O homem-mÃquina na cibercultura: anÃlise teÃrico- crÃtica de signos de esportividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdemir Pereira de Queiroz Neto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20333
Resumo: Este estudo tem por preocupaÃÃo central a inserÃÃo da psicologia social crÃtica no debate contemporÃneo acerca da esportividade como valor-signo mediatizado pelo mercado, considerando a experiÃncia dos sujeitos no uso e domÃnio das novas tecnologias. No contexto da cibercultura, problematiza os imperativos culturais da esportividade, refletindo sobre como os sujeitos se apropriam deles, como um vetor significativo de produÃÃo de suas subjetividades. Portanto, objetivamos analisar de que forma o valor sÃgnico de esportividade à utilizado, em alianÃa com o consumo e as novas tecnologias, na produÃÃo de um homem constituÃdo por meio do contato com a onipresente mÃquina hipertecnolÃgica. A tese a ser defendida à a de que a esportividade congrega valores cultuados socialmente, ajusta-se de forma lucrativa e se imiscui nas prÃticas humanas como uma racionalidade ideal para os propÃsitos de exploraÃÃo capitalista, direcionada ao homem-maquinizado. Retomamos a discussÃo da IndÃstria Cultural, atualizada com as noÃÃes oriundas da cibercultura e das redes sociais, como instÃncia simbÃlica e fonte produtora de novas constituiÃÃes humanas, crescentemente mediadas pela tecnologia. Partimos do referencial teÃrico frankfurtiano para compreender e analisar as manifestaÃÃes em redes sociais dos indivÃduos, hoje, constituÃdos pela interaÃÃo intensificada com as mÃquinas comunicacionais e tecnolÃgicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teÃrico-empÃrica, de natureza qualitativa e de inspiraÃÃo crÃtica, em que nos valemos da proposta da teoria crÃtica, cuja abordagem microlÃgica concebe o particular como um valioso Ãndice que remete ao todo. Deste modo, elegemos o fenÃmeno da esportividade para investigaÃÃo como um Ãndice capaz de desvelar a totalidade dos ideais culturais relevantes na contemporaneidade. Por meio do recorte da esportividade, buscamos estabelecer relaÃÃes com os campos do trabalho, lazer e consumo. Em seu desenvolvimento, primeiramente, discutimos as atuais formas de produÃÃo cientÃfica, a partir das relaÃÃes entre razÃo instrumental, tecnologia e maquinizaÃÃo do homem e exploramos as noÃÃes de tÃcnica e tecnologia (Escola de Frankfurt), atualizando essa discussÃo com pensadores contemporÃneos para evidenciar as caracterÃsticas desse constructo histÃrico definido como homem-mÃquina. Em seguida, apontamos elementos histÃricos ligados ao esporte e suas vinculaÃÃes com os valores mercantis encontrados nos signos contemporÃneos de esportividade e descrevemos o ciberespaÃo e seus aspectos tecnoculturais como campo de comunicaÃÃo interativa entre indivÃduos e as redes virtuais. Visamos, assim, a uma anÃlise sobre a ocupaÃÃo desse ambiente virtual, resultante do grande avanÃo das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo, pelos signos de esportividade como ideal de 9 performance do homem contemporÃneo. Em nossas anÃlises, descrevemos redes sociais com foco nas atividades fÃsico-esportivas, lazer nÃo esportivo, sociabiidade tecnolÃgica e trabalho. Sistematizamos os signos de esportividade em 4 categorias de expressÃes temÃticas: 1) InstrumentalizaÃÃo Racional no LÃdico; 2) EspetÃculo das mÃquinas esportivizadas; 3) SacrifÃcios e doaÃÃes/doar e doer; 4) InsÃgnias dos Rankings, recordes e faÃanhas. Deste modo, buscamos contribuir com a reflexÃo, a partir de uma anÃlise teÃrico-crÃtica, sobre as implicaÃÃes psicossociais e Ãticas da atual adoÃÃo do ideal de esportividade para diversas esferas da vida humana.
