DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14615 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_7fa870415cbfff29a5a536b3f9456041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9305 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professoresTeaching and political nature in the Youth and Adult Education: with the word, teachers2015-04-16Eliane Dayse Pontes Furtado49264222391Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Sandra Maria Gadelha de Carvalho13568760304Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga19055978353http://lattes.cnpq.br/019686567512817800006987338http://lattes.cnpq.br/0967387605797549 Eliacy dos Santos Saboya NobreUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPoliticidade DocÃncia EducaÃÃo de Jovens e Adultos.Politicity Teaching Youth and Adult Education.EDUCACAO DE ADULTOSCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta pesquisa objetiva examinar as especificidades da docÃncia na EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), sobretudo no que diz respeito à politicidade da educaÃÃo escolar. Optou-se por voltar a reflexÃo sobre os aspectos polÃtico-pedagÃgicos da prÃtica educativa com a convicÃÃo de que à necessÃrio revitalizar e ampliar essa discussÃo para o atual contexto histÃrico, fomentando um diÃlogo radical a respeito do contributo que a aÃÃo docente pode oferecer à classe trabalhadora no processo de conscientizaÃÃo. A pesquisa tem como fonte de investigaÃÃo as significaÃÃes pessoais e coletivas do professorado que atua nessa modalidade de ensino. à luz das formulaÃÃes teÃricas de Paulo Freire, investiga-se de que forma os professores de jovens e adultos da rede pÃblica municipal do Crato contribuem para a elevaÃÃo da consciÃncia crÃtica de seus educandos via alfabetizaÃÃo escolar. AlÃm da pesquisa de campo, realizou-se uma anÃlise documental dos principais dispositivos que norteiam e normatizam a EJA no Brasil. A parte central deste trabalho foi constituÃda pela anÃlise das entrevistas semiestruturadas, realizadas com 25 professores que lecionam nas turmas de EJA da rede pÃblica municipal do Crato-CE. Para tanto, optou-se pela AnÃlise de ConteÃdo (AC). Discutiu-se, aqui, a respeito de oito temÃticas, a saber: (i) identidade e formaÃÃo docente; (ii) a opÃÃo pelo magistÃrio; (iii) a inserÃÃo profissional na EJA; (iv) a compreensÃo do que à EJA; (v) os limites e as possibilidades da docÃncia nessa modalidade de ensino; (vi) a escola como locus de elevaÃÃo da consciÃncia crÃtica; (vii) a relaÃÃo entre alfabetizaÃÃo e transformaÃÃo da realidade; e (viii) a importÃncia de saber ler e escrever na sociedade vigente. Embora com vÃrios limites - tais como a crenÃa de alguns no poder estrito do âesforÃo pessoalâ, alÃm dos desafios enfrentados pelos docentes, como baixos salÃrios, excessiva jornada de trabalho, precarizaÃÃo na oferta da EJA, dentre outros â concluiu-se, mediante anÃlise dos discursos e significaÃÃes, que a prÃxis dialÃgica e problematizadora dos professores da EJA possibilita profÃcuos questionamentos e auxilia na formaÃÃo de subjetividades crÃticas, capazes de estabelecer uma visÃo analÃtica e dialÃtica da realidade circundante.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14615application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:55Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching and political nature in the Youth and Adult Education: with the word, teachers |
title |
DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores |
spellingShingle |
DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores Eliacy dos Santos Saboya Nobre Politicidade DocÃncia EducaÃÃo de Jovens e Adultos. Politicity Teaching Youth and Adult Education. EDUCACAO DE ADULTOS |
title_short |
DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores |
title_full |
DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores |
title_fullStr |
DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores |
title_full_unstemmed |
DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores |
title_sort |
DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores |
author |
Eliacy dos Santos Saboya Nobre |
author_facet |
Eliacy dos Santos Saboya Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eliane Dayse Pontes Furtado |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
49264222391 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ErcÃlia Maria Braga de Olinda |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
12146145315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Sandra Maria Gadelha de Carvalho |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
13568760304 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
19055978353 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0196865675128178 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00006987338 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0967387605797549 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eliacy dos Santos Saboya Nobre |
contributor_str_mv |
Eliane Dayse Pontes Furtado Ana Maria Iorio Dias ErcÃlia Maria Braga de Olinda Sandra Maria Gadelha de Carvalho Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Politicidade DocÃncia EducaÃÃo de Jovens e Adultos. |
topic |
Politicidade DocÃncia EducaÃÃo de Jovens e Adultos. Politicity Teaching Youth and Adult Education. EDUCACAO DE ADULTOS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Politicity Teaching Youth and Adult Education. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO DE ADULTOS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa objetiva examinar as especificidades da docÃncia na EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), sobretudo no que diz respeito à politicidade da educaÃÃo escolar. Optou-se por voltar a reflexÃo sobre os aspectos polÃtico-pedagÃgicos da prÃtica educativa com a convicÃÃo de que à necessÃrio revitalizar e ampliar essa discussÃo para o atual contexto histÃrico, fomentando um diÃlogo radical a respeito do contributo que a aÃÃo docente pode oferecer à classe trabalhadora no processo de conscientizaÃÃo. A pesquisa tem como fonte de investigaÃÃo as significaÃÃes pessoais e coletivas do professorado que atua nessa modalidade de ensino. à luz das formulaÃÃes teÃricas de Paulo Freire, investiga-se de que forma os professores de jovens e adultos da rede pÃblica municipal do Crato contribuem para a elevaÃÃo da consciÃncia crÃtica de seus educandos via alfabetizaÃÃo escolar. AlÃm da pesquisa de campo, realizou-se uma anÃlise documental dos principais dispositivos que norteiam e normatizam a EJA no Brasil. A parte central deste trabalho foi constituÃda pela anÃlise das entrevistas semiestruturadas, realizadas com 25 professores que lecionam nas turmas de EJA da rede pÃblica municipal do Crato-CE. Para tanto, optou-se pela AnÃlise de ConteÃdo (AC). Discutiu-se, aqui, a respeito de oito temÃticas, a saber: (i) identidade e formaÃÃo docente; (ii) a opÃÃo pelo magistÃrio; (iii) a inserÃÃo profissional na EJA; (iv) a compreensÃo do que à EJA; (v) os limites e as possibilidades da docÃncia nessa modalidade de ensino; (vi) a escola como locus de elevaÃÃo da consciÃncia crÃtica; (vii) a relaÃÃo entre alfabetizaÃÃo e transformaÃÃo da realidade; e (viii) a importÃncia de saber ler e escrever na sociedade vigente. Embora com vÃrios limites - tais como a crenÃa de alguns no poder estrito do âesforÃo pessoalâ, alÃm dos desafios enfrentados pelos docentes, como baixos salÃrios, excessiva jornada de trabalho, precarizaÃÃo na oferta da EJA, dentre outros â concluiu-se, mediante anÃlise dos discursos e significaÃÃes, que a prÃxis dialÃgica e problematizadora dos professores da EJA possibilita profÃcuos questionamentos e auxilia na formaÃÃo de subjetividades crÃticas, capazes de estabelecer uma visÃo analÃtica e dialÃtica da realidade circundante. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14615 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295206399803392 |