AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Gleice Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20741
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_e8e5b5b82e88ad130600c6f95c2b0cb9
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13107
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral2019-02-00Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/804294322597951043067050304http://lattes.cnpq.br/6779354042225156Maria Gleice RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo do ensino e do aprendizado Saberes da docÃncia FormaÃÃo de professores Licenciatura em FÃsicaEDUCACAOnÃo hÃA pesquisa faz um estudo do ensino e aprendizado na formaÃÃo de professores na Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, tratando dos saberes da docÃncia construÃdos nas disciplinas pedagÃgicas e especÃficas do curso. Para tanto, delineou-se como objetivo geral, avaliar o papel da Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, frente à construÃÃo de saberes da docÃncia na formaÃÃo de professores para atuaÃÃo na EducaÃÃo BÃsica. A pesquisa qualitativa de anÃlise descritiva apresenta como tÃcnica de coleta de dados junto aos professores do curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, o roteiro de entrevista estruturada, objetivando perceber a formaÃÃo do licenciando, frente à construÃÃo de saberes inerentes à docÃncia. Nessa mesma perspectiva foi adotado o uso do questionÃrio aos alunos cursando o 7 e 8 semestres do curso de FÃsica. A anÃlise dos dados se deu por meio da anÃlise de conteÃdo fundamentado em Laurence Bardin (1977), apoiada no mÃtodo da reduÃÃo fenomenolÃgica de Edmund Husserl (1989), que buscando identificar a ideia principal em cada resposta, elaboram-se as unidades de sentido atà chegar ao esgotamento, gerando os respectivos conceitos. Importante considerar, que a anÃlise dos resultados està fundamentada na teoria de Michael Scriven, como ideÃlogo desse estudo que trata da avaliaÃÃo e sua lÃgica delineada na obra de Vianna (2000). A referida teoria favorece uma anÃlise sustentada nos papÃis, formativo e somativo da avaliaÃÃo, objetivando âdeterminar o valor ou o mÃrito do que està sendo avaliadoâ. (VIANNA, 2000, p. 85). As categorias conceituais geradas na reduÃÃo fenomenolÃgica apresentadas na etapa final da anÃlise descritiva revelam com clareza os resultados da pesquisa. Estes estÃo em consonÃncia com os objetivos especÃficos, que serviram de base à elaboraÃÃo dos questionamentos que indagam o conceito de saber (es) da docÃncia: o ponto de vista dos participantes sobre como avaliam o processo ensino-aprendizagem no curso; dificuldades no processo ensino-aprendizagem, bem como suas causas, finalizando com a proposiÃÃo de sugestÃes para superaÃÃo das dificuldades apontadas pelo aluno e professor.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20741application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-13T10:26:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral
title AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral
spellingShingle AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral
Maria Gleice Rodrigues
AvaliaÃÃo do ensino e do aprendizado
Saberes da docÃncia
FormaÃÃo de professores
Licenciatura em FÃsica
EDUCACAO
title_short AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral
title_full AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral
title_fullStr AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral
title_sort AvaliaÃÃo do ensino e aprendizado dos saberes da docÃncia no Curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE Campus Sobral
author Maria Gleice Rodrigues
author_facet Maria Gleice Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Eufrasio Braga
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25824848300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8042943225979510
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 43067050304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6779354042225156
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Gleice Rodrigues
contributor_str_mv Adriana Eufrasio Braga
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo do ensino e do aprendizado
Saberes da docÃncia
FormaÃÃo de professores
Licenciatura em FÃsica
topic AvaliaÃÃo do ensino e do aprendizado
Saberes da docÃncia
FormaÃÃo de professores
Licenciatura em FÃsica
EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A pesquisa faz um estudo do ensino e aprendizado na formaÃÃo de professores na Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, tratando dos saberes da docÃncia construÃdos nas disciplinas pedagÃgicas e especÃficas do curso. Para tanto, delineou-se como objetivo geral, avaliar o papel da Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, frente à construÃÃo de saberes da docÃncia na formaÃÃo de professores para atuaÃÃo na EducaÃÃo BÃsica. A pesquisa qualitativa de anÃlise descritiva apresenta como tÃcnica de coleta de dados junto aos professores do curso de Licenciatura em FÃsica do IFCE, campus Sobral, o roteiro de entrevista estruturada, objetivando perceber a formaÃÃo do licenciando, frente à construÃÃo de saberes inerentes à docÃncia. Nessa mesma perspectiva foi adotado o uso do questionÃrio aos alunos cursando o 7 e 8 semestres do curso de FÃsica. A anÃlise dos dados se deu por meio da anÃlise de conteÃdo fundamentado em Laurence Bardin (1977), apoiada no mÃtodo da reduÃÃo fenomenolÃgica de Edmund Husserl (1989), que buscando identificar a ideia principal em cada resposta, elaboram-se as unidades de sentido atà chegar ao esgotamento, gerando os respectivos conceitos. Importante considerar, que a anÃlise dos resultados està fundamentada na teoria de Michael Scriven, como ideÃlogo desse estudo que trata da avaliaÃÃo e sua lÃgica delineada na obra de Vianna (2000). A referida teoria favorece uma anÃlise sustentada nos papÃis, formativo e somativo da avaliaÃÃo, objetivando âdeterminar o valor ou o mÃrito do que està sendo avaliadoâ. (VIANNA, 2000, p. 85). As categorias conceituais geradas na reduÃÃo fenomenolÃgica apresentadas na etapa final da anÃlise descritiva revelam com clareza os resultados da pesquisa. Estes estÃo em consonÃncia com os objetivos especÃficos, que serviram de base à elaboraÃÃo dos questionamentos que indagam o conceito de saber (es) da docÃncia: o ponto de vista dos participantes sobre como avaliam o processo ensino-aprendizagem no curso; dificuldades no processo ensino-aprendizagem, bem como suas causas, finalizando com a proposiÃÃo de sugestÃes para superaÃÃo das dificuldades apontadas pelo aluno e professor.
description nÃo hÃ
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20741
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295460942675968