As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ãngela Vieira Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18711
Resumo: Esta pesquisa aborda as estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce em dois espaÃos de atuaÃÃo: a PraÃa do Ferreira e a Avenida Beira-Mar. Durante o ano de 2013 e 2014 os performers foram observados, escolhidos e entrevistados tomando como base das entrevistas as narrativas de suas vidas/trajetÃrias. Esse recurso foi utilizado para a compreensÃo dos sujeitos e de suas opiniÃes sobre o trabalho que fazem e como norteador/inspirador do caminho teÃrico e analÃtico a seguir. Partindo das observaÃÃes e entrevistas a anÃlise teÃrica se alicerÃa na mimese, entendendo-a como a base do fazer e do conhecer desses performers cujas estÃtuas vivas sÃo resultados de um processo de colagem/(re)criaÃÃo de diversas influÃncias e imagens advindas do que circula em seu meio sociocultural, uma imitaÃÃo do estatuÃrio material (morto) cujo suporte à o corpo prÃprio dos performers (vivo). Sobre este par de termos opostos essenciais (morto x vivo) se desdobra outro fundamental para prÃtica e seu fim estÃtico: imobilidade x mobilidade. O jogo entre estes opostos complementares està na performance de estÃtua viva e no seu comunicar-se silencioso com o pÃblico (na relaÃÃo entre ambos) pautado em certa teatralidade. As estÃtuas vivas tambÃm evocam uma tensÃo entre o legitimado e seu lugar marginal tanto no que se refere à arte como ao trabalho formal, tensÃo entre outros termos tambÃm opostos que definem o fazer desses performers como um gesto social. Pesquisa desenvolvida junto ao LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo, ComunicaÃÃo e Arte â LICCA-CNPq.
id UFC_66eb180b6b5643e75101fca99e5499b2
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10034
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gestoThe living statues of Fortaleza-CE: performance, mimesis and gesture2015-09-04Antonio Wellington de Oliveira Junior12317691035http://lattes.cnpq.br/5419260227870704Gabriela Frota Reinaldo44166630300http://lattes.cnpq.br/3885064446506872Naira Neide Ciotti06335743841http://lattes.cnpq.br/638060956286091300425464350http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428189J6Ãngela Vieira SoaresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRPerformance Mimese Imobilidade Mobilidade GestoPerformance Mimesis Immobility Mobility GestureCOMUNICACAOEsta pesquisa aborda as estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce em dois espaÃos de atuaÃÃo: a PraÃa do Ferreira e a Avenida Beira-Mar. Durante o ano de 2013 e 2014 os performers foram observados, escolhidos e entrevistados tomando como base das entrevistas as narrativas de suas vidas/trajetÃrias. Esse recurso foi utilizado para a compreensÃo dos sujeitos e de suas opiniÃes sobre o trabalho que fazem e como norteador/inspirador do caminho teÃrico e analÃtico a seguir. Partindo das observaÃÃes e entrevistas a anÃlise teÃrica se alicerÃa na mimese, entendendo-a como a base do fazer e do conhecer desses performers cujas estÃtuas vivas sÃo resultados de um processo de colagem/(re)criaÃÃo de diversas influÃncias e imagens advindas do que circula em seu meio sociocultural, uma imitaÃÃo do estatuÃrio material (morto) cujo suporte à o corpo prÃprio dos performers (vivo). Sobre este par de termos opostos essenciais (morto x vivo) se desdobra outro fundamental para prÃtica e seu fim estÃtico: imobilidade x mobilidade. O jogo entre estes opostos complementares està na performance de estÃtua viva e no seu comunicar-se silencioso com o pÃblico (na relaÃÃo entre ambos) pautado em certa teatralidade. As estÃtuas vivas tambÃm evocam uma tensÃo entre o legitimado e seu lugar marginal tanto no que se refere à arte como ao trabalho formal, tensÃo entre outros termos tambÃm opostos que definem o fazer desses performers como um gesto social. Pesquisa desenvolvida junto ao LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo, ComunicaÃÃo e Arte â LICCA-CNPq.This research deals with the living statues of Fortaleza-Ce in two spaces of acting: Ferreira Square (PraÃa do Ferreira) and Beira-Mar Avenue. During the years of 2013 and 2014 the performers were observed, chosen and interviewed, having as the bases of the interviews the narratives of their lives/trajectories. This resource was used for the comprehension of the individuals and their opinions about the work they do and as guide/inspiration for the theoretical and analytical path to follow. Departing from the observations and interviews the theoretical analysis founds itself on mimesis, understanding it as the base of the work and knowledge of these performers whose living statues are the result of a process of collage/(re)creation of diverse influences and images coming from what circulates in their sociocultural environment, an imitation of the material statuary (dead) whose base is the performersâ own bodies (alive). Upon this essential pair of opposed terms (dead x alive) unfolds another fundamental one for the practice and its esthetical end: immobility x mobility. The game between these complementary opposed is in the performance of the living statue and in its silence communication with the audience (in the relation between both) guided in certain theatricality. The living statues also evoke a tension between the legitimate and their marginal place as regards the art and formal work, tension between other and also opposed terms that define the doing of these performers as a social gestus. Research developed with the Laboratory of Investigation in Body Communication and Art (LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo ComunicaÃÃo e Arte) â LICCA-CNPq.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18711application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:31Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The living statues of Fortaleza-CE: performance, mimesis and gesture
title As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto
spellingShingle As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto
Ãngela Vieira Soares
Performance
Mimese
Imobilidade
Mobilidade
Gesto
Performance
Mimesis
Immobility
Mobility
Gesture
COMUNICACAO
title_short As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto
title_full As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto
title_fullStr As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto
title_full_unstemmed As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto
