DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliacy dos Santos Saboya Nobre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14615
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_7fa870415cbfff29a5a536b3f9456041
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9305
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professoresTeaching and political nature in the Youth and Adult Education: with the word, teachers2015-04-16Eliane Dayse Pontes Furtado49264222391Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Sandra Maria Gadelha de Carvalho13568760304Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga19055978353http://lattes.cnpq.br/019686567512817800006987338http://lattes.cnpq.br/0967387605797549 Eliacy dos Santos Saboya NobreUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPoliticidade DocÃncia EducaÃÃo de Jovens e Adultos.Politicity Teaching Youth and Adult Education.EDUCACAO DE ADULTOSCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta pesquisa objetiva examinar as especificidades da docÃncia na EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), sobretudo no que diz respeito à politicidade da educaÃÃo escolar. Optou-se por voltar a reflexÃo sobre os aspectos polÃtico-pedagÃgicos da prÃtica educativa com a convicÃÃo de que à necessÃrio revitalizar e ampliar essa discussÃo para o atual contexto histÃrico, fomentando um diÃlogo radical a respeito do contributo que a aÃÃo docente pode oferecer à classe trabalhadora no processo de conscientizaÃÃo. A pesquisa tem como fonte de investigaÃÃo as significaÃÃes pessoais e coletivas do professorado que atua nessa modalidade de ensino. à luz das formulaÃÃes teÃricas de Paulo Freire, investiga-se de que forma os professores de jovens e adultos da rede pÃblica municipal do Crato contribuem para a elevaÃÃo da consciÃncia crÃtica de seus educandos via alfabetizaÃÃo escolar. AlÃm da pesquisa de campo, realizou-se uma anÃlise documental dos principais dispositivos que norteiam e normatizam a EJA no Brasil. A parte central deste trabalho foi constituÃda pela anÃlise das entrevistas semiestruturadas, realizadas com 25 professores que lecionam nas turmas de EJA da rede pÃblica municipal do Crato-CE. Para tanto, optou-se pela AnÃlise de ConteÃdo (AC). Discutiu-se, aqui, a respeito de oito temÃticas, a saber: (i) identidade e formaÃÃo docente; (ii) a opÃÃo pelo magistÃrio; (iii) a inserÃÃo profissional na EJA; (iv) a compreensÃo do que à EJA; (v) os limites e as possibilidades da docÃncia nessa modalidade de ensino; (vi) a escola como locus de elevaÃÃo da consciÃncia crÃtica; (vii) a relaÃÃo entre alfabetizaÃÃo e transformaÃÃo da realidade; e (viii) a importÃncia de saber ler e escrever na sociedade vigente. Embora com vÃrios limites - tais como a crenÃa de alguns no poder estrito do âesforÃo pessoalâ, alÃm dos desafios enfrentados pelos docentes, como baixos salÃrios, excessiva jornada de trabalho, precarizaÃÃo na oferta da EJA, dentre outros â concluiu-se, mediante anÃlise dos discursos e significaÃÃes, que a prÃxis dialÃgica e problematizadora dos professores da EJA possibilita profÃcuos questionamentos e auxilia na formaÃÃo de subjetividades crÃticas, capazes de estabelecer uma visÃo analÃtica e dialÃtica da realidade circundante.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14615application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:55Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching and political nature in the Youth and Adult Education: with the word, teachers
title DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores
spellingShingle DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores
Eliacy dos Santos Saboya Nobre
Politicidade
DocÃncia
EducaÃÃo de Jovens e Adultos.
Politicity
Teaching
Youth and Adult Education.
EDUCACAO DE ADULTOS
title_short DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores
title_full DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores
title_fullStr DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores
title_full_unstemmed DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores
title_sort DocÃncia e politicidade na EducaÃÃo de Jovens e Adultos: com a palavra, os professores
author Eliacy dos Santos Saboya Nobre
author_facet Eliacy dos Santos Saboya Nobre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliane Dayse Pontes Furtado
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 49264222391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sandra Maria Gadelha de Carvalho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 13568760304
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 19055978353
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0196865675128178
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00006987338
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0967387605797549
dc.contributor.author.fl_str_mv Eliacy dos Santos Saboya Nobre
contributor_str_mv Eliane Dayse Pontes Furtado
Ana Maria Iorio Dias
ErcÃlia Maria Braga de Olinda
Sandra Maria Gadelha de Carvalho
Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Politicidade
DocÃncia
EducaÃÃo de Jovens e Adultos.
topic Politicidade
DocÃncia
EducaÃÃo de Jovens e Adultos.
Politicity
Teaching
Youth and Adult Education.
EDUCACAO DE ADULTOS
dc.subject.eng.fl_str_mv Politicity
Teaching
Youth and Adult Education.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO DE ADULTOS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa objetiva examinar as especificidades da docÃncia na EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), sobretudo no que diz respeito à politicidade da educaÃÃo escolar. Optou-se por voltar a reflexÃo sobre os aspectos polÃtico-pedagÃgicos da prÃtica educativa com a convicÃÃo de que à necessÃrio revitalizar e ampliar essa discussÃo para o atual contexto histÃrico, fomentando um diÃlogo radical a respeito do contributo que a aÃÃo docente pode oferecer à classe trabalhadora no processo de conscientizaÃÃo. A pesquisa tem como fonte de investigaÃÃo as significaÃÃes pessoais e coletivas do professorado que atua nessa modalidade de ensino. à luz das formulaÃÃes teÃricas de Paulo Freire, investiga-se de que forma os professores de jovens e adultos da rede pÃblica municipal do Crato contribuem para a elevaÃÃo da consciÃncia crÃtica de seus educandos via alfabetizaÃÃo escolar. AlÃm da pesquisa de campo, realizou-se uma anÃlise documental dos principais dispositivos que norteiam e normatizam a EJA no Brasil. A parte central deste trabalho foi constituÃda pela anÃlise das entrevistas semiestruturadas, realizadas com 25 professores que lecionam nas turmas de EJA da rede pÃblica municipal do Crato-CE. Para tanto, optou-se pela AnÃlise de ConteÃdo (AC). Discutiu-se, aqui, a respeito de oito temÃticas, a saber: (i) identidade e formaÃÃo docente; (ii) a opÃÃo pelo magistÃrio; (iii) a inserÃÃo profissional na EJA; (iv) a compreensÃo do que à EJA; (v) os limites e as possibilidades da docÃncia nessa modalidade de ensino; (vi) a escola como locus de elevaÃÃo da consciÃncia crÃtica; (vii) a relaÃÃo entre alfabetizaÃÃo e transformaÃÃo da realidade; e (viii) a importÃncia de saber ler e escrever na sociedade vigente. Embora com vÃrios limites - tais como a crenÃa de alguns no poder estrito do âesforÃo pessoalâ, alÃm dos desafios enfrentados pelos docentes, como baixos salÃrios, excessiva jornada de trabalho, precarizaÃÃo na oferta da EJA, dentre outros â concluiu-se, mediante anÃlise dos discursos e significaÃÃes, que a prÃxis dialÃgica e problematizadora dos professores da EJA possibilita profÃcuos questionamentos e auxilia na formaÃÃo de subjetividades crÃticas, capazes de estabelecer uma visÃo analÃtica e dialÃtica da realidade circundante.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14615
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206399803392