id UFC_e48395bfdf4d173d5f01da11a49a8c76
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12741
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO homem-mÃquina na cibercultura: anÃlise teÃrico- crÃtica de signos de esportividadeThe Machine Man in the Ciberculture: theoretical-critical analysis of sportivity signs2018-03-00Maria de FÃtima Vieira Severiano20358059372http://lattes.cnpq.br/0266040240421283 88851290300http://lattes.cnpq.br/0014926942879876Valdemir Pereira de Queiroz NetoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRPsicologia Social CrÃtica Cibercultura Tecnologia Esportividade SubjetividadeCritical Social Psychology Ciberculture Technology Subjectivity SportivityPSICOLOGIAEste estudo tem por preocupaÃÃo central a inserÃÃo da psicologia social crÃtica no debate contemporÃneo acerca da esportividade como valor-signo mediatizado pelo mercado, considerando a experiÃncia dos sujeitos no uso e domÃnio das novas tecnologias. No contexto da cibercultura, problematiza os imperativos culturais da esportividade, refletindo sobre como os sujeitos se apropriam deles, como um vetor significativo de produÃÃo de suas subjetividades. Portanto, objetivamos analisar de que forma o valor sÃgnico de esportividade à utilizado, em alianÃa com o consumo e as novas tecnologias, na produÃÃo de um homem constituÃdo por meio do contato com a onipresente mÃquina hipertecnolÃgica. A tese a ser defendida à a de que a esportividade congrega valores cultuados socialmente, ajusta-se de forma lucrativa e se imiscui nas prÃticas humanas como uma racionalidade ideal para os propÃsitos de exploraÃÃo capitalista, direcionada ao homem-maquinizado. Retomamos a discussÃo da IndÃstria Cultural, atualizada com as noÃÃes oriundas da cibercultura e das redes sociais, como instÃncia simbÃlica e fonte produtora de novas constituiÃÃes humanas, crescentemente mediadas pela tecnologia. Partimos do referencial teÃrico frankfurtiano para compreender e analisar as manifestaÃÃes em redes sociais dos indivÃduos, hoje, constituÃdos pela interaÃÃo intensificada com as mÃquinas comunicacionais e tecnolÃgicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teÃrico-empÃrica, de natureza qualitativa e de inspiraÃÃo crÃtica, em que nos valemos da proposta da teoria crÃtica, cuja abordagem microlÃgica concebe o particular como um valioso Ãndice que remete ao todo. Deste modo, elegemos o fenÃmeno da esportividade para investigaÃÃo como um Ãndice capaz de desvelar a totalidade dos ideais culturais relevantes na contemporaneidade. Por meio do recorte da esportividade, buscamos estabelecer relaÃÃes com os campos do trabalho, lazer e consumo. Em seu desenvolvimento, primeiramente, discutimos as atuais formas de produÃÃo cientÃfica, a partir das relaÃÃes entre razÃo instrumental, tecnologia e maquinizaÃÃo do homem e exploramos as noÃÃes de tÃcnica e tecnologia (Escola de Frankfurt), atualizando essa discussÃo com pensadores contemporÃneos para evidenciar as caracterÃsticas desse constructo histÃrico definido como homem-mÃquina. Em seguida, apontamos elementos histÃricos ligados ao esporte e suas vinculaÃÃes com os valores mercantis encontrados nos signos contemporÃneos de esportividade e descrevemos o ciberespaÃo e seus aspectos tecnoculturais como campo de comunicaÃÃo interativa entre indivÃduos e as redes virtuais. Visamos, assim, a uma anÃlise sobre a ocupaÃÃo desse ambiente virtual, resultante do grande avanÃo das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo, pelos signos de esportividade como ideal de 9 performance do homem contemporÃneo. Em nossas anÃlises, descrevemos redes sociais com foco nas atividades fÃsico-esportivas, lazer nÃo esportivo, sociabiidade tecnolÃgica e trabalho. Sistematizamos os signos de esportividade em 4 categorias de expressÃes temÃticas: 1) InstrumentalizaÃÃo Racional no LÃdico; 2) EspetÃculo das mÃquinas esportivizadas; 3) SacrifÃcios e doaÃÃes/doar e doer; 4) InsÃgnias dos Rankings, recordes e faÃanhas. Deste modo, buscamos contribuir com a reflexÃo, a partir de uma anÃlise teÃrico-crÃtica, sobre as implicaÃÃes psicossociais e Ãticas da atual adoÃÃo do ideal de esportividade para diversas esferas da vida humana.This essay has as its