AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20741 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_e8e5b5b82e88ad130600c6f95c2b0cb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13107 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral2019-02-00Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/804294322597951043067050304http://lattes.cnpq.br/6779354042225156Maria Gleice RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo do ensino e do aprendizado Saberes da docÃncia FormaÃÃo de professores Licenciatura em FÃsicaEDUCACAOnÃo hÃA pesquisa faz um estudo do ensino e aprendizado na formaÃÃo de professores na Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, tratando dos saberes da docÃncia construÃdos nas disciplinas pedagÃgicas e especÃficas do curso. Para tanto, delineou-se como objetivo geral, avaliar o papel da Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, frente à construÃÃo de saberes da docÃncia na formaÃÃo de professores para atuaÃÃo na EducaÃÃo BÃsica. A pesquisa qualitativa de anÃlise descritiva apresenta como tÃcnica de coleta de dados junto aos professores do curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, o roteiro de entrevista estruturada, objetivando perceber a formaÃÃo do licenciando, frente à construÃÃo de saberes inerentes à docÃncia. Nessa mesma perspectiva foi adotado o uso do questionÃrio aos alunos cursando o 7 e 8 semestres do curso de FÃsica. A anÃlise dos dados se deu por meio da anÃlise de conteÃdo fundamentado em Laurence Bardin (1977), apoiada no mÃtodo da reduÃÃo fenomenolÃgica de Edmund Husserl (1989), que buscando identificar a ideia principal em cada resposta, elaboram-se as unidades de sentido atà chegar ao esgotamento, gerando os respectivos conceitos. Importante considerar, que a anÃlise dos resultados està fundamentada na teoria de Michael Scriven, como ideÃlogo desse estudo que trata da avaliaÃÃo e sua lÃgica delineada na obra de Vianna (2000). A referida teoria favorece uma anÃlise sustentada nos papÃis, formativo e somativo da avaliaÃÃo, objetivando âdeterminar o valor ou o mÃrito do que està sendo avaliadoâ. (VIANNA, 2000, p. 85). As categorias conceituais geradas na reduÃÃo fenomenolÃgica apresentadas na etapa final da anÃlise descritiva revelam com clareza os resultados da pesquisa. Estes estÃo em consonÃncia com os objetivos especÃficos, que serviram de base à elaboraÃÃo dos questionamentos que indagam o conceito de saber (es) da docÃncia: o ponto de vista dos participantes sobre como avaliam o processo ensino-aprendizagem no curso; dificuldades no processo ensino-aprendizagem, bem como suas causas, finalizando com a proposiÃÃo de sugestÃes para superaÃÃo das dificuldades apontadas pelo aluno e professor.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20741application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-13T10:26:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral |
title |
AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral |
spellingShingle |
AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral Maria Gleice Rodrigues AvaliaÃÃo do ensino e do aprendizado Saberes da docÃncia FormaÃÃo de professores Licenciatura em FÃsica EDUCACAO |
title_short |
AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral |
title_full |
AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral |
title_fullStr |
AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral |
title_full_unstemmed |
AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral |
title_sort |
AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral |
author |
Maria Gleice Rodrigues |
author_facet |
Maria Gleice Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adriana Eufrasio Braga |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
25824848300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8042943225979510 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
43067050304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6779354042225156 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Gleice Rodrigues |
contributor_str_mv |
Adriana Eufrasio Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo do ensino e do aprendizado Saberes da docÃncia FormaÃÃo de professores Licenciatura em FÃsica |
topic |
AvaliaÃÃo do ensino e do aprendizado Saberes da docÃncia FormaÃÃo de professores Licenciatura em FÃsica EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A pesquisa faz um estudo do ensino e aprendizado na formaÃÃo de professores na Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, tratando dos saberes da docÃncia construÃdos nas disciplinas pedagÃgicas e especÃficas do curso. Para tanto, delineou-se como objetivo geral, avaliar o papel da Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, frente à construÃÃo de saberes da docÃncia na formaÃÃo de professores para atuaÃÃo na EducaÃÃo BÃsica. A pesquisa qualitativa de anÃlise descritiva apresenta como tÃcnica de coleta de dados junto aos professores do curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, o roteiro de entrevista estruturada, objetivando perceber a formaÃÃo do licenciando, frente à construÃÃo de saberes inerentes à docÃncia. Nessa mesma perspectiva foi adotado o uso do questionÃrio aos alunos cursando o 7 e 8 semestres do curso de FÃsica. A anÃlise dos dados se deu por meio da anÃlise de conteÃdo fundamentado em Laurence Bardin (1977), apoiada no mÃtodo da reduÃÃo fenomenolÃgica de Edmund Husserl (1989), que buscando identificar a ideia principal em cada resposta, elaboram-se as unidades de sentido atà chegar ao esgotamento, gerando os respectivos conceitos. Importante considerar, que a anÃlise dos resultados està fundamentada na teoria de Michael Scriven, como ideÃlogo desse estudo que trata da avaliaÃÃo e sua lÃgica delineada na obra de Vianna (2000). A referida teoria favorece uma anÃlise sustentada nos papÃis, formativo e somativo da avaliaÃÃo, objetivando âdeterminar o valor ou o mÃrito do que està sendo avaliadoâ. (VIANNA, 2000, p. 85). As categorias conceituais geradas na reduÃÃo fenomenolÃgica apresentadas na etapa final da anÃlise descritiva revelam com clareza os resultados da pesquisa. Estes estÃo em consonÃncia com os objetivos especÃficos, que serviram de base à elaboraÃÃo dos questionamentos que indagam o conceito de saber (es) da docÃncia: o ponto de vista dos participantes sobre como avaliam o processo ensino-aprendizagem no curso; dificuldades no processo ensino-aprendizagem, bem como suas causas, finalizando com a proposiÃÃo de sugestÃes para superaÃÃo das dificuldades apontadas pelo aluno e professor. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20741 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295460942675968 |