RestriÃÃes à atribuiÃÃo de funÃÃes semÃnticas e sintÃticas: um estudo funcionalista sobre inadequaÃÃes na construÃÃo do enunciado em redaÃÃes escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Ednardo Pinho dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4943
Resumo: Esta pesquisa investiga alguns aspectos da difÃcil questÃo dos fatores pelos quais se pode considerar um enunciado inadequado à situaÃÃo de interaÃÃo em que à usado e à gramÃtica da lÃngua, conforme concepÃÃo funcionalista de gramÃtica como sistema sensÃvel Ãs pressÃes do uso. PropÃe uma tipologia que engloba os tipos de inadequaÃÃo encontrados no corpus de anÃlise, correlacionados a um quadro em que a inadequaÃÃo seja vista como nÃo-satisfaÃÃo de uma demanda funcional. A hipÃtese bÃsica, considerando que demandas internas e externas ao sistema competem entre si pela expressÃo morfossintÃtica (DUBOIS, 1985), à a de que essa competiÃÃo entre motivaÃÃes pragmÃticas, semÃnticas e morfossintÃticas pode nÃo se resolver satisfatoriamente em algumas situaÃÃes de uso da lÃngua, produzindo-se construÃÃes inadequadas quanto a algum tipo de motivaÃÃo. A anÃlise serve-se do instrumental teÃrico da GramÃtica Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), que, ao compreender a gramÃtica como parte de um modelo de interaÃÃo verbal, permite dar conta dos fatores cognitivos, interacionais e textuais que tÃm impacto nos aspectos gramaticais da predicaÃÃo. Trabalhamos com um corpus constituÃdo principalmente por um conjunto de enunciados considerados inadequados, retirados de um banco de redaÃÃes escolares de estudantes do Ensino MÃdio da rede pÃblica em Fortaleza, coletado por nÃs.
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