main concern the insertion of the Critical Social Psychology in the contemporaneous debate about the sportivity as a signic value mediatized by the market, considering the experience of subjects in the usage and control of new technologies. In the cyberculture context, the sportivity cultural imperatives are problematized, reflecting on how subjetcs apropriate such values as a significant vector of production of their subjetivities. Therefore, we objet to analysethe way the sportivity signic value is used, in alliance with consumption and new technologies in the production of a man constituted through the everpresent hyertechnological machine. The thesis to be deffended is that the sportivity holds values socially worshiped/valued, it is projected in a profitable way and it mingles into human practices as an ideal rationalityto the purposes of the capitalistic exploitation directed to the machined-man. We revisit the Culture Industry discussion, updated with the concepts brought up from the cyberculture and social networks as a symbolic figure and producing source of new human constitutions, risingly mediated by technology. From the frankfurtian theoretical we aim at comprehending and analyzing thepersonal publicization in social networks, at present, constituted by the intensified interaction with the communicational and technological machines. Methodologicly, it is an empirical-theoretical research of qualitative nature and critical inspiration, in which we are guided by the Critical Theory proposal, whose micrological approach conceives the particular as a valuable index addressed to the whole scenario. This way, the sportivity phenomenom is elected for investigation as an index capable of disclosing a totality of cultural ideals relevant in contemporaneity. Through the sportivity prisma, we aim at establishing relations with work, leisure and consumption fields. In its development, firstly, current forms of scientifical productions are discussed and from the relations among instrumental rationality, technology e and human macinizing we explore concepts of technique and technology (Frankfurt School), updating this discussionwith contemporary authorsto display charecteristics of this historical construct defined as Manchine. Afterwards, historical elemnets linked to sports are pointed outand its associations with market values found in contemporaneous signs sportivity and we describe cyberspace and technocultural aspects as a field of interactive communication among subjects and virtual networks. Thus, we object an analysis on the occupation of this virtual ambience, which is result of the great advances in Communication and Information technologies, via sportivity signs as ideals of performanceof the contemporary human. In our analysis, we have described 11 social networks focused on physical and sports activities, non-sports-like leisure activities, technological sociability activities and work activities. We have arranged the presentation of the sportivity signs divided into category groups named 1) serious games; 2) spectacle of sportivized machines; 3) sacrifices and pain devotion; 4) Badges of rankings, records and deeds. This way, from a theoretical-critical analysis, we search for a contribution to the reflection on ethical and psychosocial implications of the current adoption of the sportivity ideal to various espheres of human life.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20333application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:43Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O homem-mÃquina na cibercultura: anÃlise teÃrico- crÃtica de signos de esportividade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Machine Man in the Ciberculture: theoretical-critical analysis of sportivity signs
title O homem-mÃquina na cibercultura: anÃlise teÃrico- crÃtica de signos de esportividade
spellingShingle O homem-mÃquina na cibercultura: anÃlise teÃrico- crÃtica de signos de esportividade
Valdemir Pereira de Queiroz Neto
Psicologia Social CrÃtica
Cibercultura
Tecnologia
Esportividade
Subjetividade
Critical Social Psychology
Ciberculture
Technology
Subjectivity
Sportivity
PSICOLOGIA
