O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca Aline Almeida Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20735
Resumo: A escrita à socialmente valorizada, pois representa o saber legitimado e tambÃm possibilita o acesso aos bens de cultura. Escrever, pautado pelo que orienta a norma ortogrÃfica, torna-se uma necessidade para que o indivÃduo realize um uso eficiente da lÃngua e nÃo seja estigmatizado pelo domÃnio de apenas uma variante linguÃstica. Nas vÃrias etapas de ensino, ainda se percebem dificuldades na ortografia, sinalizando que o tratamento a ela dispensado carece de ser revisto. Com alunos que apresentam uma trajetÃria escolar irregular, como os da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades sÃo, por vezes, acentuadas e essa defasagem à o limitador que mais os incomoda. Pautando-se nas pesquisas de Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), dentre outros, este trabalho objetiva avaliar os efeitos do ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas na reduÃÃo dos casos de desvios à norma na turma de modalidade EJA nÃvel VI (8Â/9 anos) de uma escola da rede pÃblica municipal de EusÃbio. Para isso, foram tomados como objeto de anÃlise os trÃs erros motivados pela oralidade mais frequentes na turma, constatados a partir de investigaÃÃo prÃvia: o apagamento do <r> em coda de verbos no infinitivo, a lateralizaÃÃo de [w] e a monotongaÃÃo de verbos no pretÃrito perfeito do indicativo. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo com avaliaÃÃo quali-quantitativa dos dados do prà e pÃs-teste entremeada por atividades interventivas. Os resultados apontaram a pertinÃncia de um trabalho sistematizado com a ortografia a fim de corrigir problemas que se perpetuam na trajetÃria escolar dos alunos. Chegou-se à conclusÃo de que atividades ortogrÃficas que relacionem os conhecimentos da turma a informaÃÃes sobre a estrutura e sobre o funcionamento da lÃngua ajudam a reduzir desvios à norma.
id UFC_d443b11a689295d2fa19e9eb8887f44d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:13102
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos2019-01-00Ronaldo Mangueira Lima JÃnior72311266187http://lattes.cnpq.br/911162911738473555588964521Francisca Aline Almeida Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LetrasUFCBROrtografia EducaÃÃo de Jovens e Adultos RelaÃÃes grafofonolÃgicas Orthography EducaÃÃo de jovens e adultos LÃngua portuguesa â Grafemas â estudo e ensino LÃngua portuguesa â Morfemas â estudo e ensino LÃngua portuguesa â ortografia â estudo e ensino LÃngua portuguesa â relaÃÃo grafema-morfemaLETRASA escrita à socialmente valorizada, pois representa o saber legitimado e tambÃm possibilita o acesso aos bens de cultura. Escrever, pautado pelo que orienta a norma ortogrÃfica, torna-se uma necessidade para que o indivÃduo realize um uso eficiente da lÃngua e nÃo seja estigmatizado pelo domÃnio de apenas uma variante linguÃstica. Nas vÃrias etapas de ensino, ainda se percebem dificuldades na ortografia, sinalizando que o tratamento a ela dispensado carece de ser revisto. Com alunos que apresentam uma trajetÃria escolar irregular, como os da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades sÃo, por vezes, acentuadas e essa defasagem à o limitador que mais os incomoda. Pautando-se nas pesquisas de Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), dentre outros, este trabalho objetiva avaliar os efeitos do ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas na reduÃÃo dos casos de desvios à norma na turma de modalidade EJA nÃvel VI (8Â/9 anos) de uma escola da rede pÃblica municipal de EusÃbio. Para isso, foram tomados como objeto de anÃlise os trÃs erros motivados pela oralidade mais frequentes na turma, constatados a partir de investigaÃÃo prÃvia: o apagamento do <r> em coda de verbos no infinitivo, a lateralizaÃÃo de [w] e a monotongaÃÃo de verbos no pretÃrito perfeito do indicativo. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo com avaliaÃÃo quali-quantitativa dos dados do prà e pÃs-teste entremeada por atividades interventivas. Os resultados apontaram a pertinÃncia de um trabalho sistematizado com a ortografia a fim de corrigir problemas que se perpetuam na trajetÃria escolar dos alunos. Chegou-se à conclusÃo de que atividades ortogrÃficas que relacionem os conhecimentos da turma a informaÃÃes sobre a estrutura e sobre o funcionamento da lÃngua ajudam a reduzir desvios à norma.Writing is socially valued, as it represents legitimized knowledge and enables access to cultural goods. Writing based on what guides the orthographic norm becomes a necessity for the