Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5805
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_c37be9cfe65fb985655ccc1ba1488c78
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4210
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProjeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do TocantinsProject building knowledge and training for the teaching profession: Program Evaluation prodocÃncia under the Federal University of Tocantins 2011-03-11Alba Maria Pinho de Carvalho04393422368http://lattes.cnpq.br/5941867047206757Francisco Ari de Andrade16576381387Isabel Cristina Auler Pereira7007957986http://lattes.cnpq.br/375174050983482643684939315http://lattes.cnpq.br/6322291432577821Jacqueline Ramos Macedo Antunes de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRAvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas Universidade PÃblica FormaÃÃo de Professores ProdocÃnciaValuation of Public Policies Public University Teacherâs TrainingProdocÃnciaPOLITICAS PUBLICASCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO propÃsito desta pesquisa, que ora se configura nesta dissertaÃÃo, à estudar e analisar o âPrograma ConsolidaÃÃo das Licenciaturas â ProdocÃnciaâ, no Ãmbito de politica de educaÃÃo e mais especificamente o projeto âConstruindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturasâ, proposta institucional da Universidade Federal do Tocantins â UFT, financiado com recursos do ProdocÃncia, visando à melhoria da formaÃÃo nos cursos de licenciatura no Ãmbito das universidades pÃblicas. A Universidade està inserida e à determinada por interesses econÃmicos, polÃticos e culturais definidos pela dicotomia do jogo de forÃas sociais. Nesta linha analÃtica assumi que a Universidade pÃblica ainda à o principal locus de formaÃÃo dos profissionais considerando a sua dimensÃo de instituiÃÃo social e de natureza pÃblica. De modo especial enfoquei a Universidade pÃblica, como espaÃo de formaÃÃo, considerando sua proposta de formar professores nos seus cursos de licenciatura com intuito de atender Ãs demandas de um Estado democrÃtico jovem e carente de profissionais qualificados para atuar na educaÃÃo: o estado do Tocantins. Optamos, eu e minha orientadora, como mÃtodo, o histÃrico- crÃtico e dialÃtico, procurando explicar as transformaÃÃes sociais com base em uma leitura histÃrica da sociedade e seu modo de fundamento em permanente movimento, e tambÃm fazendo uma anÃlise mais qualitativa do que quantitativa dos materiais disponÃveis (teÃricos e da pesquisa), devidamente sistematizado, seguindo a metodologia de Analise de ConteÃdo. O resultado da investigaÃÃo empÃrica, realizada com um grupo de professores e alunos participantes do projeto âConstruindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturasâ revela que o ProdocÃncia cumpre a sua funÃÃo em um cenÃrio onde nÃo havia, atà entÃo, nenhum programa especÃfico de incentivo à docÃncia por parte dos ÃrgÃos de fomento ligados ao MinistÃrio da EducaÃÃo. PorÃm, no discurso dos atores envolvidos, percebemos claramente que as aÃÃes do projeto ressaltaram mais a importÃncia da pesquisa do que o ato docente em si. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5805application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:19Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Project building knowledge and training for the teaching profession: Program Evaluation prodocÃncia under the Federal University of Tocantins
title Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins
spellingShingle Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins
Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza
AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
Universidade PÃblica
FormaÃÃo de Professores
ProdocÃncia
Valuation of Public Policies
Public University
Teacherâs Training
ProdocÃncia
POLITICAS PUBLICAS
title_short Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins
title_full Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins
title_fullStr Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins
title_full_unstemmed Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins
title_sort Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins
author Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza
author_facet Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alba Maria Pinho de Carvalho
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04393422368
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5941867047206757
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Ari de Andrade
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 16576381387
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isabel Cristina Auler Pereira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 7007957986
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3751740509834826
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 43684939315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6322291432577821
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza
contributor_str_mv Alba Maria Pinho de Carvalho
Francisco Ari de Andrade
Isabel Cristina Auler Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
Universidade PÃblica
FormaÃÃo de Professores
ProdocÃncia
topic AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
Universidade PÃblica
FormaÃÃo de Professores
ProdocÃncia
Valuation of Public Policies
Public University
Teacherâs Training
ProdocÃncia
POLITICAS PUBLICAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Valuation of Public Policies
Public University
Teacherâs Training
ProdocÃncia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICAS PUBLICAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O propÃsito desta pesquisa, que ora se configura nesta dissertaÃÃo, à estudar e analisar o âPrograma ConsolidaÃÃo das Licenciaturas â ProdocÃnciaâ, no Ãmbito de politica de educaÃÃo e mais especificamente o projeto âConstruindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturasâ, proposta institucional da Universidade Federal do Tocantins â UFT, financiado com recursos do ProdocÃncia, visando à melhoria da formaÃÃo nos cursos de licenciatura no Ãmbito das universidades pÃblicas. A Universidade està inserida e à determinada por interesses econÃmicos, polÃticos e culturais definidos pela dicotomia do jogo de forÃas sociais. Nesta linha analÃtica assumi que a Universidade pÃblica ainda à o principal locus de formaÃÃo dos profissionais considerando a sua dimensÃo de instituiÃÃo social e de natureza pÃblica. De modo especial enfoquei a Universidade pÃblica, como espaÃo de formaÃÃo, considerando sua proposta de formar professores nos seus cursos de licenciatura com intuito de atender Ãs demandas de um Estado democrÃtico jovem e carente de profissionais qualificados para atuar na educaÃÃo: o estado do Tocantins. Optamos, eu e minha orientadora, como mÃtodo, o histÃrico- crÃtico e dialÃtico, procurando explicar as transformaÃÃes sociais com base em uma leitura histÃrica da sociedade e seu modo de fundamento em permanente movimento, e tambÃm fazendo uma anÃlise mais qualitativa do que quantitativa dos materiais disponÃveis (teÃricos e da pesquisa), devidamente sistematizado, seguindo a metodologia de Analise de ConteÃdo. O resultado da investigaÃÃo empÃrica, realizada com um grupo de professores e alunos participantes do projeto âConstruindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturasâ revela que o ProdocÃncia cumpre a sua funÃÃo em um cenÃrio onde nÃo havia, atà entÃo, nenhum programa especÃfico de incentivo à docÃncia por parte dos ÃrgÃos de fomento ligados ao MinistÃrio da EducaÃÃo. PorÃm, no discurso dos atores envolvidos, percebemos claramente que as aÃÃes do projeto ressaltaram mais a importÃncia da pesquisa do que o ato docente em si.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5805
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295149964394496