Quem disse que as rosas nÃo falam? ConcepÃÃes de docentes do ensino fundamental sobre a interdisciplinaridade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Wagner Alves Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6423
Resumo: O presente trabalho investigou as concepÃÃes dos docentes das turmas de 7 e 8 sÃries do ensino fundamental de uma escola pÃblica da rede estadual, em Fortaleza, sobre a interdisciplinaridade. Esse estudo teve como objetivo explorar possibilidades ou, pelo menos, esboÃar perspectivas, do desenvolvimento de prÃticas interdisciplinares nas turmas do ensino fundamental dessa escola. A abordagem teÃrica tem como suportes principais: Kuhn (1998), Capra (1997), Morin (2000; 2009) e Moraes (1997), que tratam a questÃo da atual crise de paradigma e da emergÃncia de um novo paradigma epistemolÃgico; Japiassu (1976), que denuncia a patologia do saber; Fazenda (1979; 1987; 1992; 1994; 1998; 1999; 2002Â; 2002b e 2006), que investiga os problemas gerados pela fragmentaÃÃo do saber, no ensino e aponta a necessidade de uma atitude interdisciplinar diante do conhecimento; e de Lenoir (1997 e 2002), que privilegia em seus trabalhos o enfoque sobre a interdisciplinaridade escolar. A metodologia empregada engloba um estudo de caso, do tipo exploratÃrio, para acessar o cotidiano escolar, delineado com base nas tÃcnicas da âobservaÃÃo participanteâ, da âentrevista reflexivaâ e da anÃlise documental, procurando agregar, tambÃm, os conceitos de âestranhamentoâ (ANDRÃ, 1998), âprofessor reflexivoâ (SCHÃN, 1995) e âprofessor pesquisadorâ. (SILVA, 1990). Os dados foram analisados atravÃs da triangulaÃÃo teoria versus documentos oficiais versus pesquisa de campo. As conclusÃes apontam que, apesar de obstÃculos como a carÃncia maior de embasamento teÃrico dos professores, jà podem ser detectados neles sementes de interdisciplinaridade, que possibilitam perspectivas para realizaÃÃo de atividades interdisciplinares na EEFM. Jardim do Ãden.
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