O papel da InstruÃÃo com Foco na Forma (IFF) para correÃÃo de erros gramaticais na interlÃngua de aprendizes de espanhol/LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laysi AraÃjo da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20291
Resumo: nÃo hÃ
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO papel da InstruÃÃo com Foco na Forma (IFF) para correÃÃo de erros gramaticais na interlÃngua de aprendizes de espanhol/LE2018-02-00VlÃdia Maria Cabral Borges12068012391Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doLÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista0702543381008250467425http://lattes.cnpq.br/2369282179725609Laysi AraÃjo da Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRLÃngua espanhola â Estudo e ensino â educaÃÃo a distancia InterlÃngua (Aprendizagem de lÃnguas) Ensino de LÃnguas Curso de licenciatura Letras-Espanhol â educaÃÃo a distancia LÃngua espanhola â Escrita LÃngua espanhola - ProduÃÃo de textos LINGUISTICAnÃo hÃEste trabalho se propÃs a estudar a interlÃngua de aprendizes de espanhol de uma licenciatura a distÃncia em Letras-Espanhol, com o intuito de pesquisar o papel da InstruÃÃo com Foco na Forma para superaÃÃo de erros no uso de formas e de tempos verbais nas produÃÃes escrita desses aprendizes. O estudo fundamentou se mais especificamente nas concepÃÃes teÃricas da linguÃstica chomskyana, nas teorias cognitivas da aprendizagem sob a Ãgide da InterlÃngua de SELINKER (1972) e na AnÃlise de Erros de CORDER (1967) e FERNÃNDEZ (1997). Foram tambÃm trazidas para discussÃo, as reflexÃes propostas por ELLIS (1997a) e LARSEN-FREEMAN (1991) acerca do papel da instruÃÃo formal no processo de aquisiÃÃo de uma L2. AlÃm disso, recorremos a outros estudos que investigaram a InstruÃÃo com Foco na Forma de maneira a situar esta pesquisa entre outras neste tema. A fim de atingirmos nosso objetivo, empreendemos uma pesquisa aÃÃo, cujos dados foram submetidos à anÃlise qualitativa-descritiva. Primeiramente, observamos e analisamos as produÃÃes escritas de 20 (vinte) alunos da referida licenciatura enquanto cursavam as disciplinas â LÃngua Espanhola V e LÃngua Espanhola VI â em dois semestres subsequentes. Com base nos erros identificados nas produÃÃes escritas durante esse perÃodo de observaÃÃo, elaboramos a proposta de intervenÃÃo didÃtica - um curso de fÃrias chamado âLos verbos en espaÃolâ. Para o curso, elaboramos 5 unidades empregando a metodologia de InstruÃÃo com Foco na Forma; as unidades se propuseram a trabalhar os problemas identificados no uso das formas e dos tempos verbais do Espanhol. O texto escrito na Unidade 1 foi utilizado como prÃ-teste e a produÃÃo escrita da Unidade 5 como pÃs-teste. Os dados coletados na fase de observaÃÃo durante as disciplinas de LÃngua Espanhola V e VI apontam que os erros mais frequentes na interlÃngua escrita dos nossos participantes foram aqueles de escolha do tempo verbal, de falha na conjugaÃÃo e na aplicaÃÃo da regra de irregularidade, de ortografia do verbo, ou ainda de nÃo conjugaÃÃo do tempo verbal adequado à situaÃÃo. Evidenciamos ainda erros de concordÃncia verbal, de uso dos verbos pronominais, e de uso do modo verbal. Constatamos tambÃm que o modo indicativo apresentou mais erros que os demais modos, talvez por ter sido o mais frequentemente empregado pelos participantes durante a fase de observaÃÃo. TambÃm identificamos que a maioria dos erros se deveram à transferÃncia negativa da lÃngua materna para a lÃngua alvo, neste caso, o espanhol. Essas evidÃncias nos permitem caracterizar a interlÃngua dos nossos participantes como estando em um estÃgio onde ainda ocorrem muitos erros no uso dos tempos e das formas verbais resultantes de transferÃncia negativa da lÃngua materna. A anÃlise das produÃÃes escritas dos alunos durante a fase de intervenÃÃo permite-nos dizer que a InstruÃÃo com Foco na Forma (IFF) se mostrou benÃfica à medida que voltou a atenÃÃo dos aprendizes para os aspectos formais da lÃngua-alvo e, consequentemente, para a aprendizagem da lÃngua em foco. A comparaÃÃo entre os erros cometidos nas produÃÃes escritas do prÃ-teste e aqueles cometidos no pÃs-teste nÃo evidenciou, no entanto, diferenÃas relevantes entre os resultados do prÃ-teste e do pÃsteste. Os dados analisados mostraram que tanto os tipos de erros de uso dos tempos verbais quanto a causa mais frequente para a ocorrÃncia desses erros se mantiveram. Desse modo, nÃo podemos fazer afirmaÃÃes quanto à eficÃcia da IFF para correÃÃo dos erros identificados, devido à complexidade, extensÃo e variedade dos conteÃdos envolvidos no curso de fÃrias na fase de intervenÃÃo. Foram abordados muitos tempos verbais, alÃm de tambÃm trabalharmos modo, concordÃncia e verbos pronominais. Isso impossibilitou que tivÃssemos mais tempo para prÃtica. Apesar de nÃo conseguirmos dados quantitativos da eficiÃncia da IFF na intervenÃÃo proposta, percebemos, ao final do curso, resultados qualitativos de melhoria na qualidade dos textos escritos dos alunos. O conhecimento adquirido com a InstruÃÃo com Foco na Forma possibilitou que os participantes inserissem em suas produÃÃes escritas mais elementos textuais, mesmo que essas produÃÃes ainda carecessem de maior acuidade linguÃstica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20291application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:40Zmail@mail.com -
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