O conceito de grupo: sua formaÃÃo por alunos de matemÃtica

Bibliographic Details
Main Author: Izabel Maria Barbosa de Albuquerque
Publication Date: 2005
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Download full: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344
Summary: Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de grupo formado por alunos do curso de MatemÃtica da Universidade Federal de Campina Grande â campus de Campina Grande, em seu primeiro curso de Ãlgebra abstrata realizado no segundo semestre de 2002. Nessa anÃlise, busquei compreender o conceito de operaÃÃo binÃria em um conjunto formado por esses alunos, as soluÃÃes dadas para as situaÃÃes-problema nas quais o conceito de grupo era explicÃvel e, por fim, o conceito de grupo por eles formado. Tomei como referÃncia a proposta de Lev Semenovich Vygotsky sobre a abordagem sÃcio-histÃrica em sua proposiÃÃo de que o processo de formaÃÃo de conceitos pelo sujeito à mediado, essencialmente, pela palavra, e a de Gerard vergnaud sobre a teoria dos campos conceituais, na qual a formaÃÃo do conceito pelo sujeito està pontuada, fundamentalmente, pelas situaÃÃes envolvendo o conceito, por ele vivenciadas. Para esta pesquisa, apliquei um instrumento diagnÃstico constituÃdo de perguntas em aberto e situaÃÃes-problema, seguido da realizaÃÃo de entrevistas. Constatei na anÃlise dos conhecimentos expressos por escrito, um elevado grau de dificuldade na elaboraÃÃo das soluÃÃes das atividades, bem como uma quantidade considerÃvel de soluÃÃes nÃo esperadas e incoerentes para as situaÃÃes-problema. A anÃlise dos dados realizada, apÃs as entrevistas, mostram uma diminuiÃÃo significativa de soluÃÃes desta natureza, e revelam o potencial construtivo dos alunos quando auxiliados por uma pessoa mais experiente. Essas constataÃÃes mostram a importÃncia e necessidade de se considerar, no ensino, um processo longo de vivÃncia dos alunos com situaÃÃes-problema num espaÃo permeado por debates entre professor-aluno e aluno-aluno, mediados pelo conhecimento, favorecendo a discussÃo de soluÃÃes, dÃvidas e idÃias criativas no estudo dos conceitos matemÃticos.
id UFC_fce16fff7a4fc84a76ac9e775dcdbba1
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2803
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO conceito de grupo: sua formaÃÃo por alunos de matemÃticaThe group concept: their formed by the students of the Mathematics2005-03-18Herminio Borges Neto01362062391JoÃo Montenegro de Miranda02322161420Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo16729196491http://lattes.cnpq.br/4052574912000577MarcÃlia Dantas Barreto11111111411Orlando Ostanley Jurians1111111151132713962995966http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4777085Y5Izabel Maria Barbosa de AlbuquerqueUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREstrutura AlgÃbrica de Grupo FormaÃÃo de Conceitos Ensino de MatemÃtica Estructure of Algebric Group Concepts of Fortation Teaching of MahematicsEDUCACAOEste trabalho tem por objetivo analisar o conceito de grupo formado por alunos do curso de MatemÃtica da Universidade Federal de Campina Grande â campus de Campina Grande, em seu primeiro curso de Ãlgebra abstrata realizado no segundo semestre de 2002. Nessa anÃlise, busquei compreender o conceito de operaÃÃo binÃria em um conjunto formado por esses alunos, as soluÃÃes dadas para as situaÃÃes-problema nas quais o conceito de grupo era explicÃvel e, por fim, o conceito de grupo por eles formado. Tomei como referÃncia a proposta de Lev Semenovich Vygotsky sobre a abordagem sÃcio-histÃrica em sua proposiÃÃo de que o processo de formaÃÃo de conceitos pelo sujeito à mediado, essencialmente, pela palavra, e a de Gerard vergnaud sobre a teoria dos campos conceituais, na qual a formaÃÃo do conceito pelo sujeito està pontuada, fundamentalmente, pelas situaÃÃes envolvendo o conceito, por ele vivenciadas. Para esta pesquisa, apliquei um instrumento diagnÃstico constituÃdo de perguntas em aberto e situaÃÃes-problema, seguido da realizaÃÃo de entrevistas. Constatei na anÃlise dos conhecimentos expressos por escrito, um elevado grau de dificuldade na elaboraÃÃo das soluÃÃes das atividades, bem como uma quantidade considerÃvel de soluÃÃes nÃo esperadas e incoerentes para as situaÃÃes-problema. A anÃlise dos dados realizada, apÃs as entrevistas, mostram uma diminuiÃÃo significativa de soluÃÃes desta natureza, e revelam o potencial