title_short O homem-mÃquina na cibercultura: anÃlise teÃrico- crÃtica de signos de esportividade
title_full O homem-mÃquina na cibercultura: anÃlise teÃrico- crÃtica de signos de esportividade
title_fullStr O homem-mÃquina na cibercultura: anÃlise teÃrico- crÃtica de signos de esportividade
title_full_unstemmed O homem-mÃquina na cibercultura: anÃlise teÃrico- crÃtica de signos de esportividade
title_sort O homem-mÃquina na cibercultura: anÃlise teÃrico- crÃtica de signos de esportividade
author Valdemir Pereira de Queiroz Neto
author_facet Valdemir Pereira de Queiroz Neto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria de FÃtima Vieira Severiano
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20358059372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0266040240421283
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 88851290300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0014926942879876
dc.contributor.author.fl_str_mv Valdemir Pereira de Queiroz Neto
contributor_str_mv Maria de FÃtima Vieira Severiano
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Social CrÃtica
Cibercultura
Tecnologia
Esportividade
Subjetividade
topic Psicologia Social CrÃtica
Cibercultura
Tecnologia
Esportividade
Subjetividade
Critical Social Psychology
Ciberculture
Technology
Subjectivity
Sportivity
PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical Social Psychology
Ciberculture
Technology
Subjectivity
Sportivity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo tem por preocupaÃÃo central a inserÃÃo da psicologia social crÃtica no debate contemporÃneo acerca da esportividade como valor-signo mediatizado pelo mercado, considerando a experiÃncia dos sujeitos no uso e domÃnio das novas tecnologias. No contexto da cibercultura, problematiza os imperativos culturais da esportividade, refletindo sobre como os sujeitos se apropriam deles, como um vetor significativo de produÃÃo de suas subjetividades. Portanto, objetivamos analisar de que forma o valor sÃgnico de esportividade à utilizado, em alianÃa com o consumo e as novas tecnologias, na produÃÃo de um homem constituÃdo por meio do contato com a onipresente mÃquina hipertecnolÃgica. A tese a ser defendida à a de que a esportividade congrega valores cultuados socialmente, ajusta-se de forma lucrativa e se imiscui nas prÃticas humanas como uma racionalidade ideal para os propÃsitos de exploraÃÃo capitalista, direcionada ao homem-maquinizado. Retomamos a discussÃo da IndÃstria Cultural, atualizada com as noÃÃes oriundas da cibercultura e das redes sociais, como instÃncia simbÃlica e fonte produtora de novas constituiÃÃes humanas, crescentemente mediadas pela tecnologia. Partimos do referencial teÃrico frankfurtiano para compreender e analisar as manifestaÃÃes em redes sociais dos indivÃduos, hoje, constituÃdos pela interaÃÃo intensificada com as mÃquinas comunicacionais e tecnolÃgicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teÃrico-empÃrica, de natureza qualitativa e de inspiraÃÃo crÃtica, em que nos valemos da proposta da teoria crÃtica, cuja abordagem microlÃgica concebe o particular como um valioso Ãndice que remete ao todo. Deste modo, elegemos o fenÃmeno da esportividade para investigaÃÃo como um Ãndice capaz de desvelar a totalidade dos ideais culturais relevantes na contemporaneidade. Por meio do recorte da esportividade, buscamos estabelecer relaÃÃes com os campos do trabalho, lazer e consumo. Em seu desenvolvimento, primeiramente, discutimos as atuais formas de produÃÃo cientÃfica, a partir das relaÃÃes entre razÃo instrumental, tecnologia e maquinizaÃÃo do homem e exploramos as noÃÃes de tÃcnica e tecnologia (Escola de Frankfurt), atualizando essa discussÃo com pensadores contemporÃneos para evidenciar as caracterÃsticas desse constructo histÃrico definido como homem-mÃquina. Em seguida, apontamos elementos histÃricos ligados ao esporte e suas vinculaÃÃes com os valores mercantis encontrados nos signos contemporÃneos de esportividade e descrevemos o ciberespaÃo e seus aspectos tecnoculturais como campo de comunicaÃÃo interativa entre indivÃduos e as redes virtuais. Visamos, assim, a uma anÃlise sobre a ocupaÃÃo desse ambiente virtual, resultante do grande avanÃo