Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5805 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_c37be9cfe65fb985655ccc1ba1488c78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4210 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProjeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do TocantinsProject building knowledge and training for the teaching profession: Program Evaluation prodocÃncia under the Federal University of Tocantins 2011-03-11Alba Maria Pinho de Carvalho04393422368http://lattes.cnpq.br/5941867047206757Francisco Ari de Andrade16576381387Isabel Cristina Auler Pereira7007957986http://lattes.cnpq.br/375174050983482643684939315http://lattes.cnpq.br/6322291432577821Jacqueline Ramos Macedo Antunes de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRAvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas Universidade PÃblica FormaÃÃo de Professores ProdocÃnciaValuation of Public Policies Public University Teacherâs TrainingProdocÃnciaPOLITICAS PUBLICASCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorO propÃsito desta pesquisa, que ora se configura nesta dissertaÃÃo, à estudar e analisar o âPrograma ConsolidaÃÃo das Licenciaturas â ProdocÃnciaâ, no Ãmbito de politica de educaÃÃo e mais especificamente o projeto âConstruindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturasâ, proposta institucional da Universidade Federal do Tocantins â UFT, financiado com recursos do ProdocÃncia, visando à melhoria da formaÃÃo nos cursos de licenciatura no Ãmbito das universidades pÃblicas. A Universidade està inserida e à determinada por interesses econÃmicos, polÃticos e culturais definidos pela dicotomia do jogo de forÃas sociais. Nesta linha analÃtica assumi que a Universidade pÃblica ainda à o principal locus de formaÃÃo dos profissionais considerando a sua dimensÃo de instituiÃÃo social e de natureza pÃblica. De modo especial enfoquei a Universidade pÃblica, como espaÃo de formaÃÃo, considerando sua proposta de formar professores nos seus cursos de licenciatura com intuito de atender Ãs demandas de um Estado democrÃtico jovem e carente de profissionais qualificados para atuar na educaÃÃo: o estado do Tocantins. Optamos, eu e minha orientadora, como mÃtodo, o histÃrico- crÃtico e dialÃtico, procurando explicar as transformaÃÃes sociais com base em uma leitura histÃrica da sociedade e seu modo de fundamento em permanente movimento, e tambÃm fazendo uma anÃlise mais qualitativa do que quantitativa dos materiais disponÃveis (teÃricos e da pesquisa), devidamente sistematizado, seguindo a metodologia de Analise de ConteÃdo. O resultado da investigaÃÃo empÃrica, realizada com um grupo de professores e alunos participantes do projeto âConstruindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturasâ revela que o ProdocÃncia cumpre a sua funÃÃo em um cenÃrio onde nÃo havia, atà entÃo, nenhum programa especÃfico de incentivo à docÃncia por parte dos ÃrgÃos de fomento ligados ao MinistÃrio da EducaÃÃo. PorÃm, no discurso dos atores envolvidos, percebemos claramente que as aÃÃes do projeto ressaltaram mais a importÃncia da pesquisa do que o ato docente em si. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5805application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:19Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Project building knowledge and training for the teaching profession: Program Evaluation prodocÃncia under the Federal University of Tocantins |
title |
Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins |
spellingShingle |
Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas Universidade PÃblica FormaÃÃo de Professores ProdocÃncia Valuation of Public Policies Public University Teacherâs Training ProdocÃncia POLITICAS PUBLICAS |
title_short |
Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins |
title_full |
Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins |
title_fullStr |
Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins |
title_full_unstemmed |
Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins |
title_sort |
Projeto construindo saberes e a formaÃÃo para o exercÃcio da docÃncia: AvaliaÃÃo do programa prodocÃncia no Ãmbito da Universidade Federal do Tocantins |
author |
Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza |
author_facet |
Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alba Maria Pinho de Carvalho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
04393422368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5941867047206757 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco Ari de Andrade |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
16576381387 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Isabel Cristina Auler Pereira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
7007957986 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3751740509834826 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
43684939315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6322291432577821 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza |
contributor_str_mv |
Alba Maria Pinho de Carvalho Francisco Ari de Andrade Isabel Cristina Auler Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas Universidade PÃblica FormaÃÃo de Professores ProdocÃncia |
topic |
AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas Universidade PÃblica FormaÃÃo de Professores ProdocÃncia Valuation of Public Policies Public University Teacherâs Training ProdocÃncia POLITICAS PUBLICAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Valuation of Public Policies Public University Teacherâs Training ProdocÃncia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
POLITICAS PUBLICAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O propÃsito desta pesquisa, que ora se configura nesta dissertaÃÃo, à estudar e analisar o âPrograma ConsolidaÃÃo das Licenciaturas â ProdocÃnciaâ, no Ãmbito de politica de educaÃÃo e mais especificamente o projeto âConstruindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturasâ, proposta institucional da Universidade Federal do Tocantins â UFT, financiado com recursos do ProdocÃncia, visando à melhoria da formaÃÃo nos cursos de licenciatura no Ãmbito das universidades pÃblicas. A Universidade està inserida e à determinada por interesses econÃmicos, polÃticos e culturais definidos pela dicotomia do jogo de forÃas sociais. Nesta linha analÃtica assumi que a Universidade pÃblica ainda à o principal locus de formaÃÃo dos profissionais considerando a sua dimensÃo de instituiÃÃo social e de natureza pÃblica. De modo especial enfoquei a Universidade pÃblica, como espaÃo de formaÃÃo, considerando sua proposta de formar professores nos seus cursos de licenciatura com intuito de atender Ãs demandas de um Estado democrÃtico jovem e carente de profissionais qualificados para atuar na educaÃÃo: o estado do Tocantins. Optamos, eu e minha orientadora, como mÃtodo, o histÃrico- crÃtico e dialÃtico, procurando explicar as transformaÃÃes sociais com base em uma leitura histÃrica da sociedade e seu modo de fundamento em permanente movimento, e tambÃm fazendo uma anÃlise mais qualitativa do que quantitativa dos materiais disponÃveis (teÃricos e da pesquisa), devidamente sistematizado, seguindo a metodologia de Analise de ConteÃdo. O resultado da investigaÃÃo empÃrica, realizada com um grupo de professores e alunos participantes do projeto âConstruindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturasâ revela que o ProdocÃncia cumpre a sua funÃÃo em um cenÃrio onde nÃo havia, atà entÃo, nenhum programa especÃfico de incentivo à docÃncia por parte dos ÃrgÃos de fomento ligados ao MinistÃrio da EducaÃÃo. PorÃm, no discurso dos atores envolvidos, percebemos claramente que as aÃÃes do projeto ressaltaram mais a importÃncia da pesquisa do que o ato docente em si. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5805 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295149964394496 |