EstratÃgias argumentativas na produÃÃo escrita de artigo de opiniÃo no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayara de Souza Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20326
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstratÃgias argumentativas na produÃÃo escrita de artigo de opiniÃo no ensino fundamental2018-03-00Aurea Suely Zavam39929272704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779871D000638725364http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4410462T0Mayara de Souza FerreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRWritten production Argumentation Didactic sequence Opinion articleProduÃÃo escrita ArgumentaÃÃo SequÃncia didÃtica Artigo de opiniÃoLETRASCoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior A argumentaÃÃo està presente em diversas prÃticas sociais do cotidiano, desde situaÃÃes informais a contextos formais, como em textos essencialmente argumentativos, em avaliaÃÃes externas e em situaÃÃes profissionais. Nesses momentos, o estudante necessita de uma competÃncia discursiva sobre a argumentaÃÃo, sobre seus mÃtodos e processos de modo que a tornem eficaz (BRETON, 2003). Desse modo, este trabalho objetiva contribuir com o ensino e a aprendizagem da produÃÃo escrita do gÃnero artigo de opiniÃo por alunos do 9 ano do Ensino Fundamental de uma escola pÃblica estadual de Fortaleza-CE. Para tanto, analisa-se a construÃÃo da argumentaÃÃo na produÃÃo de textos do gÃnero artigo de opiniÃo, procurando investigar as estratÃgias argumentativas de que se valem os alunos na escrita de textos argumentativos. A proposta consistiu em elaborar uma sequÃncia de estratÃgias de ensino, a partir das dificuldades identificadas na produÃÃo inicial dos alunos, para integraÃÃo entre os Ãmbitos da sequÃncia argumentativa e da argumentaÃÃo pragmÃtica ao ensino do gÃnero textual artigo de opiniÃo sob a perspectiva textual-interativa. A metodologia adotada tem como base a pesquisa-aÃÃo, segundo Thiollent (2008). Como pressupostos da LinguÃstica do Texto, adota-se a concepÃÃo sociointeracional da linguagem, defendida por Koch (1992); entende-se o ensino da escrita como processo, seguindo as contribuiÃÃes de Serafini (1994), Geraldi (1999), Antunes (2003) e Vieira (2005); considera-se o estudo dos gÃneros textuais em sala conforme Antunes (2003), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2010) e Koch e Elias (2016). AlÃm disso, seguem-se as contribuiÃÃes de Adam (1992) na organizaÃÃo textual da sequÃncia argumentativa e os pressupostos da argumentaÃÃo sob a perspectiva da Nova RetÃrica fundamentado em Perelman e Tyteca (2002) revisitada por Fiorin (2015). O procedimento didÃtico utilizado à a sequÃncia didÃtica, segundo orientaÃÃo de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), para o desenvolvimento da produÃÃo do gÃnero artigo de opiniÃo. A anÃlise dos resultados permite que sejam identificadas evoluÃÃes nas produÃÃes desenvolvidas ao final da sequÃncia didÃtica, comprovando, assim, sua eficÃcia para o ensino do gÃnero textual artigo de opiniÃo. Busca-se demonstrar, portanto, com os resultados obtidos, que, por meio de estratÃgias argumentativas, à possÃvel alcanÃar um ensino de lÃngua produtivo do gÃnero artigo de opiniÃohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20326application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:43Zmail@mail.com -
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