individual to make an efficient use of the language and not be stigmatized by the domain of only one linguistic variant. In the various stages of teaching, difficulties are still detected in the spelling, indicating that the treatment to be dispensed needs to be reviewed. With studentes who present an irregular school trajectory, such as those of the Youth and Adult Educacion (EJA) modality, the difficulties are sometimes accentuated and this lag is the limiter that bothers them most. Based on the research of Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), among others, this study aims to evaluate the effects of the teaching of grafophonological relations in the reduction of cases of deviations from the norm in the class of EJA modality level VI (8th/9th grade) of a school in the municipal public network of Eusebio. For this, the three most frequent mistakes motivated by orality in class, verified from previous research, were taken as the object of analysis: the deletion of the <r> in coda of verbs in the infinitive, the lateralization of [w] and the monotongation of verbs in the perfect tense of the indicative. It is an action research with qualitative and quantitative evaluation of the data interspersed by intervention activities. It was concluded that orthographic activities that relate the knowledge of the class to information on the structure and functioning of the language help reduce deviations from the norm.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20735application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-13T10:26:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos
title O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos
spellingShingle O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos
Francisca Aline Almeida Silva
Ortografia
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
RelaÃÃes grafofonolÃgicas
Orthography
EducaÃÃo de jovens e adultos
LÃngua portuguesa â Grafemas â estudo e ensino
LÃngua portuguesa â Morfemas â estudo e ensino
LÃngua portuguesa â ortografia â estudo e ensino
LÃngua portuguesa â relaÃÃo grafema-morfema
LETRAS
title_short O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos
title_full O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos
title_fullStr O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos
title_full_unstemmed O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos
title_sort O ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas como estratÃgia para reduzir erros ortogrÃficos na educaÃÃo de jovens e adultos
author Francisca Aline Almeida Silva
author_facet Francisca Aline Almeida Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ronaldo Mangueira Lima JÃnior
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 72311266187
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9111629117384735
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 55588964521
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisca Aline Almeida Silva
contributor_str_mv Ronaldo Mangueira Lima JÃnior
dc.subject.por.fl_str_mv Ortografia
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
RelaÃÃes grafofonolÃgicas
Orthography
EducaÃÃo de jovens e adultos
LÃngua portuguesa â Grafemas â estudo e ensino
LÃngua portuguesa â Morfemas â estudo e ensino
LÃngua portuguesa â ortografia â estudo e ensino
LÃngua portuguesa â relaÃÃo grafema-morfema
topic Ortografia
EducaÃÃo de Jovens e Adultos
RelaÃÃes grafofonolÃgicas
Orthography
EducaÃÃo de jovens e adultos
LÃngua portuguesa â Grafemas â estudo e ensino
LÃngua portuguesa â Morfemas â estudo e ensino
LÃngua portuguesa â ortografia â estudo e ensino
LÃngua portuguesa â relaÃÃo grafema-morfema
LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LETRAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A escrita à socialmente valorizada, pois representa o saber legitimado e tambÃm possibilita o acesso aos bens de cultura. Escrever, pautado pelo que orienta a norma ortogrÃfica, torna-se uma necessidade para que o indivÃduo realize um uso eficiente da lÃngua e nÃo seja estigmatizado pelo domÃnio de apenas uma variante linguÃstica. Nas vÃrias etapas de ensino, ainda se percebem dificuldades na ortografia, sinalizando que o tratamento a ela dispensado carece de ser revisto. Com alunos que apresentam uma trajetÃria escolar irregular, como os da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades sÃo, por vezes, acentuadas e essa defasagem à o limitador que mais os incomoda. Pautando-se nas pesquisas de Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), dentre outros, este trabalho objetiva avaliar os efeitos do ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas na reduÃÃo dos casos de desvios à norma na turma de modalidade EJA nÃvel VI (8Â/9 anos) de uma escola da rede pÃblica municipal de EusÃbio. Para isso, foram tomados como objeto de anÃlise os trÃs erros motivados pela oralidade mais frequentes na turma, constatados a partir de investigaÃÃo prÃvia: o apagamento do <r> em coda de verbos no infinitivo, a lateralizaÃÃo de [w] e a monotongaÃÃo de verbos no pretÃrito perfeito do indicativo. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo com avaliaÃÃo quali-quantitativa dos dados do prà e pÃs-teste entremeada por atividades interventivas. Os resultados apontaram a pertinÃncia de um trabalho sistematizado com a ortografia a fim de corrigir problemas que se perpetuam na trajetÃria escolar dos alunos. Chegou-se à conclusÃo de que atividades ortogrÃficas que relacionem os conhecimentos da turma a informaÃÃes sobre a estrutura e sobre o funcionamento da lÃngua ajudam a reduzir desvios à norma.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Writing is socially valued, as it represents legitimized knowledge and enables access to cultural goods. Writing based on what guides the orthographic norm becomes a necessity for the individual to make an efficient use of the language and not be stigmatized by the domain of only one linguistic variant. In the various stages of teaching, difficulties are still detected in the spelling, indicating that the treatment to be dispensed needs to be reviewed. With studentes who present an irregular school trajectory, such as those of the Youth and Adult Educacion (EJA) modality, the difficulties are sometimes accentuated and this lag is the limiter that bothers them most. Based on the research of Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), among others, this study aims to evaluate the effects of the teaching of grafophonological relations in the reduction of cases of deviations from the norm in the class of EJA modality level VI (8th/9th grade) of a school in the municipal public network of Eusebio. For this, the three most frequent mistakes motivated by orality in class, verified from previous research, were taken as the object of analysis: the deletion of the <r> in coda of verbs in the infinitive, the lateralization of [w] and the monotongation of verbs in the perfect tense of the indicative. It is an action research with qualitative and quantitative evaluation of the data interspersed by intervention activities. It was concluded that orthographic activities that relate the knowledge of the class to information on the structure and functioning of the language help reduce deviations from the norm.
description A escrita à socialmente valorizada, pois representa o saber legitimado e tambÃm possibilita o acesso aos bens de cultura. Escrever, pautado pelo que orienta a norma ortogrÃfica, torna-se uma necessidade para que o indivÃduo realize um uso eficiente da lÃngua e nÃo seja estigmatizado pelo domÃnio de apenas uma variante linguÃstica. Nas vÃrias etapas de ensino, ainda se percebem dificuldades na ortografia, sinalizando que o tratamento a ela dispensado carece de ser revisto. Com alunos que apresentam uma trajetÃria escolar irregular, como os da modalidade EducaÃÃo de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades sÃo, por vezes, acentuadas e essa defasagem à o limitador que mais os incomoda. Pautando-se nas pesquisas de Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), dentre outros, este trabalho objetiva avaliar os efeitos do ensino das relaÃÃes grafofonolÃgicas na reduÃÃo dos casos de desvios à norma na turma de modalidade EJA nÃvel VI (8Â/9 anos) de uma escola da rede pÃblica municipal de EusÃbio. Para isso, foram tomados como objeto de anÃlise os trÃs erros motivados pela oralidade mais frequentes na turma, constatados a partir de investigaÃÃo prÃvia: o apagamento do <r> em coda de verbos no infinitivo, a lateralizaÃÃo de [w] e a monotongaÃÃo de verbos no pretÃrito perfeito do indicativo. Trata-se de uma pesquisa-aÃÃo com avaliaÃÃo quali-quantitativa dos dados do prà e pÃs-teste entremeada por atividades interventivas. Os resultados apontaram a pertinÃncia de um trabalho sistematizado com a ortografia a fim de corrigir problemas que se perpetuam na trajetÃria escolar dos alunos. Chegou-se à conclusÃo de que atividades ortogrÃficas que relacionem os conhecimentos da turma a informaÃÃes sobre a estrutura e sobre o funcionamento da lÃngua ajudam a reduzir desvios à norma.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20735
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295460918558720