IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida Maria Costa de Albuquerque
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6375
Resumo: O presente estudo investigou a integraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo em unidades escolares do sistema municipal de Fortaleza, CearÃ, analisando suas formas de uso e sua relaÃÃo com planejamento pedagÃgico implementado. A metodologia, com Ãnfase qualitativa e carÃter etnogrÃfico, foi realizada de forma mista, a partir de aplicaÃÃo de questionÃrios e pesquisa de campo. Utilizamos as tÃcnicas da observaÃÃo participante e entrevista semi-estruturada com um professor do LIE e um professor da sala de aula. Os sujeitos foram selecionados a partir de critÃrios previamente definidos, como realizaÃÃo de atividades desenvolvidas na sala de aula articuladas com o laboratÃrio de informÃtica, participaÃÃo em planejamentos na escola e disponibilizaÃÃo e interesse em participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que o laboratÃrio de informÃtica vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, sÃo muitas as dificuldades encontradas que impedem prÃticas mais interacionistas e integradas ao currÃculo escolar. As prÃticas, muitas vezes, estÃo impregnadas de uma abordagem instrucionista, limitando o uso pedagÃgico, resultado de um planejamento funcional, reflexo de currÃculo tradicional preso a tempos e espaÃos, mostrando a necessidade de aprofundar o carÃter interdisciplinar e transversal do uso do laboratÃrio de informÃtica na escola, a partir de discussÃes mais epistemolÃgicas.
id UFC_551dc8fcc4b6c416c213fc3fce7fc429
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4072
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de FortalezaIntegration of information technology laboratories to the curriculum: practices in a municipal school of Fortaleza. 2011-01-31Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Paulo Gileno Cysneiros01025287487http://lattes.cnpq.br/548651782555752343012035320http://lattes.cnpq.br/5157637741225656Aparecida Maria Costa de AlbuquerqueUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRLaboratÃrio de InformÃtica Educativa IntegraÃÃo ao CurrÃculo Escolar Planejamento PedagÃgicoComputer Laboratory in Education Integration to the Educational Curriculum Pedagogical PlanningTECNOLOGIA EDUCACIONALO presente estudo investigou a integraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo em unidades escolares do sistema municipal de Fortaleza, CearÃ, analisando suas formas de uso e sua relaÃÃo com planejamento pedagÃgico implementado. A metodologia, com Ãnfase qualitativa e carÃter etnogrÃfico, foi realizada de forma mista, a partir de aplicaÃÃo de questionÃrios e pesquisa de campo. Utilizamos as tÃcnicas da observaÃÃo participante e entrevista semi-estruturada com um professor do LIE e um professor da sala de aula. Os sujeitos foram selecionados a partir de critÃrios previamente definidos, como realizaÃÃo de atividades desenvolvidas na sala de aula articuladas com o laboratÃrio de informÃtica, participaÃÃo em planejamentos na escola e disponibilizaÃÃo e interesse em participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que o laboratÃrio de informÃtica vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, sÃo muitas as dificuldades encontradas que impedem prÃticas mais interacionistas e integradas ao currÃculo escolar. As prÃticas, muitas vezes, estÃo impregnadas de uma abordagem instrucionista, limitando o uso pedagÃgico, resultado de um planejamento funcional, reflexo de currÃculo tradicional preso a tempos e espaÃos, mostrando a necessidade de aprofundar o carÃter interdisciplinar e transversal do uso do laboratÃrio de informÃtica na escola, a partir de discussÃes mais epistemolÃgicas.The present study investigated the integration of the computer lab in the curriculum of the municipal school units of Fortaleza, CearÃ, analyzing its forms of use and its relationship to educational planning implemented. The methodology, with emphasis on qualitative and ethnographic, was performed in mixed form, from questionnaires and field research. We use the techniques of participant observation and semi-structured interview with a professor at the LEI and a classroom teacher. The subjects were selected based on predefined criteria such as execution of activities developed in the classroom, articulated with the computer lab, participation in school planning and, provision and interest to participate of study. The survey results indicated that the lab have been used systematically in school, from different modalities. However, there are still many difficulties which prevent practices most interactional and integrated into the school curriculum. The practices, often, are impregnated of an instructional approach, limiting the pedagogical use, result of a functional planning, reflecting an traditional curriculum arrested to time and space, showing the need to deepen the interdisciplinary and transversal character of use of the computer lab in school, from epistemological discussions. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6375application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:22Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integration of information technology laboratories to the curriculum: practices in a municipal school of Fortaleza.
title IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza
spellingShingle IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza
Aparecida Maria Costa de Albuquerque
LaboratÃrio de InformÃtica Educativa
IntegraÃÃo ao CurrÃculo Escolar
Planejamento PedagÃgico
Computer Laboratory in Education
Integration to the Educational Curriculum
Pedagogical Planning
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza
title_full IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza
title_fullStr IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza
title_full_unstemmed IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza
title_sort IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza
author Aparecida Maria Costa de Albuquerque
author_facet Aparecida Maria Costa de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Aires de Castro Filho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24207543368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Gileno Cysneiros
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 01025287487
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5486517825557523
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 43012035320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5157637741225656
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecida Maria Costa de Albuquerque
contributor_str_mv Josà Aires de Castro Filho
Ana Maria Iorio Dias
Paulo Gileno Cysneiros
dc.subject.por.fl_str_mv LaboratÃrio de InformÃtica Educativa
IntegraÃÃo ao CurrÃculo Escolar
Planejamento PedagÃgico
topic LaboratÃrio de InformÃtica Educativa
IntegraÃÃo ao CurrÃculo Escolar
Planejamento PedagÃgico
Computer Laboratory in Education
Integration to the Educational Curriculum
Pedagogical Planning
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer Laboratory in Education
Integration to the Educational Curriculum
Pedagogical Planning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior
nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo investigou a integraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo em unidades escolares do sistema municipal de Fortaleza, CearÃ, analisando suas formas de uso e sua relaÃÃo com planejamento pedagÃgico implementado. A metodologia, com Ãnfase qualitativa e carÃter etnogrÃfico, foi realizada de forma mista, a partir de aplicaÃÃo de questionÃrios e pesquisa de campo. Utilizamos as tÃcnicas da observaÃÃo participante e entrevista semi-estruturada com um professor do LIE e um professor da sala de aula. Os sujeitos foram selecionados a partir de critÃrios previamente definidos, como realizaÃÃo de atividades desenvolvidas na sala de aula articuladas com o laboratÃrio de informÃtica, participaÃÃo em planejamentos na escola e disponibilizaÃÃo e interesse em participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que o laboratÃrio de informÃtica vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, sÃo muitas as dificuldades encontradas que impedem prÃticas mais interacionistas e integradas ao currÃculo escolar. As prÃticas, muitas vezes, estÃo impregnadas de uma abordagem instrucionista, limitando o uso pedagÃgico, resultado de um planejamento funcional, reflexo de currÃculo tradicional preso a tempos e espaÃos, mostrando a necessidade de aprofundar o carÃter interdisciplinar e transversal do uso do laboratÃrio de informÃtica na escola, a partir de discussÃes mais epistemolÃgicas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present study investigated the integration of the computer lab in the curriculum of the municipal school units of Fortaleza, CearÃ, analyzing its forms of use and its relationship to educational planning implemented. The methodology, with emphasis on qualitative and ethnographic, was performed in mixed form, from questionnaires and field research. We use the techniques of participant observation and semi-structured interview with a professor at the LEI and a classroom teacher. The subjects were selected based on predefined criteria such as execution of activities developed in the classroom, articulated with the computer lab, participation in school planning and, provision and interest to participate of study. The survey results indicated that the lab have been used systematically in school, from different modalities. However, there are still many difficulties which prevent practices most interactional and integrated into the school curriculum. The practices, often, are impregnated of an instructional approach, limiting the pedagogical use, result of a functional planning, reflecting an traditional curriculum arrested to time and space, showing the need to deepen the interdisciplinary and transversal character of use of the computer lab in school, from epistemological discussions.
description O presente estudo investigou a integraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo em unidades escolares do sistema municipal de Fortaleza, CearÃ, analisando suas formas de uso e sua relaÃÃo com planejamento pedagÃgico implementado. A metodologia, com Ãnfase qualitativa e carÃter etnogrÃfico, foi realizada de forma mista, a partir de aplicaÃÃo de questionÃrios e pesquisa de campo. Utilizamos as tÃcnicas da observaÃÃo participante e entrevista semi-estruturada com um professor do LIE e um professor da sala de aula. Os sujeitos foram selecionados a partir de critÃrios previamente definidos, como realizaÃÃo de atividades desenvolvidas na sala de aula articuladas com o laboratÃrio de informÃtica, participaÃÃo em planejamentos na escola e disponibilizaÃÃo e interesse em participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que o laboratÃrio de informÃtica vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, sÃo muitas as dificuldades encontradas que impedem prÃticas mais interacionistas e integradas ao currÃculo escolar. As prÃticas, muitas vezes, estÃo impregnadas de uma abordagem instrucionista, limitando o uso pedagÃgico, resultado de um planejamento funcional, reflexo de currÃculo tradicional preso a tempos e espaÃos, mostrando a necessidade de aprofundar o carÃter interdisciplinar e transversal do uso do laboratÃrio de informÃtica na escola, a partir de discussÃes mais epistemolÃgicas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6375
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295150100709376