ProduÃÃo escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciaÃÃo anafÃrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PatrÃcia Gomes Bezerra Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18719
Resumo: Trabalhar com o processo de referenciaÃÃo representa a possibilidade de voltar o olhar para os elementos linguÃsticos que colaboram para a tessitura do texto e para a construÃÃo do discurso. Fundamentado nesse pressuposto, este trabalho de dissertaÃÃo apresenta atividades organizadas em uma sequÃncia didÃtica (SD) cujo propÃsito à desenvolver habilidades no uso produtivo e eficiente dos mecanismos de referenciaÃÃo anafÃrica em alunos do Ensino Fundamental II. Para o alcance desse propÃsito, tÃm-se como objetivos: a) propor atividades que tratam da referenciaÃÃo, sobretudo da anafÃrica; b) refletir em que medida o conhecimento dos mecanismos de referenciaÃÃo pelos alunos, sobretudo os relacionados ao processo anafÃrico, favorece o desenvolvimento da escrita; c) sugerir atividades voltadas para a produÃÃo de textos de forma a alcanÃar o uso eficiente de recursos de referenciaÃÃo anafÃrica responsÃvel pela manutenÃÃo e pela progressÃo da referÃncia no texto. Como apoio teÃrico, fundamentalmente, para a referenciaÃÃo, numa perspectiva sociocognitiva e interacional, recorre-se a Mondada e Dubois (2005), Cavalcante (2011) e Cavalcante, Brito e CustÃdio Filho (2014), e, para a sequÃncia didÃtica, a Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Concebida para aplicaÃÃo junto a alunos do 9 ano de uma escola pÃblica de Fortaleza, a SD proposta busca conscientizÃ-los a respeito dos mecanismos de manutenÃÃo e progressÃo temÃtica, especificamente em um texto argumentativo, o artigo de opiniÃo. Acredita-se que a SD propicie o uso mais consciente e produtivo dos mecanismos de referenciaÃÃo anafÃrica e a percepÃÃo de que os referentes sÃo estabelecidos entre os interlocutores, em uma perspectiva compartilhada, pois à na interaÃÃo que os sentidos do texto se constroem e sÃo reconstruÃdos.
id UFC_d2094b84bda208938e5862b07f21f1fa
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12005
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProduÃÃo escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciaÃÃo anafÃricaWritten production in fundamental education ii: a proposal for working anaforgical reference2016-12-13Aurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D0Valdinar CustÃdio Filho73981370368http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4773581T6Alexandre Melo de Sousa46610413304http://lattes.cnpq.br/809203857698536791219086304http://lattes.cnpq.br/8638887907864323PatrÃcia Gomes Bezerra RibeiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRProduÃÃo escrita ReferenciaÃÃo Mecanismos anafÃricosSequÃncia didÃtica Artigo de opiniÃoWritten production Reference Anaphoric mechanisms Pedagogical sequence Opinion articleLINGUA PORTUGUESATrabalhar com o processo de referenciaÃÃo representa a possibilidade de voltar o olhar para os elementos linguÃsticos que colaboram para a tessitura do texto e para a construÃÃo do discurso. Fundamentado nesse pressuposto, este trabalho de dissertaÃÃo apresenta atividades organizadas em uma sequÃncia didÃtica (SD) cujo propÃsito à desenvolver habilidades no uso produtivo e eficiente dos mecanismos de referenciaÃÃo anafÃrica em alunos do Ensino Fundamental II. Para o alcance desse propÃsito, tÃm-se como objetivos: a) propor atividades que tratam da referenciaÃÃo, sobretudo da anafÃrica; b) refletir em que medida o conhecimento dos mecanismos de referenciaÃÃo pelos alunos, sobretudo os relacionados ao processo anafÃrico, favorece o desenvolvimento da escrita; c) sugerir atividades voltadas para a produÃÃo de textos de forma a alcanÃar o uso eficiente de recursos de referenciaÃÃo anafÃrica responsÃvel pela manutenÃÃo e pela progressÃo da referÃncia no texto. Como apoio teÃrico, fundamentalmente, para a referenciaÃÃo, numa perspectiva sociocognitiva e interacional, recorre-se a Mondada e Dubois (2005), Cavalcante (2011) e Cavalcante, Brito e CustÃdio Filho (2014), e, para a sequÃncia didÃtica, a Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Concebida para aplicaÃÃo junto a alunos do 9 ano de uma escola pÃblica de Fortaleza, a SD proposta busca conscientizÃ-los a respeito dos mecanismos de manutenÃÃo e progressÃo temÃtica, especificamente em um texto argumentativo, o artigo de opiniÃo. Acredita-se que a SD propicie o uso mais consciente e produtivo dos mecanismos de referenciaÃÃo anafÃrica e a percepÃÃo de que os referentes sÃo estabelecidos entre os interlocutores, em uma perspectiva compartilhada, pois à na interaÃÃo que os sentidos do texto se constroem e sÃo reconstruÃdos. Working with referential process represents the possibility of regarding the linguistic elements that contribute to the textsâ organization and the speech construction. Based on that foundations, this