Escola de MÃsica de Sobral: AnÃlise de um processo de formaÃÃo nÃo-intencional de educadores musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Brasil de Matos Filho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12545
Resumo: Esta dissertaÃÃo elaborada no curso de Mestrado do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo Brasileira da Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do Cearà teve como objetivo principal a compreensÃo de um processo de formaÃÃo de educadores musicais observado na Escola de MÃsica Maestro Josà Wilson Brasil (Escola de MÃsica de Sobral). Durante a pesquisa constatamos que, alÃm da capacitaÃÃo em performance musical a partir das aulas de prÃtica instrumental e vocal â principal objetivo da instituiÃÃo â tambÃm ocorre um processo de formaÃÃo de professores de mÃsica. Essa formaÃÃo, mesmo em carÃter nÃo intencional, tem contribuÃdo para a inserÃÃo destes jovens como professores de mÃsica em diversos espaÃos, sejam projetos sociais, escolas livres, bandas de mÃsica, corais, orquestras ou mesmo escolas de ensino regular. Definimos o campo da pesquisa partindo dos conceitos de educaÃÃo formal, informal e nÃo-formal, defendidos por Josà Carlos LibÃneo e GlÃria Gohn, procuramos elencar as competÃncias necessÃrias à formaÃÃo docente de acordo com o pensamento de Maurice Tardif, JoÃo Emanuel Benvenutto e Marilda Silva amparado pelos conceitos habitus, campo e aquisiÃÃo de capitais sistematizados por Pierre Bourdieu. Definimos nossa pesquisa como uma investigaÃÃo de cunho qualitativo utilizando como procedimento metodolÃgico o estudo de casos mÃltiplos. Na coleta de dados foram aplicadas entrevistas individuais semi-estruturadas, entrevistas coletivas e observaÃÃo da atuaÃÃo dos indivÃduos pesquisados na busca do entendimento do fenÃmeno social identificado. A anÃlise das histÃrias de vida dos indivÃduos pesquisados, sua atuaÃÃo no campo especÃfico estudado e os dados coletados apontam para uma possibilidade de formaÃÃo de educadores musicais à revelia da formaÃÃo acadÃmica.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de MÃsica de Sobral: AnÃlise de um processo de formaÃÃo nÃo-intencional de educadores musicaisEscuela de MÃsica Sobral: AnÃlisis de un caso de formaciÃn no intencional de educadores musicales2014-06-27Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Elvis de Azevedo Matos32208677315http://lattes.cnpq.br/9261280061942293Marco AntÃnio Toledo Nascimento0287687066524587788368http://lattes.cnpq.br/5991066080504386Josà Brasil de Matos FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBReducaÃÃo musical formaÃÃo de professores de mÃsica educaÃÃo nÃo-intencional educaÃÃo nÃo-formaleducaciÃn musical formaciÃn de maestros de mÃsica educaciÃn no-intencional educaciÃn no formalEDUCACAOEsta dissertaÃÃo elaborada no curso de Mestrado do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo Brasileira da Faculdade de EducaÃÃo da Universidade Federal do Cearà teve como objetivo principal a compreensÃo de um processo de formaÃÃo de educadores musicais observado na Escola de MÃsica Maestro Josà Wilson Brasil (Escola de MÃsica de Sobral). Durante a pesquisa constatamos que, alÃm da capacitaÃÃo em performance musical a partir das aulas de prÃtica instrumental e vocal â principal objetivo da instituiÃÃo â tambÃm ocorre um processo de formaÃÃo de professores de mÃsica. Essa formaÃÃo, mesmo em carÃter nÃo intencional, tem contribuÃdo para a inserÃÃo destes jovens como professores de mÃsica em diversos espaÃos, sejam projetos sociais, escolas livres, bandas de mÃsica, corais, orquestras ou mesmo escolas de ensino regular. Definimos o campo da pesquisa partindo dos conceitos de educaÃÃo formal, informal e nÃo-formal, defendidos por Josà Carlos LibÃneo e GlÃria Gohn, procuramos elencar as competÃncias necessÃrias à formaÃÃo docente de acordo com o pensamento de Maurice Tardif, JoÃo Emanuel Benvenutto e Marilda Silva amparado pelos conceitos habitus, campo e aquisiÃÃo de capitais sistematizados por Pierre Bourdieu. Definimos nossa pesquisa como uma investigaÃÃo de cunho qualitativo utilizando como procedimento metodolÃgico o estudo de casos mÃltiplos. Na coleta de dados foram aplicadas entrevistas individuais semi-estruturadas, entrevistas coletivas e observaÃÃo da atuaÃÃo dos indivÃduos pesquisados na busca do entendimento do fenÃmeno social identificado. A anÃlise das histÃrias de vida dos indivÃduos pesquisados, sua atuaÃÃo no campo especÃfico estudado e os dados coletados apontam para uma possibilidade de formaÃÃo de educadores musicais à revelia da formaÃÃo acadÃmica. Esta tesis de maestria, la cual fue hecha en el curso de MaestrÃa del Programa de Posgrado en EducaciÃn BrasileÃa de la Facultad de EducaciÃn de la Universidad Federal de CearÃ, tuvo como objetivo principal la comprensiÃn de un proceso de formaciÃn de educadores musicales, lo cual fue observado en la Escuela de MÃsica Maestro Josà Wilson Brasil (Escuela de MÃsica de Sobral). Durante la investigaciÃn, verificamos que, mÃs allà de la capacitaciÃn para la ejecuciÃn musical realizadas a partir de la clases de prÃctica instrumental y vocal â el principal objetivo de la instituciÃn â tambiÃn se lleva a cabo un proceso de formaciÃn de maestros de mÃsica. Esa formaciÃn, mismo que no posea un carÃcter intencional, ha contribuido para la inserciÃn de estos jÃvenes como maestros de mÃsica en los mÃs diversos espacios, los cuales son proyectos sociales, escuelas libres, bandas de mÃsica, corales, orquestas o, aÃn, en escuelas de enseÃanza regular. Definimos el campo de la investigaciÃn a travÃs de los conceptos de educaciÃn formal, informal y no formal, como ellos fueron propuestos por Josà Carlos LibÃneo y GlÃria Gohn, y buscamos distinguir las competencias necesarias a la formaciÃn docente segÃn el pensamiento de Maurice Tardif, JoÃo Emanuel Benvenutto e Marilda Silva, apoyados por los conceptos de habitus, campo y adquisiciÃn de capitales que fueron sistematizados por Pierre Bourdieu. Definimos nuestra investigaciÃn como una bÃsqueda de naturaleza cualitativa, usando como procedimiento metodolÃgico el estudio de casos mÃltiples. En la colecta de datos fueron hechas entrevistas individuales semi-estructuradas, entrevistas colectivas y observaciÃn de la actuaciÃn de los individuos investigados en una bÃsqueda del entendimiento del fenÃmeno social identificado. El anÃlisis de las historias de vida de los individuos investigados, su actuaciÃn en el campo especÃfico estudiado y los datos colectados apuntan hacia una posibilidad de formaciÃn de educadores musicales en la falta de una formaciÃn acadÃmica.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12545application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:42Zmail@mail.com -
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