title_sort As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto
author Ãngela Vieira Soares
author_facet Ãngela Vieira Soares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Wellington de Oliveira Junior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12317691035
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5419260227870704
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gabriela Frota Reinaldo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 44166630300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3885064446506872
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Naira Neide Ciotti
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 06335743841
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6380609562860913
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00425464350
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428189J6
dc.contributor.author.fl_str_mv Ãngela Vieira Soares
contributor_str_mv Antonio Wellington de Oliveira Junior
Gabriela Frota Reinaldo
Naira Neide Ciotti
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Mimese
Imobilidade
Mobilidade
Gesto
topic Performance
Mimese
Imobilidade
Mobilidade
Gesto
Performance
Mimesis
Immobility
Mobility
Gesture
COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Performance
Mimesis
Immobility
Mobility
Gesture
dc.subject.cnpq.fl_str_mv COMUNICACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa aborda as estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce em dois espaÃos de atuaÃÃo: a PraÃa do Ferreira e a Avenida Beira-Mar. Durante o ano de 2013 e 2014 os performers foram observados, escolhidos e entrevistados tomando como base das entrevistas as narrativas de suas vidas/trajetÃrias. Esse recurso foi utilizado para a compreensÃo dos sujeitos e de suas opiniÃes sobre o trabalho que fazem e como norteador/inspirador do caminho teÃrico e analÃtico a seguir. Partindo das observaÃÃes e entrevistas a anÃlise teÃrica se alicerÃa na mimese, entendendo-a como a base do fazer e do conhecer desses performers cujas estÃtuas vivas sÃo resultados de um processo de colagem/(re)criaÃÃo de diversas influÃncias e imagens advindas do que circula em seu meio sociocultural, uma imitaÃÃo do estatuÃrio material (morto) cujo suporte à o corpo prÃprio dos performers (vivo). Sobre este par de termos opostos essenciais (morto x vivo) se desdobra outro fundamental para prÃtica e seu fim estÃtico: imobilidade x mobilidade. O jogo entre estes opostos complementares està na performance de estÃtua viva e no seu comunicar-se silencioso com o pÃblico (na relaÃÃo entre ambos) pautado em certa teatralidade. As estÃtuas vivas tambÃm evocam uma tensÃo entre o legitimado e seu lugar marginal tanto no que se refere à arte como ao trabalho formal, tensÃo entre outros termos tambÃm opostos que definem o fazer desses performers como um gesto social. Pesquisa desenvolvida junto ao LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo, ComunicaÃÃo e Arte â LICCA-CNPq.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research deals with the living statues of Fortaleza-Ce in two spaces of acting: Ferreira Square (PraÃa do Ferreira) and Beira-Mar Avenue. During the years of 2013 and 2014 the performers were observed, chosen and interviewed, having as the bases of the interviews the narratives of their lives/trajectories. This resource was used for the comprehension of the individuals and their opinions about the work they do and as guide/inspiration for the theoretical and analytical path to follow. Departing from the observations and interviews the theoretical analysis founds itself on mimesis, understanding it as the base of the work and knowledge of these performers whose living statues are the result of a process of collage/(re)creation of diverse influences and images coming from what circulates in their sociocultural environment, an imitation of the material statuary (dead) whose base is the performersâ own bodies (alive). Upon this essential pair of opposed terms (dead x alive) unfolds another fundamental one for the practice and its esthetical end: immobility x mobility. The game between these complementary opposed is in the performance of the living statue and in its silence communication with the audience (in the relation between both) guided in certain theatricality. The living statues also evoke a tension between the legitimate and their marginal place as regards the art and formal work, tension between other and also opposed terms that define the doing of these performers as a social gestus. Research developed with the Laboratory of Investigation in Body Communication and Art (LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo ComunicaÃÃo e Arte) â LICCA-CNPq.
description Esta pesquisa aborda as estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce em dois espaÃos de atuaÃÃo: a PraÃa do Ferreira e a Avenida Beira-Mar. Durante o ano de 2013 e 2014 os performers foram observados, escolhidos e entrevistados tomando como base das entrevistas as narrativas de suas vidas/trajetÃrias. Esse recurso foi utilizado para a compreensÃo dos sujeitos e de suas opiniÃes sobre o trabalho que fazem e como norteador/inspirador do caminho teÃrico e analÃtico a seguir. Partindo das observaÃÃes e entrevistas a anÃlise teÃrica se alicerÃa na mimese, entendendo-a como a base do fazer e do conhecer desses performers cujas estÃtuas vivas sÃo resultados de um processo de colagem/(re)criaÃÃo de diversas influÃncias e imagens advindas do que circula em seu meio sociocultural, uma imitaÃÃo do estatuÃrio material (morto) cujo suporte à o corpo prÃprio dos performers (vivo). Sobre este par de termos opostos essenciais (morto x vivo) se desdobra outro fundamental para prÃtica e seu fim estÃtico: imobilidade x mobilidade. O jogo entre estes opostos complementares està na performance de estÃtua viva e no seu comunicar-se silencioso com o pÃblico (na relaÃÃo entre ambos) pautado em certa teatralidade. As estÃtuas vivas tambÃm evocam uma tensÃo entre o legitimado e seu lugar marginal tanto no que se refere à arte como ao trabalho formal, tensÃo entre outros termos tambÃm opostos que definem o fazer desses performers como um gesto social. Pesquisa desenvolvida junto ao LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo, ComunicaÃÃo e Arte â LICCA-CNPq.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18711
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295230686920704