O desenvolvimento da escrita de sujeitos com deficiÃncia intelectual por meio do software Scala Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca Jamilia Oliveira de Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19643
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO desenvolvimento da escrita de sujeitos com deficiÃncia intelectual por meio do software Scala Web2017-06-19Rita Vieira de Figueiredo43833586400Adriana Leite Limaverde Gomes16927974334http://lattes.cnpq.br/3072347002192936Jean-Robert Poulin60113825331Liliana Maria Passerino 60094095000http://lattes.cnpq.br/622353882780194004163335323 http://lattes.cnpq.br/6422871892345759Francisca Jamilia Oliveira de BarrosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRÃmergence de lâÃcritLangage Ãcrit DÃficience intellectuelleScala WebLÃngua Escrita DeficiÃncia Intelectual Scala WebEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior A presente pesquisa se inscreve na abordagem psicogenÃtica da escrita e teve por objetivo verificar se e como a aplicaÃÃo do sistema de ComunicaÃÃo Alternativa, Scala Web, favorece o desenvolvimento da linguagem escrita de sujeitos com deficiÃncia intelectual. Participaram desta pesquisa 10 sujeitos (5 do grupo experimental e 5 do grupo controle) com deficiÃncia intelectual que estavam em processo de desenvolvimento da escrita (variando do nÃvel silÃbico e silÃbico-alfabÃtico) e que frequentavam escolas da rede pÃblica de Fortaleza. O procedimento da pesquisa consistiu em um estudo experimental no qual cada sujeito construiu 10 textos (orais e escritos), por meio do ambiente Narrativas Visuais do software Scala Web, com o auxÃlio da mediaÃÃo, contabilizando um total de 50 produÃÃes. As intervenÃÃes aconteceram semanalmente, durante o perÃodo de trÃs meses e foram realizadas em duas salas de recurso multifuncional (SRM) de duas escolas pÃblicas de Fortaleza, com duraÃÃo de aproximadamente 45 minutos. Somente os sujeitos do grupo experimental participaram dessas sessÃes. Durante as intervenÃÃes foi realizado um trabalho de mediaÃÃo com os sujeitos tanto em relaÃÃo a interaÃÃo com o software, como tambÃm no sentido de favorecer a escrita dos textos. Todos os sujeitos foram submetidos a um prà e pÃs-teste visando avaliar o desenvolvimento da escrita e o desenvolvimento operatÃrio dos mesmos. ComparaÃÃes estatÃsticas foram efetuadas por meio dos testes nÃo paramÃtricos U de Mann-Whitney e Teste-T. Do ponto de vista estatÃstico, nenhuma diferenÃa pode ser observada entre o grupo controle e o experimental em relaÃÃo a idade cronolÃgica, o desenvolvimento operatÃrio e a linguagem escrita. PorÃm, a anÃlise qualitativa indica avanÃos no grupo experimental, no que se refere a evoluÃÃo da escrita. Os dados revelaram que durante o processo de construÃÃo textual, no inÃcio da pesquisa quatro dos cinco sujeitos utilizavam a construÃÃo dos cenÃrios para planejar o seu texto e organizar a apresentaÃÃo das ideias. Ao tÃrmino da pesquisa esses sujeitos jà conseguiam organizar e construir os seus textos sem o apoio dos cenÃrios. Durante toda a pesquisa a mediaÃÃo se constitui um elemento importante para o desempenho dos sujeitos na produÃÃo escrita. Algumas fragilidades em relaÃÃo ao software foram observadas, porÃm apenas durante a composiÃÃo dos cenÃrios. Tais fragilidades revelam que o ambiente pesquisado se torna de difÃcil acesso para sujeitos que nÃo se encontram em nÃvel alfabÃtico. Na presente pesquisa essa fragilidade foi neutralizada pela mediaÃÃo. Desta forma, podemos inferir que o ambiente Narrativas Visuais do Scala Web, sendo utilizado com fins pedagÃgicos pode auxiliar no desenvolvimento da lÃngua escrita de sujeitos com deficiÃncia intelectual, visto que, à um ambiente motivador que oferece diversas possibilidades de interaÃÃo e disponibiliza recursos, que podem apoiar o processo de construÃÃo textual por parte desses sujeitos.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19643application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:07Zmail@mail.com -
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