Ciranda de palavras, auroras de sentido: interaÃÃes discursivas em sala de aula e construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15822 |
Resumo: | FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
id |
UFC_578a8b5ded7f3f5bd8e8a25aba17755c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10240 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCiranda de palavras, auroras de sentido: interaÃÃes discursivas em sala de aula e construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita2015-11-27Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo16729196491http://lattes.cnpq.br/4052574912000577Adriana Leite Limaverde Gomes16927974334http://lattes.cnpq.br/3072347002192936Ruth Maria de Paula GonÃalves36578754334http://lattes.cnpq.br/7515124468091526XÃnia DiÃgenes Benfatti38153882368http://lattes.cnpq.br/0724002945099128 81397143304 http://lattes.cnpq.br/5114818220704359Luciana Martins QuixadÃUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCrianÃa Linguagem escrita ConcepÃÃes InteraÃÃes discursivas Child Written Language Views Discursive InteractionsEDUCACAOFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Esta tese teve como objetivo central investigar a construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita, considerando a dinÃmica dos discursos intersubjetivos presentes nas atividades de leitura e de escrita em sala de aula. A motivaÃÃo para tal pesquisa surge a partir da hipÃtese de que essa relaÃÃo entre concepÃÃes e interaÃÃes linguÃsticas à fundamental nos processos de aprendizagem bem como componente do desenvolvimento do ser humano. Essa hipÃtese decorre de leituras das teorias de Lev S. Vygotsky e Mikhail Bakhtin, para os quais, respeitando os distanciamentos entre suas obras, o pensamento à estruturado pela linguagem, pois atravÃs das trocas discursivas entre sujeitos sociais e elementos linguÃsticos culturais à que os sujeitos estruturam suas funÃÃes intelectuais superiores. A escolha pelas concepÃÃes das crianÃas partiu da compreensÃo de que escutÃ-las à algo que se faz necessÃrio nos dias atuais como elemento que pode favorecer a elaboraÃÃo e execuÃÃo de novos modos do fazer pedagÃgico no ensino da linguagem escrita. Considerar quais sentidos as crianÃas atribuem ao ler e escrever, isto Ã, o que faz uma pessoa que là e escreve, à condiÃÃo importante para se pensar uma prÃtica pedagÃgica que perceba a crianÃa como sujeito ativo no seu processo de aprendizagem, bem como para investigar o espaÃo da sala de aula como um ambiente social, dentre tantos, que interfere na construÃÃo desses sentidos. Desse modo, essa pesquisa teve como sujeitos sete crianÃas escolhidas em duas turmas de 1˚ ano do Ensino Fundamental em uma escola pÃblica de Fortaleza-CE e suas professoras. A metodologia foi longitudinal e qualitativa e utilizou-se como instrumentos de pesquisa a tÃcnica do desenho para se obter as concepÃÃes das crianÃas em trÃs momentos diferentes â inÃcio, meio e fim do ano letivo â, os diÃrios de campo e gravaÃÃes de Ãudio e vÃdeo das interaÃÃes discursivas em sala de aula coletadas em observaÃÃes semanais. As anÃlises foram desenvolvidas articulando a categorizaÃÃo do que estava âditoâ nos desenhos e os trechos discursivos dessas interaÃÃes, no intuito de visualizar como se poderia tecer a verificaÃÃo da hipÃtese e alcanÃar o objetivo central desse estudo. A escola à expressa em grande parte dos desenhos o que faz pensar sobre a pertinÃncia desse espaÃo para a construÃÃo dos sentidos que as crianÃas tÃm no que se refere ao saber ler e escrever. Assim como tambÃm vÃrios diÃlogos, situaÃÃes de fala e enunciaÃÃes em sala de aula entre as crianÃas e a professora, onde esta assumiu um lugar de centralidade, que corroboraram para a conclusÃo de que as interaÃÃes discursivas nesse espaÃo afetaram qualitativamente a construÃÃo das concepÃÃes das crianÃas sobre a linguagem escrita. Ressaltando que as principais concepÃÃes que as crianÃas apresentaram foram: 1) a relaÃÃo entre leitura e/ou escrita e a escola; 2) a leitura e a escrita como instrumentos que viabilizam relaÃÃes sociais e culturais ou com a atividade do trabalho; 3) o saber ler e o saber escrever como competÃncias de pessoas mais velhas ou adultas; e 4) relaÃÃo muito prÃxima entre saber ler e saber escrever.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15822application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:05Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Ciranda de palavras, auroras de sentido: interaÃÃes discursivas em sala de aula e construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita |
title |
Ciranda de palavras, auroras de sentido: interaÃÃes discursivas em sala de aula e construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita |
spellingShingle |
Ciranda de palavras, auroras de sentido: interaÃÃes discursivas em sala de aula e construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita Luciana Martins Quixadà CrianÃa Linguagem escrita ConcepÃÃes InteraÃÃes discursivas Child Written Language Views Discursive Interactions EDUCACAO |
title_short |
Ciranda de palavras, auroras de sentido: interaÃÃes discursivas em sala de aula e construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita |
title_full |
Ciranda de palavras, auroras de sentido: interaÃÃes discursivas em sala de aula e construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita |
title_fullStr |