dissertation presents activities organized in a pedagogical sequence (PS) in which its purpose is developing abilities by using productive and efficient anaphoric reference mechanisms in Middle school students. In order to achieve that, the objectives are: a) propose activities that are related to referencing, more specific anaphoric reference; b) reflect on to what extent the acquisition of anaphoric reference mechanisms by the students, especially related to the anaphoric reference, favor the writing development; c) suggest activities concerning text production in order to achieve efficient manners of anaphoric reference mechanisms responsible for maintenance and for progression of referencing in the text. As to theoretical support, fundamentally, to reference, in a sociocognitive interactional perspective, according to Mondada and Dubois (2005), Cavalcante (2011), Cavalcante, Brito and CustÃdio Filho (2014), and, as to pedagogial sequence, to Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Conceived to apply to 9th grade students in public school in Fortaleza, the PS proposed aims at raising awareness about the maintenance mechanisms and theme progression, specifically in a argumentative text, the opinion article. It is believed that the PS give a more conscious and productive use of anaphoric reference mechanisms and the perception that the referents are established between the interlocutors in a shared perspective because it is in the interaction process that the ideas are constructed and reconstructed. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18719application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:31Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ProduÃÃo escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciaÃÃo anafÃrica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Written production in fundamental education ii: a proposal for working anaforgical reference
title ProduÃÃo escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciaÃÃo anafÃrica
spellingShingle ProduÃÃo escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciaÃÃo anafÃrica
PatrÃcia Gomes Bezerra Ribeiro
ProduÃÃo escrita
ReferenciaÃÃo
Mecanismos anafÃricos
SequÃncia didÃtica
Artigo de opiniÃo
Written production
Reference
Anaphoric mechanisms
Pedagogical sequence
Opinion article
LINGUA PORTUGUESA
title_short ProduÃÃo escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciaÃÃo anafÃrica
title_full ProduÃÃo escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciaÃÃo anafÃrica
title_fullStr ProduÃÃo escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciaÃÃo anafÃrica
title_full_unstemmed ProduÃÃo escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciaÃÃo anafÃrica
title_sort ProduÃÃo escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciaÃÃo anafÃrica
author PatrÃcia Gomes Bezerra Ribeiro
author_facet PatrÃcia Gomes Bezerra Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aurea Suely Zavam
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 39929272704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valdinar CustÃdio Filho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 73981370368
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4773581T6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alexandre Melo de Sousa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 46610413304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8092038576985367
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 91219086304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8638887907864323
dc.contributor.author.fl_str_mv PatrÃcia Gomes Bezerra Ribeiro
contributor_str_mv Aurea Suely Zavam
Valdinar CustÃdio Filho
Alexandre Melo de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv ProduÃÃo escrita
ReferenciaÃÃo
Mecanismos anafÃricos
SequÃncia didÃtica
Artigo de opiniÃo
topic ProduÃÃo escrita
ReferenciaÃÃo
Mecanismos anafÃricos
SequÃncia didÃtica
Artigo de opiniÃo
Written production
Reference
Anaphoric mechanisms
Pedagogical sequence
Opinion article
LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv Written production
Reference
Anaphoric mechanisms
Pedagogical sequence
Opinion article