das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo, pelos signos de esportividade como ideal de 9 performance do homem contemporÃneo. Em nossas anÃlises, descrevemos redes sociais com foco nas atividades fÃsico-esportivas, lazer nÃo esportivo, sociabiidade tecnolÃgica e trabalho. Sistematizamos os signos de esportividade em 4 categorias de expressÃes temÃticas: 1) InstrumentalizaÃÃo Racional no LÃdico; 2) EspetÃculo das mÃquinas esportivizadas; 3) SacrifÃcios e doaÃÃes/doar e doer; 4) InsÃgnias dos Rankings, recordes e faÃanhas. Deste modo, buscamos contribuir com a reflexÃo, a partir de uma anÃlise teÃrico-crÃtica, sobre as implicaÃÃes psicossociais e Ãticas da atual adoÃÃo do ideal de esportividade para diversas esferas da vida humana.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This essay has as its main concern the insertion of the Critical Social Psychology in the contemporaneous debate about the sportivity as a signic value mediatized by the market, considering the experience of subjects in the usage and control of new technologies. In the cyberculture context, the sportivity cultural imperatives are problematized, reflecting on how subjetcs apropriate such values as a significant vector of production of their subjetivities. Therefore, we objet to analysethe way the sportivity signic value is used, in alliance with consumption and new technologies in the production of a man constituted through the everpresent hyertechnological machine. The thesis to be deffended is that the sportivity holds values socially worshiped/valued, it is projected in a profitable way and it mingles into human practices as an ideal rationalityto the purposes of the capitalistic exploitation directed to the machined-man. We revisit the Culture Industry discussion, updated with the concepts brought up from the cyberculture and social networks as a symbolic figure and producing source of new human constitutions, risingly mediated by technology. From the frankfurtian theoretical we aim at comprehending and analyzing thepersonal publicization in social networks, at present, constituted by the intensified interaction with the communicational and technological machines. Methodologicly, it is an empirical-theoretical research of qualitative nature and critical inspiration, in which we are guided by the Critical Theory proposal, whose micrological approach conceives the particular as a valuable index addressed to the whole scenario. This way, the sportivity phenomenom is elected for investigation as an index capable of disclosing a totality of cultural ideals relevant in contemporaneity. Through the sportivity prisma, we aim at establishing relations with work, leisure and consumption fields. In its development, firstly, current forms of scientifical productions are discussed and from the relations among instrumental rationality, technology e and human macinizing we explore concepts of technique and technology (Frankfurt School), updating this discussionwith contemporary authorsto display charecteristics of this historical construct defined as Manchine. Afterwards, historical elemnets linked to sports are pointed outand its associations with market values found in contemporaneous signs sportivity and we describe cyberspace and technocultural aspects as a field of interactive communication among subjects and virtual networks. Thus, we object an analysis on the occupation of this virtual ambience, which is result of the great advances in Communication and Information technologies, via sportivity signs as ideals of performanceof the contemporary human. In our analysis, we have described 11 social networks focused on physical and sports activities, non-sports-like leisure activities, technological sociability activities and work activities. We have arranged the presentation of the sportivity signs divided into category groups named 1) serious games; 2) spectacle of sportivized machines; 3) sacrifices and pain devotion; 4) Badges of rankings, records and deeds. This way, from a theoretical-critical analysis, we search for a contribution to the reflection on ethical and psychosocial implications of the current adoption of the sportivity ideal to various espheres of human life.