Ciranda de palavras, auroras de sentido: interaÃÃes discursivas em sala de aula e construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita |
title_full_unstemmed |
Ciranda de palavras, auroras de sentido: interaÃÃes discursivas em sala de aula e construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita |
title_sort |
Ciranda de palavras, auroras de sentido: interaÃÃes discursivas em sala de aula e construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita |
author |
Luciana Martins Quixadà |
author_facet |
Luciana Martins Quixadà |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
74089269768 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
16729196491 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4052574912000577 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Adriana Leite Limaverde Gomes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
16927974334 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3072347002192936 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ruth Maria de Paula GonÃalves |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
36578754334 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7515124468091526 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
XÃnia DiÃgenes Benfatti |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
38153882368 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0724002945099128 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
81397143304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5114818220704359 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciana Martins Quixadà |
contributor_str_mv |
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo Adriana Leite Limaverde Gomes Ruth Maria de Paula GonÃalves XÃnia DiÃgenes Benfatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CrianÃa Linguagem escrita ConcepÃÃes InteraÃÃes discursivas |
topic |
CrianÃa Linguagem escrita ConcepÃÃes InteraÃÃes discursivas Child Written Language Views Discursive Interactions EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child Written Language Views Discursive Interactions |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta tese teve como objetivo central investigar a construÃÃo da concepÃÃo da crianÃa sobre a linguagem escrita, considerando a dinÃmica dos discursos intersubjetivos presentes nas atividades de leitura e de escrita em sala de aula. A motivaÃÃo para tal pesquisa surge a partir da hipÃtese de que essa relaÃÃo entre concepÃÃes e interaÃÃes linguÃsticas à fundamental nos processos de aprendizagem bem como componente do desenvolvimento do ser humano. Essa hipÃtese decorre de leituras das teorias de Lev S. Vygotsky e Mikhail Bakhtin, para os quais, respeitando os distanciamentos entre suas obras, o pensamento à estruturado pela linguagem, pois atravÃs das trocas discursivas entre sujeitos sociais e elementos linguÃsticos culturais à que os sujeitos estruturam suas funÃÃes intelectuais superiores. A escolha pelas concepÃÃes das crianÃas partiu da compreensÃo de que escutÃ-las à algo que se faz necessÃrio nos dias atuais como elemento que pode favorecer a elaboraÃÃo e execuÃÃo de novos modos do fazer pedagÃgico no ensino da linguagem escrita. Considerar quais sentidos as crianÃas atribuem ao ler e escrever, isto Ã, o que faz uma pessoa que là e escreve, à condiÃÃo importante para se pensar uma prÃtica pedagÃgica que perceba a crianÃa como sujeito ativo no seu processo de aprendizagem, bem como para investigar o espaÃo da sala de aula como um ambiente social, dentre tantos, que interfere na construÃÃo desses sentidos. Desse modo, essa pesquisa teve como sujeitos sete crianÃas escolhidas em duas turmas de 1˚ ano do Ensino Fundamental em uma escola pÃblica de Fortaleza-CE e suas professoras. A metodologia foi longitudinal e qualitativa e utilizou-se como instrumentos de pesquisa a tÃcnica do desenho para se obter as concepÃÃes das crianÃas em trÃs momentos diferentes â inÃcio, meio e fim do ano letivo â, os diÃrios de campo e gravaÃÃes de Ãudio e vÃdeo das interaÃÃes discursivas em sala de aula coletadas em observaÃÃes semanais. As anÃlises foram desenvolvidas articulando a categorizaÃÃo do que estava âditoâ nos desenhos e os trechos discursivos dessas interaÃÃes, no intuito de visualizar como se poderia tecer a verificaÃÃo da hipÃtese e alcanÃar o objetivo central desse estudo. A escola à expressa em grande parte dos desenhos o que faz pensar sobre a pertinÃncia desse espaÃo para a construÃÃo dos sentidos que as crianÃas tÃm no que se refere ao saber ler e escrever. Assim como tambÃm vÃrios diÃlogos, situaÃÃes de fala e enunciaÃÃes em sala de aula entre as crianÃas e a professora, onde esta assumiu um lugar de centralidade, que corroboraram para a conclusÃo de que as interaÃÃes discursivas nesse espaÃo afetaram qualitativamente a construÃÃo das concepÃÃes das crianÃas sobre a linguagem escrita. Ressaltando que as principais concepÃÃes que as crianÃas apresentaram foram: 1) a relaÃÃo entre leitura e/ou escrita e a escola; 2) a leitura e a escrita como instrumentos que viabilizam relaÃÃes sociais e culturais ou com a atividade do trabalho; 3) o saber ler e o saber escrever como competÃncias de pessoas mais velhas ou adultas; e 4) relaÃÃo muito prÃxima entre saber ler e saber escrever. |
description |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15822 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295214107885568 |