A argumentaÃÃo no discurso cientÃfico de pesquisadores da linguÃstica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA argumentaÃÃo no discurso cientÃfico de pesquisadores da linguÃstica2017-11-27MÃnica MagalhÃes Cavalcante22052798315Maria Margarete Fernandes de Sousa20342047353Sandra Maia Farias Vasconcelos35623497349Farias64349683372http://lattes.cnpq.br/6627549436317465Francisca Tarciclà Pontes Rodrigues Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRLâargumentatio Le discours scientifique Le contrat de communication LinguistiqueArgumentaÃÃo Discurso cientÃfico Contrato de comunicaÃÃo LinguÃsticaLINGUISTICAnÃo hÃNesta pesquisa, partimos dos pressupostos da Teoria SemiolinguÃstica (TS), do teÃrico francÃs Patrick Charaudeau (1998, 2007, 2008a, 2008b, 2012, 2013a, 2013b), com o objetivo principal de analisarmos como funciona a argumentaÃÃo no discurso cientÃfico de pesquisadores da Ãrea de LinguÃstica. Tratar da argumentaÃÃo nessa perspectiva impÃe considerar que o sujeito pesquisador deve organizar o seu discurso segundo o modo de organizaÃÃo argumentativo. O modo de organizaÃÃo argumentativo compreende uma tripla atividade â problematizar, posicionar-se e provar â tendo em vista a finalidade demonstrativa, que consiste em um querer estabelecer e provar uma verdade. Essa tripla atividade se desenvolve no discurso de acordo com o contrato de comunicaÃÃo. Por essa razÃo, procedemos à anÃlise do contrato de comunicaÃÃo do discurso cientÃfico, concentrando-nos na descriÃÃo da situaÃÃo global de comunicaÃÃo (SGC), realizada a partir da consulta a documentos relacionados à prÃtica cientÃfica sob investigaÃÃo, e na situaÃÃo especÃfica de comunicaÃÃo (SEC) da LinguÃstica, concentrando-nos na anÃlise do corpus constituÃdo por textos materializados em 14 artigos cientÃficos publicados na Revista da AssociaÃÃo Brasileira de LinguÃstica, volume XIV, n. 2, de julho-dezembro de 2015 (Abralin, 2015). Com a anÃlise, fundamentada tambÃm no pensamento de Foucault (2011) e nos estudos sobre a ciÃncia (COUTINHO, 2014, KÃCHE, 2005; KUHN, 2013; SANTOS, 2008), observamos que a argumentaÃÃo demonstrativa assume um papel singular no discurso estudado em funÃÃo, sobretudo, do investimento do sujeito pesquisador na problematizaÃÃo desenvolvida. Trata-se, portanto, de um investimento orientado pelo projeto de influÃncia do pesquisador sobre a agenda de estudos da comunidade cientÃfica a que pertence.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20184application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:33Zmail@mail.com - |
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