnÃo hÃA presente pesquisa apoia-se nos pressupostos teÃricos sÃcio- histÃricos e psicogenÃticos acerca da lÃngua escrita. Objetivou investigar de que modo a revisÃo e a reescrita textual por dÃades de alunos com e sem deficiÃncia intelectual (DI) no contexto da sala de aula comum podem influenciar a evoluÃÃo conceitual da lÃngua escrita dos primeiros. Participaram desta pesquisa cinco sujeitos diagnosticados com deficiÃncia intelectual, cuja escrita se encontrava em processo de desenvolvimento entre os nÃveis silÃbico e silÃbico-alfabÃtico. Os alunos sujeitos da pesquisa eram matriculados em duas escolas pÃblicas da rede municipal de ensino de Fortaleza- CE, no Ensino Fundamental, em salas dos 2Â, 3 e 5 anos. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa e compreendeu trÃs etapas: a) aplicaÃÃo do prÃ-teste para avaliar o nÃvel conceitual da escrita dos alunos sujeitos da pesquisa; b) desenvolvimento na sala de aula comum de atividades colaborativas para revisÃo e reescrita dos textos produzidos por meio do sistema SCALA web na SRM; c) aplicaÃÃo dos pÃs-testes. O procedimento metodolÃgico compreendeu a atividade de revisÃo e reescrita das produÃÃes textuais realizadas no contexto da Sala de Recurso Multifuncional (SRM), durante a pesquisa coordenada por Barros (2017), que està interligada a este estudo. Nesta investigaÃÃo, na sala de aula comum, sob a mediaÃÃo/colaboraÃÃo de seus pares sem deficiÃncia, os alunos com deficiÃncia intelectual revisaram e reescreveram seus textos produzidos na SRM. A anÃlise de dados foi realizada com base em quatro categorias: 1 - EstratÃgias de escrita utilizadas pelo aluno com deficiÃncia intelectual durante a atividade de revisÃo e reescrita textual; 2 - A produÃÃo textual de sujeitos com deficiÃncia intelectual: uma anÃlise comparativa entre os textos produzidos na SRM (T1) e os textos revisados e reescritos na sala de aula comum (T2); 3 - Os efeitos da mediaÃÃo sobre a produÃÃo textual dos sujeitos com deficiÃncia intelectual e 4 - AvaliaÃÃo do nÃvel conceitual da escrita: anÃlise dos prà e pÃs- testes. Os resultados indicaram que a mediaÃÃo provocou a emergÃncia e a apropriaÃÃo de estratÃgias de escrita, e conferiu melhor qualidade à produÃÃo textual dos participantes. Percebeu-se tambÃm que ocorreu evoluÃÃo do nÃvel conceitual de quatro dos cinco sujeitos. Conclui-se que as atividades de revisÃo e reescrita permitiram um replanejamento da escrita, com origem em uma reflexÃo sobre esta, sob a mediaÃÃo e interaÃÃo dos pares, sujeitos com e sem deficiÃncia intelectual. Palavras-chave: DeficiÃncia intelectual. RevisÃo textual. Sala de aula comum. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19986application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:24Zmail@mail.com - |
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