IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6375 |
Resumo: | O presente estudo investigou a integraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo em unidades escolares do sistema municipal de Fortaleza, CearÃ, analisando suas formas de uso e sua relaÃÃo com planejamento pedagÃgico implementado. A metodologia, com Ãnfase qualitativa e carÃter etnogrÃfico, foi realizada de forma mista, a partir de aplicaÃÃo de questionÃrios e pesquisa de campo. Utilizamos as tÃcnicas da observaÃÃo participante e entrevista semi-estruturada com um professor do LIE e um professor da sala de aula. Os sujeitos foram selecionados a partir de critÃrios previamente definidos, como realizaÃÃo de atividades desenvolvidas na sala de aula articuladas com o laboratÃrio de informÃtica, participaÃÃo em planejamentos na escola e disponibilizaÃÃo e interesse em participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que o laboratÃrio de informÃtica vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, sÃo muitas as dificuldades encontradas que impedem prÃticas mais interacionistas e integradas ao currÃculo escolar. As prÃticas, muitas vezes, estÃo impregnadas de uma abordagem instrucionista, limitando o uso pedagÃgico, resultado de um planejamento funcional, reflexo de currÃculo tradicional preso a tempos e espaÃos, mostrando a necessidade de aprofundar o carÃter interdisciplinar e transversal do uso do laboratÃrio de informÃtica na escola, a partir de discussÃes mais epistemolÃgicas. |
id |
UFC_551dc8fcc4b6c416c213fc3fce7fc429 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4072 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de FortalezaIntegration of information technology laboratories to the curriculum: practices in a municipal school of Fortaleza. 2011-01-31Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Paulo Gileno Cysneiros01025287487http://lattes.cnpq.br/548651782555752343012035320http://lattes.cnpq.br/5157637741225656Aparecida Maria Costa de AlbuquerqueUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRLaboratÃrio de InformÃtica Educativa IntegraÃÃo ao CurrÃculo Escolar Planejamento PedagÃgicoComputer Laboratory in Education Integration to the Educational Curriculum Pedagogical PlanningTECNOLOGIA EDUCACIONALO presente estudo investigou a integraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo em unidades escolares do sistema municipal de Fortaleza, CearÃ, analisando suas formas de uso e sua relaÃÃo com planejamento pedagÃgico implementado. A metodologia, com Ãnfase qualitativa e carÃter etnogrÃfico, foi realizada de forma mista, a partir de aplicaÃÃo de questionÃrios e pesquisa de campo. Utilizamos as tÃcnicas da observaÃÃo participante e entrevista semi-estruturada com um professor do LIE e um professor da sala de aula. Os sujeitos foram selecionados a partir de critÃrios previamente definidos, como realizaÃÃo de atividades desenvolvidas na sala de aula articuladas com o laboratÃrio de informÃtica, participaÃÃo em planejamentos na escola e disponibilizaÃÃo e interesse em participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que o laboratÃrio de informÃtica vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, sÃo muitas as dificuldades encontradas que impedem prÃticas mais interacionistas e integradas ao currÃculo escolar. As prÃticas, muitas vezes, estÃo impregnadas de uma abordagem instrucionista, limitando o uso pedagÃgico, resultado de um planejamento funcional, reflexo de currÃculo tradicional preso a tempos e espaÃos, mostrando a necessidade de aprofundar o carÃter interdisciplinar e transversal do uso do laboratÃrio de informÃtica na escola, a partir de discussÃes mais epistemolÃgicas.The present study investigated the integration of the computer lab in the curriculum of the municipal school units of Fortaleza, CearÃ, analyzing its forms of use and its relationship to educational planning implemented. The methodology, with emphasis on qualitative and ethnographic, was performed in mixed form, from questionnaires and field research. We use the techniques of participant observation and semi-structured interview with a professor at the LEI and a classroom teacher. The subjects were selected based on predefined criteria such as execution of activities developed in the classroom, articulated with the computer lab, participation in school planning and, provision and interest to participate of study. The survey results indicated that the lab have been used systematically in school, from different modalities. However, there are still many difficulties which prevent practices most interactional and integrated into the school curriculum. The practices, often, are impregnated of an instructional approach, limiting the pedagogical use, result of a functional planning, reflecting an traditional curriculum arrested to time and space, showing the need to deepen the interdisciplinary and transversal character of use of the computer lab in school, from epistemological discussions. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel SuperiornÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6375application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:22Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Integration of information technology laboratories to the curriculum: practices in a municipal school of Fortaleza. |
title |
IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza |
spellingShingle |
IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza Aparecida Maria Costa de Albuquerque LaboratÃrio de InformÃtica Educativa IntegraÃÃo ao CurrÃculo Escolar Planejamento PedagÃgico Computer Laboratory in Education Integration to the Educational Curriculum Pedagogical Planning TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza |
title_full |
IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza |
title_fullStr |
IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza |
title_sort |
IntegraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo: prÃticas numa escola municipal de Fortaleza |
author |
Aparecida Maria Costa de Albuquerque |
author_facet |
Aparecida Maria Costa de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Josà Aires de Castro Filho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
24207543368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paulo Gileno Cysneiros |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
01025287487 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5486517825557523 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
43012035320 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5157637741225656 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparecida Maria Costa de Albuquerque |
contributor_str_mv |
Josà Aires de Castro Filho Ana Maria Iorio Dias Paulo Gileno Cysneiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LaboratÃrio de InformÃtica Educativa IntegraÃÃo ao CurrÃculo Escolar Planejamento PedagÃgico |
topic |
LaboratÃrio de InformÃtica Educativa IntegraÃÃo ao CurrÃculo Escolar Planejamento PedagÃgico Computer Laboratory in Education Integration to the Educational Curriculum Pedagogical Planning TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer Laboratory in Education Integration to the Educational Curriculum Pedagogical Planning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente estudo investigou a integraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo em unidades escolares do sistema municipal de Fortaleza, CearÃ, analisando suas formas de uso e sua relaÃÃo com planejamento pedagÃgico implementado. A metodologia, com Ãnfase qualitativa e carÃter etnogrÃfico, foi realizada de forma mista, a partir de aplicaÃÃo de questionÃrios e pesquisa de campo. Utilizamos as tÃcnicas da observaÃÃo participante e entrevista semi-estruturada com um professor do LIE e um professor da sala de aula. Os sujeitos foram selecionados a partir de critÃrios previamente definidos, como realizaÃÃo de atividades desenvolvidas na sala de aula articuladas com o laboratÃrio de informÃtica, participaÃÃo em planejamentos na escola e disponibilizaÃÃo e interesse em participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que o laboratÃrio de informÃtica vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, sÃo muitas as dificuldades encontradas que impedem prÃticas mais interacionistas e integradas ao currÃculo escolar. As prÃticas, muitas vezes, estÃo impregnadas de uma abordagem instrucionista, limitando o uso pedagÃgico, resultado de um planejamento funcional, reflexo de currÃculo tradicional preso a tempos e espaÃos, mostrando a necessidade de aprofundar o carÃter interdisciplinar e transversal do uso do laboratÃrio de informÃtica na escola, a partir de discussÃes mais epistemolÃgicas. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The present study investigated the integration of the computer lab in the curriculum of the municipal school units of Fortaleza, CearÃ, analyzing its forms of use and its relationship to educational planning implemented. The methodology, with emphasis on qualitative and ethnographic, was performed in mixed form, from questionnaires and field research. We use the techniques of participant observation and semi-structured interview with a professor at the LEI and a classroom teacher. The subjects were selected based on predefined criteria such as execution of activities developed in the classroom, articulated with the computer lab, participation in school planning and, provision and interest to participate of study. The survey results indicated that the lab have been used systematically in school, from different modalities. However, there are still many difficulties which prevent practices most interactional and integrated into the school curriculum. The practices, often, are impregnated of an instructional approach, limiting the pedagogical use, result of a functional planning, reflecting an traditional curriculum arrested to time and space, showing the need to deepen the interdisciplinary and transversal character of use of the computer lab in school, from epistemological discussions. |
description |
O presente estudo investigou a integraÃÃo do laboratÃrio de informÃtica ao currÃculo em unidades escolares do sistema municipal de Fortaleza, CearÃ, analisando suas formas de uso e sua relaÃÃo com planejamento pedagÃgico implementado. A metodologia, com Ãnfase qualitativa e carÃter etnogrÃfico, foi realizada de forma mista, a partir de aplicaÃÃo de questionÃrios e pesquisa de campo. Utilizamos as tÃcnicas da observaÃÃo participante e entrevista semi-estruturada com um professor do LIE e um professor da sala de aula. Os sujeitos foram selecionados a partir de critÃrios previamente definidos, como realizaÃÃo de atividades desenvolvidas na sala de aula articuladas com o laboratÃrio de informÃtica, participaÃÃo em planejamentos na escola e disponibilizaÃÃo e interesse em participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que o laboratÃrio de informÃtica vem sendo utilizado sistematicamente na escola, a partir de diferentes modalidades. Entretanto, ainda, sÃo muitas as dificuldades encontradas que impedem prÃticas mais interacionistas e integradas ao currÃculo escolar. As prÃticas, muitas vezes, estÃo impregnadas de uma abordagem instrucionista, limitando o uso pedagÃgico, resultado de um planejamento funcional, reflexo de currÃculo tradicional preso a tempos e espaÃos, mostrando a necessidade de aprofundar o carÃter interdisciplinar e transversal do uso do laboratÃrio de informÃtica na escola, a partir de discussÃes mais epistemolÃgicas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6375 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295150100709376 |