As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18711 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda as estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce em dois espaÃos de atuaÃÃo: a PraÃa do Ferreira e a Avenida Beira-Mar. Durante o ano de 2013 e 2014 os performers foram observados, escolhidos e entrevistados tomando como base das entrevistas as narrativas de suas vidas/trajetÃrias. Esse recurso foi utilizado para a compreensÃo dos sujeitos e de suas opiniÃes sobre o trabalho que fazem e como norteador/inspirador do caminho teÃrico e analÃtico a seguir. Partindo das observaÃÃes e entrevistas a anÃlise teÃrica se alicerÃa na mimese, entendendo-a como a base do fazer e do conhecer desses performers cujas estÃtuas vivas sÃo resultados de um processo de colagem/(re)criaÃÃo de diversas influÃncias e imagens advindas do que circula em seu meio sociocultural, uma imitaÃÃo do estatuÃrio material (morto) cujo suporte à o corpo prÃprio dos performers (vivo). Sobre este par de termos opostos essenciais (morto x vivo) se desdobra outro fundamental para prÃtica e seu fim estÃtico: imobilidade x mobilidade. O jogo entre estes opostos complementares està na performance de estÃtua viva e no seu comunicar-se silencioso com o pÃblico (na relaÃÃo entre ambos) pautado em certa teatralidade. As estÃtuas vivas tambÃm evocam uma tensÃo entre o legitimado e seu lugar marginal tanto no que se refere à arte como ao trabalho formal, tensÃo entre outros termos tambÃm opostos que definem o fazer desses performers como um gesto social. Pesquisa desenvolvida junto ao LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo, ComunicaÃÃo e Arte â LICCA-CNPq. |
id |
UFC_66eb180b6b5643e75101fca99e5499b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10034 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gestoThe living statues of Fortaleza-CE: performance, mimesis and gesture2015-09-04Antonio Wellington de Oliveira Junior12317691035http://lattes.cnpq.br/5419260227870704Gabriela Frota Reinaldo44166630300http://lattes.cnpq.br/3885064446506872Naira Neide Ciotti06335743841http://lattes.cnpq.br/638060956286091300425464350http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428189J6Ãngela Vieira SoaresUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRPerformance Mimese Imobilidade Mobilidade GestoPerformance Mimesis Immobility Mobility GestureCOMUNICACAOEsta pesquisa aborda as estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce em dois espaÃos de atuaÃÃo: a PraÃa do Ferreira e a Avenida Beira-Mar. Durante o ano de 2013 e 2014 os performers foram observados, escolhidos e entrevistados tomando como base das entrevistas as narrativas de suas vidas/trajetÃrias. Esse recurso foi utilizado para a compreensÃo dos sujeitos e de suas opiniÃes sobre o trabalho que fazem e como norteador/inspirador do caminho teÃrico e analÃtico a seguir. Partindo das observaÃÃes e entrevistas a anÃlise teÃrica se alicerÃa na mimese, entendendo-a como a base do fazer e do conhecer desses performers cujas estÃtuas vivas sÃo resultados de um processo de colagem/(re)criaÃÃo de diversas influÃncias e imagens advindas do que circula em seu meio sociocultural, uma imitaÃÃo do estatuÃrio material (morto) cujo suporte à o corpo prÃprio dos performers (vivo). Sobre este par de termos opostos essenciais (morto x vivo) se desdobra outro fundamental para prÃtica e seu fim estÃtico: imobilidade x mobilidade. O jogo entre estes opostos complementares està na performance de estÃtua viva e no seu comunicar-se silencioso com o pÃblico (na relaÃÃo entre ambos) pautado em certa teatralidade. As estÃtuas vivas tambÃm evocam uma tensÃo entre o legitimado e seu lugar marginal tanto no que se refere à arte como ao trabalho formal, tensÃo entre outros termos tambÃm opostos que definem o fazer desses performers como um gesto social. Pesquisa desenvolvida junto ao LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo, ComunicaÃÃo e Arte â LICCA-CNPq.This research deals with the living statues of Fortaleza-Ce in two spaces of acting: Ferreira Square (PraÃa do Ferreira) and Beira-Mar Avenue. During the years of 2013 and 2014 the performers were observed, chosen and interviewed, having as the bases of the interviews the narratives of their lives/trajectories. This resource was used for the comprehension of the individuals and their opinions about the work they do and as guide/inspiration for the theoretical and analytical path to follow. Departing from the observations and interviews the theoretical analysis founds itself on mimesis, understanding it as the base of the work and knowledge of these performers whose living statues are the result of a process of collage/(re)creation of diverse influences and images coming from what circulates in their sociocultural environment, an imitation of the material statuary (dead) whose base is the performersâ own bodies (alive). Upon this essential pair of opposed terms (dead x alive) unfolds another fundamental one for the practice and its esthetical end: immobility x mobility. The game between these complementary opposed is in the performance of the living statue and in its silence communication with the audience (in the relation between both) guided in certain theatricality. The living statues also evoke a tension between the legitimate and their marginal place as regards the art and formal work, tension between other and also opposed terms that define the doing of these performers as a social gestus. Research developed with the Laboratory of Investigation in Body Communication and Art (LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo ComunicaÃÃo e Arte) â LICCA-CNPq.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18711application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:31Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The living statues of Fortaleza-CE: performance, mimesis and gesture |
title |
As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto |
spellingShingle |
As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto Ãngela Vieira Soares Performance Mimese Imobilidade Mobilidade Gesto Performance Mimesis Immobility Mobility Gesture COMUNICACAO |
title_short |
As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto |
title_full |
As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto |
title_fullStr |
As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto |
title_full_unstemmed |
As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto |
title_sort |
As estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce: performance, mimese e gesto |
author |
Ãngela Vieira Soares |
author_facet |
Ãngela Vieira Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonio Wellington de Oliveira Junior |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
12317691035 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5419260227870704 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gabriela Frota Reinaldo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
44166630300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3885064446506872 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Naira Neide Ciotti |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
06335743841 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6380609562860913 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00425464350 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428189J6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ãngela Vieira Soares |
contributor_str_mv |
Antonio Wellington de Oliveira Junior Gabriela Frota Reinaldo Naira Neide Ciotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Mimese Imobilidade Mobilidade Gesto |
topic |
Performance Mimese Imobilidade Mobilidade Gesto Performance Mimesis Immobility Mobility Gesture COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Performance Mimesis Immobility Mobility Gesture |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
COMUNICACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa aborda as estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce em dois espaÃos de atuaÃÃo: a PraÃa do Ferreira e a Avenida Beira-Mar. Durante o ano de 2013 e 2014 os performers foram observados, escolhidos e entrevistados tomando como base das entrevistas as narrativas de suas vidas/trajetÃrias. Esse recurso foi utilizado para a compreensÃo dos sujeitos e de suas opiniÃes sobre o trabalho que fazem e como norteador/inspirador do caminho teÃrico e analÃtico a seguir. Partindo das observaÃÃes e entrevistas a anÃlise teÃrica se alicerÃa na mimese, entendendo-a como a base do fazer e do conhecer desses performers cujas estÃtuas vivas sÃo resultados de um processo de colagem/(re)criaÃÃo de diversas influÃncias e imagens advindas do que circula em seu meio sociocultural, uma imitaÃÃo do estatuÃrio material (morto) cujo suporte à o corpo prÃprio dos performers (vivo). Sobre este par de termos opostos essenciais (morto x vivo) se desdobra outro fundamental para prÃtica e seu fim estÃtico: imobilidade x mobilidade. O jogo entre estes opostos complementares està na performance de estÃtua viva e no seu comunicar-se silencioso com o pÃblico (na relaÃÃo entre ambos) pautado em certa teatralidade. As estÃtuas vivas tambÃm evocam uma tensÃo entre o legitimado e seu lugar marginal tanto no que se refere à arte como ao trabalho formal, tensÃo entre outros termos tambÃm opostos que definem o fazer desses performers como um gesto social. Pesquisa desenvolvida junto ao LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo, ComunicaÃÃo e Arte â LICCA-CNPq. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research deals with the living statues of Fortaleza-Ce in two spaces of acting: Ferreira Square (PraÃa do Ferreira) and Beira-Mar Avenue. During the years of 2013 and 2014 the performers were observed, chosen and interviewed, having as the bases of the interviews the narratives of their lives/trajectories. This resource was used for the comprehension of the individuals and their opinions about the work they do and as guide/inspiration for the theoretical and analytical path to follow. Departing from the observations and interviews the theoretical analysis founds itself on mimesis, understanding it as the base of the work and knowledge of these performers whose living statues are the result of a process of collage/(re)creation of diverse influences and images coming from what circulates in their sociocultural environment, an imitation of the material statuary (dead) whose base is the performersâ own bodies (alive). Upon this essential pair of opposed terms (dead x alive) unfolds another fundamental one for the practice and its esthetical end: immobility x mobility. The game between these complementary opposed is in the performance of the living statue and in its silence communication with the audience (in the relation between both) guided in certain theatricality. The living statues also evoke a tension between the legitimate and their marginal place as regards the art and formal work, tension between other and also opposed terms that define the doing of these performers as a social gestus. Research developed with the Laboratory of Investigation in Body Communication and Art (LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo ComunicaÃÃo e Arte) â LICCA-CNPq. |
description |
Esta pesquisa aborda as estÃtuas vivas de Fortaleza-Ce em dois espaÃos de atuaÃÃo: a PraÃa do Ferreira e a Avenida Beira-Mar. Durante o ano de 2013 e 2014 os performers foram observados, escolhidos e entrevistados tomando como base das entrevistas as narrativas de suas vidas/trajetÃrias. Esse recurso foi utilizado para a compreensÃo dos sujeitos e de suas opiniÃes sobre o trabalho que fazem e como norteador/inspirador do caminho teÃrico e analÃtico a seguir. Partindo das observaÃÃes e entrevistas a anÃlise teÃrica se alicerÃa na mimese, entendendo-a como a base do fazer e do conhecer desses performers cujas estÃtuas vivas sÃo resultados de um processo de colagem/(re)criaÃÃo de diversas influÃncias e imagens advindas do que circula em seu meio sociocultural, uma imitaÃÃo do estatuÃrio material (morto) cujo suporte à o corpo prÃprio dos performers (vivo). Sobre este par de termos opostos essenciais (morto x vivo) se desdobra outro fundamental para prÃtica e seu fim estÃtico: imobilidade x mobilidade. O jogo entre estes opostos complementares està na performance de estÃtua viva e no seu comunicar-se silencioso com o pÃblico (na relaÃÃo entre ambos) pautado em certa teatralidade. As estÃtuas vivas tambÃm evocam uma tensÃo entre o legitimado e seu lugar marginal tanto no que se refere à arte como ao trabalho formal, tensÃo entre outros termos tambÃm opostos que definem o fazer desses performers como um gesto social. Pesquisa desenvolvida junto ao LaboratÃrio de InvestigaÃÃo em Corpo, ComunicaÃÃo e Arte â LICCA-CNPq. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18711 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295230686920704 |