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUA PORTUGUESA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Trabalhar com o processo de referenciaÃÃo representa a possibilidade de voltar o olhar para os elementos linguÃsticos que colaboram para a tessitura do texto e para a construÃÃo do discurso. Fundamentado nesse pressuposto, este trabalho de dissertaÃÃo apresenta atividades organizadas em uma sequÃncia didÃtica (SD) cujo propÃsito à desenvolver habilidades no uso produtivo e eficiente dos mecanismos de referenciaÃÃo anafÃrica em alunos do Ensino Fundamental II. Para o alcance desse propÃsito, tÃm-se como objetivos: a) propor atividades que tratam da referenciaÃÃo, sobretudo da anafÃrica; b) refletir em que medida o conhecimento dos mecanismos de referenciaÃÃo pelos alunos, sobretudo os relacionados ao processo anafÃrico, favorece o desenvolvimento da escrita; c) sugerir atividades voltadas para a produÃÃo de textos de forma a alcanÃar o uso eficiente de recursos de referenciaÃÃo anafÃrica responsÃvel pela manutenÃÃo e pela progressÃo da referÃncia no texto. Como apoio teÃrico, fundamentalmente, para a referenciaÃÃo, numa perspectiva sociocognitiva e interacional, recorre-se a Mondada e Dubois (2005), Cavalcante (2011) e Cavalcante, Brito e CustÃdio Filho (2014), e, para a sequÃncia didÃtica, a Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Concebida para aplicaÃÃo junto a alunos do 9 ano de uma escola pÃblica de Fortaleza, a SD proposta busca conscientizÃ-los a respeito dos mecanismos de manutenÃÃo e progressÃo temÃtica, especificamente em um texto argumentativo, o artigo de opiniÃo. Acredita-se que a SD propicie o uso mais consciente e produtivo dos mecanismos de referenciaÃÃo anafÃrica e a percepÃÃo de que os referentes sÃo estabelecidos entre os interlocutores, em uma perspectiva compartilhada, pois à na interaÃÃo que os sentidos do texto se constroem e sÃo reconstruÃdos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Working with referential process represents the possibility of regarding the linguistic elements that contribute to the textsâ organization and the speech construction. Based on that foundations, this dissertation presents activities organized in a pedagogical sequence (PS) in which its purpose is developing abilities by using productive and efficient anaphoric reference mechanisms in Middle school students. In order to achieve that, the objectives are: a) propose activities that are related to referencing, more specific anaphoric reference; b) reflect on to what extent the acquisition of anaphoric reference mechanisms by the students, especially related to the anaphoric reference, favor the writing development; c) suggest activities concerning text production in order to achieve efficient manners of anaphoric reference mechanisms responsible for maintenance and for progression of referencing in the text. As to theoretical support, fundamentally, to reference, in a sociocognitive interactional perspective, according to Mondada and Dubois (2005), Cavalcante (2011), Cavalcante, Brito and CustÃdio Filho (2014), and, as to pedagogial sequence, to Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Conceived to apply to 9th grade students in public school in Fortaleza, the PS proposed aims at raising awareness about the maintenance mechanisms and theme progression, specifically in a argumentative text, the opinion article. It is believed that the PS give a more conscious and productive use of anaphoric reference mechanisms and the perception that the referents are established between the interlocutors in a shared perspective because it is in the interaction process that the ideas are constructed and reconstructed.
description Trabalhar com o processo de referenciaÃÃo representa a possibilidade de voltar o olhar para os elementos linguÃsticos que colaboram para a tessitura do texto e para a construÃÃo do discurso. Fundamentado nesse pressuposto, este trabalho de dissertaÃÃo apresenta atividades organizadas em uma sequÃncia didÃtica (SD) cujo propÃsito à desenvolver habilidades no uso produtivo e eficiente dos mecanismos de referenciaÃÃo anafÃrica em alunos do Ensino Fundamental II. Para o alcance desse propÃsito, tÃm-se como objetivos: a) propor atividades que tratam da referenciaÃÃo, sobretudo da anafÃrica; b) refletir em que medida o conhecimento dos mecanismos de referenciaÃÃo pelos alunos, sobretudo os relacionados ao processo anafÃrico, favorece o desenvolvimento da escrita; c) sugerir atividades voltadas para a produÃÃo de textos de forma a alcanÃar o uso eficiente de recursos de referenciaÃÃo anafÃrica responsÃvel pela manutenÃÃo e pela progressÃo da referÃncia no texto. Como apoio teÃrico, fundamentalmente, para a referenciaÃÃo, numa perspectiva sociocognitiva e interacional, recorre-se a Mondada e Dubois (2005), Cavalcante (2011) e Cavalcante, Brito e CustÃdio Filho (2014), e, para a sequÃncia didÃtica, a Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Concebida para aplicaÃÃo junto a alunos do 9 ano de uma escola pÃblica de Fortaleza, a SD proposta busca conscientizÃ-los a respeito dos mecanismos de manutenÃÃo e progressÃo temÃtica, especificamente em um texto argumentativo, o artigo de opiniÃo. Acredita-se que a SD propicie o uso mais consciente e produtivo dos mecanismos de referenciaÃÃo anafÃrica e a percepÃÃo de que os referentes sÃo estabelecidos entre os interlocutores, em uma perspectiva compartilhada, pois à na interaÃÃo que os sentidos do texto se constroem e sÃo reconstruÃdos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18719
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295230696357888