Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia

Bibliographic Details
Main Author: Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Download full: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17635
Summary: O presente trabalho faz um estudo sobre o processo de integraÃÃo dos estudantes timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir da anÃlise da relaÃÃo entre eles e a administraÃÃo superior da instituiÃÃo. Foi observado que, alÃm das dificuldades e desafios prÃprios de qualquer vivÃncia em um novo paÃs, o grupo teve de lidar com problemas burocrÃticos advindos da dificuldade de consenso entre ambas as partes quanto a execuÃÃo do acordo de cooperaÃÃo entre a universidade e o governo timorense. Esse conflito à importante para compreender como ocorre o processo de acolhimento e permanÃncia desses estudantes na instituiÃÃo e a continuidade das relaÃÃes entre a Unilab e o governo de Timor-Leste. AtravÃs da pesquisa de campo, foi possÃvel perceber a forÃa deste grupo, que mesmo em um ambiente onde o componente africano à privilegiado, pÃs em xeque o pensamento institucional e as fragilidades da universidade em relaÃÃo ao atendimento das demandas dos alunos estrangeiros, no caso os timorenses, e à manutenÃÃo de acordos internacionais. No decorrer deste trabalho, alÃm da anÃlise do processo de integraÃÃo a partir do vÃnculo entre os timorenses e a administraÃÃo superior, observamos como estes alunos estÃo inseridos nas prÃticas da vida acadÃmica, em que apesar das diferenÃas, sendo a questÃo econÃmica uma delas, convivem e interagem espontaneamente com os demais discentes da instituiÃÃo.
id UFC_9f19e098fd0ddcf92e3a51d2447ecef4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10202
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTimorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia Timorese students at the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab): meetings and disagreements of an experience2015-10-23Bernadete de Lourdes Ramos Beserra20562500472 http://lattes.cnpq.br/3149343269971223Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Carla Susana Alem Abrantes92052800620http://lattes.cnpq.br/953799215160265801377247309http://lattes.cnpq.br/1588644850304644Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRUnilab IntegraÃÃo CooperaÃÃo Internacional Timor-LesteUnilab Integration International Cooperation East Timor EDUCACAOO presente trabalho faz um estudo sobre o processo de integraÃÃo dos estudantes timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir da anÃlise da relaÃÃo entre eles e a administraÃÃo superior da instituiÃÃo. Foi observado que, alÃm das dificuldades e desafios prÃprios de qualquer vivÃncia em um novo paÃs, o grupo teve de lidar com problemas burocrÃticos advindos da dificuldade de consenso entre ambas as partes quanto a execuÃÃo do acordo de cooperaÃÃo entre a universidade e o governo timorense. Esse conflito à importante para compreender como ocorre o processo de acolhimento e permanÃncia desses estudantes na instituiÃÃo e a continuidade das relaÃÃes entre a Unilab e o governo de Timor-Leste. AtravÃs da pesquisa de campo, foi possÃvel perceber a forÃa deste grupo, que mesmo em um ambiente onde o componente africano à privilegiado, pÃs em xeque o pensamento institucional e as fragilidades da universidade em relaÃÃo ao atendimento das demandas dos alunos estrangeiros, no caso os timorenses, e à manutenÃÃo de acordos internacionais. No decorrer deste trabalho, alÃm da anÃlise do processo de integraÃÃo a partir do vÃnculo entre os timorenses e a administraÃÃo superior, observamos como estes alunos estÃo inseridos nas prÃticas da vida acadÃmica, em que apesar das diferenÃas, sendo a questÃo econÃmica uma delas, convivem e interagem espontaneamente com os demais discentes da instituiÃÃo.This essay analyses the integration process of students coming from East Timor to study at the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab), from the perspective of the relationship between these students and the administrative and educational head of the university. It was verified that, besides the difficulties and challenges of any experience in a new country, this group had to deal with bureaucratic problems arising from the lack of consensus between the two parties regarding the implementation of the cooperation agreement between the university and the Timorese government. It is important to highlight this conflict to understand how the process of admission and residence of those students happens in the Institution; getting to understand also the continuity of relations between the Unilab and the Timor-Leste government. Through field research, it was possible to realize the strength of this group, that even in an environment where the African component is privileged, put into evidence the institutional thinking and the weaknesses of the university in relation to: a) meeting the demands of foreign students (in this case of the East Timor students); and b)the maintenance of international agreements. Throughout this work, besides the analysis of the integration process from the perspective of the relationship between East Timorese students and the administrative and educational head of the university; we observed how these students are involved in the academic life, that despite the differences, and the economic issue is just one of them, live together and interact spontaneously with other students of the institution.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17635application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:56Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Timorese students at the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab): meetings and disagreements of an experience
title Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia
spellingShingle Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia
Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre
Unilab
IntegraÃÃo
CooperaÃÃo Internacional
Timor-Leste
Unilab
Integration
International Cooperation
East Timor
EDUCACAO
title_short Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia
title_full Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia
title_fullStr Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia
title_full_unstemmed Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia
title_sort Timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiÃncia
author Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre
author_facet Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernadete de Lourdes Ramos Beserra
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20562500472
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3149343269971223
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alcides Fernando Gussi
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 05728385818
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7306722117822350
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carla Susana Alem Abrantes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 92052800620
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9537992151602658
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01377247309
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1588644850304644
dc.contributor.author.fl_str_mv Clarissa Diniz DiÃgenes Nobre
contributor_str_mv Bernadete de Lourdes Ramos Beserra
Alcides Fernando Gussi
Carla Susana Alem Abrantes
dc.subject.por.fl_str_mv Unilab
IntegraÃÃo
CooperaÃÃo Internacional
Timor-Leste
topic Unilab
IntegraÃÃo
CooperaÃÃo Internacional
Timor-Leste
Unilab
Integration
International Cooperation
East Timor
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Unilab
Integration
International Cooperation
East Timor
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho faz um estudo sobre o processo de integraÃÃo dos estudantes timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir da anÃlise da relaÃÃo entre eles e a administraÃÃo superior da instituiÃÃo. Foi observado que, alÃm das dificuldades e desafios prÃprios de qualquer vivÃncia em um novo paÃs, o grupo teve de lidar com problemas burocrÃticos advindos da dificuldade de consenso entre ambas as partes quanto a execuÃÃo do acordo de cooperaÃÃo entre a universidade e o governo timorense. Esse conflito à importante para compreender como ocorre o processo de acolhimento e permanÃncia desses estudantes na instituiÃÃo e a continuidade das relaÃÃes entre a Unilab e o governo de Timor-Leste. AtravÃs da pesquisa de campo, foi possÃvel perceber a forÃa deste grupo, que mesmo em um ambiente onde o componente africano à privilegiado, pÃs em xeque o pensamento institucional e as fragilidades da universidade em relaÃÃo ao atendimento das demandas dos alunos estrangeiros, no caso os timorenses, e à manutenÃÃo de acordos internacionais. No decorrer deste trabalho, alÃm da anÃlise do processo de integraÃÃo a partir do vÃnculo entre os timorenses e a administraÃÃo superior, observamos como estes alunos estÃo inseridos nas prÃticas da vida acadÃmica, em que apesar das diferenÃas, sendo a questÃo econÃmica uma delas, convivem e interagem espontaneamente com os demais discentes da instituiÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This essay analyses the integration process of students coming from East Timor to study at the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab), from the perspective of the relationship between these students and the administrative and educational head of the university. It was verified that, besides the difficulties and challenges of any experience in a new country, this group had to deal with bureaucratic problems arising from the lack of consensus between the two parties regarding the implementation of the cooperation agreement between the university and the Timorese government. It is important to highlight this conflict to understand how the process of admission and residence of those students happens in the Institution; getting to understand also the continuity of relations between the Unilab and the Timor-Leste government. Through field research, it was possible to realize the strength of this group, that even in an environment where the African component is privileged, put into evidence the institutional thinking and the weaknesses of the university in relation to: a) meeting the demands of foreign students (in this case of the East Timor students); and b)the maintenance of international agreements. Throughout this work, besides the analysis of the integration process from the perspective of the relationship between East Timorese students and the administrative and educational head of the university; we observed how these students are involved in the academic life, that despite the differences, and the economic issue is just one of them, live together and interact spontaneously with other students of the institution.
description O presente trabalho faz um estudo sobre o processo de integraÃÃo dos estudantes timorenses na Universidade da IntegraÃÃo Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir da anÃlise da relaÃÃo entre eles e a administraÃÃo superior da instituiÃÃo. Foi observado que, alÃm das dificuldades e desafios prÃprios de qualquer vivÃncia em um novo paÃs, o grupo teve de lidar com problemas burocrÃticos advindos da dificuldade de consenso entre ambas as partes quanto a execuÃÃo do acordo de cooperaÃÃo entre a universidade e o governo timorense. Esse conflito à importante para compreender como ocorre o processo de acolhimento e permanÃncia desses estudantes na instituiÃÃo e a continuidade das relaÃÃes entre a Unilab e o governo de Timor-Leste. AtravÃs da pesquisa de campo, foi possÃvel perceber a forÃa deste grupo, que mesmo em um ambiente onde o componente africano à privilegiado, pÃs em xeque o pensamento institucional e as fragilidades da universidade em relaÃÃo ao atendimento das demandas dos alunos estrangeiros, no caso os timorenses, e à manutenÃÃo de acordos internacionais. No decorrer deste trabalho, alÃm da anÃlise do processo de integraÃÃo a partir do vÃnculo entre os timorenses e a administraÃÃo superior, observamos como estes alunos estÃo inseridos nas prÃticas da vida acadÃmica, em que apesar das diferenÃas, sendo a questÃo econÃmica uma delas, convivem e interagem espontaneamente com os demais discentes da instituiÃÃo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17635
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295225351766016