description Este estudo tem por preocupaÃÃo central a inserÃÃo da psicologia social crÃtica no debate contemporÃneo acerca da esportividade como valor-signo mediatizado pelo mercado, considerando a experiÃncia dos sujeitos no uso e domÃnio das novas tecnologias. No contexto da cibercultura, problematiza os imperativos culturais da esportividade, refletindo sobre como os sujeitos se apropriam deles, como um vetor significativo de produÃÃo de suas subjetividades. Portanto, objetivamos analisar de que forma o valor sÃgnico de esportividade à utilizado, em alianÃa com o consumo e as novas tecnologias, na produÃÃo de um homem constituÃdo por meio do contato com a onipresente mÃquina hipertecnolÃgica. A tese a ser defendida à a de que a esportividade congrega valores cultuados socialmente, ajusta-se de forma lucrativa e se imiscui nas prÃticas humanas como uma racionalidade ideal para os propÃsitos de exploraÃÃo capitalista, direcionada ao homem-maquinizado. Retomamos a discussÃo da IndÃstria Cultural, atualizada com as noÃÃes oriundas da cibercultura e das redes sociais, como instÃncia simbÃlica e fonte produtora de novas constituiÃÃes humanas, crescentemente mediadas pela tecnologia. Partimos do referencial teÃrico frankfurtiano para compreender e analisar as manifestaÃÃes em redes sociais dos indivÃduos, hoje, constituÃdos pela interaÃÃo intensificada com as mÃquinas comunicacionais e tecnolÃgicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teÃrico-empÃrica, de natureza qualitativa e de inspiraÃÃo crÃtica, em que nos valemos da proposta da teoria crÃtica, cuja abordagem microlÃgica concebe o particular como um valioso Ãndice que remete ao todo. Deste modo, elegemos o fenÃmeno da esportividade para investigaÃÃo como um Ãndice capaz de desvelar a totalidade dos ideais culturais relevantes na contemporaneidade. Por meio do recorte da esportividade, buscamos estabelecer relaÃÃes com os campos do trabalho, lazer e consumo. Em seu desenvolvimento, primeiramente, discutimos as atuais formas de produÃÃo cientÃfica, a partir das relaÃÃes entre razÃo instrumental, tecnologia e maquinizaÃÃo do homem e exploramos as noÃÃes de tÃcnica e tecnologia (Escola de Frankfurt), atualizando essa discussÃo com pensadores contemporÃneos para evidenciar as caracterÃsticas desse constructo histÃrico definido como homem-mÃquina. Em seguida, apontamos elementos histÃricos ligados ao esporte e suas vinculaÃÃes com os valores mercantis encontrados nos signos contemporÃneos de esportividade e descrevemos o ciberespaÃo e seus aspectos tecnoculturais como campo de comunicaÃÃo interativa entre indivÃduos e as redes virtuais. Visamos, assim, a uma anÃlise sobre a ocupaÃÃo desse ambiente virtual, resultante do grande avanÃo das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo, pelos signos de esportividade como ideal de 9 performance do homem contemporÃneo. Em nossas anÃlises, descrevemos redes sociais com foco nas atividades fÃsico-esportivas, lazer nÃo esportivo, sociabiidade tecnolÃgica e trabalho. Sistematizamos os signos de esportividade em 4 categorias de expressÃes temÃticas: 1) InstrumentalizaÃÃo Racional no LÃdico; 2) EspetÃculo das mÃquinas esportivizadas; 3) SacrifÃcios e doaÃÃes/doar e doer; 4) InsÃgnias dos Rankings, recordes e faÃanhas. Deste modo, buscamos contribuir com a reflexÃo, a partir de uma anÃlise teÃrico-crÃtica, sobre as implicaÃÃes psicossociais e Ãticas da atual adoÃÃo do ideal de esportividade para diversas esferas da vida humana.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20333
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295238578503680