construtivo dos alunos quando auxiliados por uma pessoa mais experiente. Essas constataÃÃes mostram a importÃncia e necessidade de se considerar, no ensino, um processo longo de vivÃncia dos alunos com situaÃÃes-problema num espaÃo permeado por debates entre professor-aluno e aluno-aluno, mediados pelo conhecimento, favorecendo a discussÃo de soluÃÃes, dÃvidas e idÃias criativas no estudo dos conceitos matemÃticos. This work has the obective to anlyse the group concept formed by the students of the Mathematics Course at the Federal University of Campina Grande â Campina Grande Campus, as a result of their first course in abstract algebra taken in the second semester of 2002. Throughout this analysis I have tried to understand the concept of a binary operation in a set, formed by these students, the actions and operations made when dealing with problem-situations in which the group concept was explicit, and, finally, the group concept formed by them. I referred to the Lev Semenovich Vygotsky proposal about the social-historical approach when he suggested that the ones process of concept formation was essentially mediated by word, and GÃrard Vergnaudâs about the theory of conceptual fields, in which ones formation of a concept was determined, particularly, by situations involving in the concept experienced by him. For this research I have applied means of investigation constituted by open questions and problem-situation facts, followed by interviews. I have noticed, in the analysis of the knowledge expressed in the writing, a high level of difficult in the making of solutions for the activities, as well as a great amount of unexpected and incoherent of the problem-solutions. The data analisis done after these interviews shows a significative decrease in the number of solutions of this nature and they reveal the criative potential of the students when they are helped by a more experienced person. These facts show the importance and need to consider, in teaching, a long process of studentsâinvolvement with problem-situation within a space permeated with a scientific debate between teacher and students and student-student, mediated by knowledge, infavoring the discussion of their solutions, doubts and creative ideas in the study of mathematical concepts, especially, the algebraic ones. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:30Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O conceito de grupo: sua formaÃÃo por alunos de matemÃtica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The group concept: their formed by the students of the Mathematics
title O conceito de grupo: sua formaÃÃo por alunos de matemÃtica
spellingShingle O conceito de grupo: sua formaÃÃo por alunos de matemÃtica
Izabel Maria Barbosa de Albuquerque
Estrutura AlgÃbrica de Grupo
FormaÃÃo de Conceitos
Ensino de MatemÃtica
Estructure of Algebric Group
Concepts of Fortation
Teaching of Mahematics
EDUCACAO
title_short O conceito de grupo: sua formaÃÃo por alunos de matemÃtica
title_full O conceito de grupo: sua formaÃÃo por alunos de matemÃtica
title_fullStr O conceito de grupo: sua formaÃÃo por alunos de matemÃtica
title_full_unstemmed O conceito de grupo: sua formaÃÃo por alunos de matemÃtica
title_sort O conceito de grupo: sua formaÃÃo por alunos de matemÃtica
author Izabel Maria Barbosa de Albuquerque
author_facet Izabel Maria Barbosa de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JoÃo Montenegro de Miranda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 02322161420
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Aires de Castro Filho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 24207543368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 16729196491
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4052574912000577
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MarcÃlia Dantas Barreto
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 11111111411
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Orlando Ostanley Jurians
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 11111111511
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 32713962995966
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4777085Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Izabel Maria Barbosa de Albuquerque
contributor_str_mv Herminio Borges Neto
JoÃo Montenegro de Miranda
Josà Aires de Castro Filho
Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
MarcÃlia Dantas Barreto
Orlando Ostanley Jurians
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura AlgÃbrica de Grupo
FormaÃÃo de Conceitos
Ensino de MatemÃtica
topic Estrutura AlgÃbrica de Grupo
FormaÃÃo de Conceitos
Ensino de MatemÃtica
Estructure of Algebric Group
Concepts of Fortation
Teaching of Mahematics
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Estructure of Algebric Group
Concepts of Fortation
Teaching of Mahematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de grupo formado por alunos do curso de MatemÃtica da Universidade Federal de Campina Grande â campus de Campina Grande, em seu primeiro curso de Ãlgebra abstrata realizado no segundo semestre de 2002. Nessa anÃlise, busquei compreender o conceito de operaÃÃo binÃria em um conjunto formado por esses alunos, as soluÃÃes dadas para as situaÃÃes-problema nas quais o conceito de grupo era explicÃvel e, por fim, o conceito de grupo por eles formado. Tomei como referÃncia a proposta de Lev Semenovich Vygotsky sobre a abordagem sÃcio-histÃrica em sua proposiÃÃo de que o processo de formaÃÃo de conceitos pelo sujeito à mediado, essencialmente, pela palavra, e a de Gerard vergnaud sobre a teoria dos campos conceituais, na qual a formaÃÃo do conceito pelo sujeito està pontuada, fundamentalmente, pelas situaÃÃes envolvendo o conceito, por ele vivenciadas. Para esta pesquisa, apliquei um instrumento diagnÃstico constituÃdo de perguntas em aberto e situaÃÃes-problema, seguido da realizaÃÃo de entrevistas. Constatei na anÃlise dos conhecimentos expressos por escrito, um elevado grau de dificuldade na elaboraÃÃo das soluÃÃes das atividades, bem como uma quantidade considerÃvel de soluÃÃes nÃo esperadas e incoerentes para as situaÃÃes-problema. A anÃlise dos dados realizada, apÃs as entrevistas, mostram uma diminuiÃÃo significativa de soluÃÃes desta natureza, e revelam o potencial construtivo dos alunos quando auxiliados por uma pessoa mais experiente. Essas constataÃÃes mostram a importÃncia e necessidade de se considerar, no ensino, um processo longo de vivÃncia dos alunos com situaÃÃes-problema num espaÃo permeado por debates entre professor-aluno e aluno-aluno, mediados pelo conhecimento, favorecendo a discussÃo de soluÃÃes, dÃvidas e idÃias criativas no estudo dos conceitos matemÃticos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work has the obective to anlyse the group concept formed by the students of the Mathematics Course at the Federal University of Campina Grande â Campina Grande Campus, as a result of their first course in abstract algebra taken in the second semester of 2002. Throughout this analysis I have tried to understand the concept of a binary operation in a set, formed by these students, the actions and operations made when dealing with problem-situations in which the group concept was explicit, and, finally, the group concept formed by them. I referred to the Lev Semenovich Vygotsky proposal about the social-historical approach when he suggested that the ones process of concept formation was essentially mediated by word, and GÃrard Vergnaudâs about the theory of conceptual fields, in which ones formation of a concept was determined, particularly, by situations involving in the concept experienced by him. For this research I have applied means of investigation constituted by open questions and problem-situation facts, followed by interviews. I have noticed, in the analysis of the knowledge expressed in the writing, a high level of difficult in the making of solutions for the activities, as well as a great amount of unexpected and incoherent of the problem-solutions. The data analisis done after these interviews shows a significative decrease in the number of solutions of this nature and they reveal the criative potential of the students when they are helped by a more experienced person. These facts show the importance and need to consider, in teaching, a long process of studentsâinvolvement with problem-situation within a space permeated with a scientific debate between teacher and students and student-student, mediated by knowledge, infavoring the discussion of their solutions, doubts and creative ideas in the study of mathematical concepts, especially, the algebraic ones.
description Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de grupo formado por alunos do curso de MatemÃtica da Universidade Federal de Campina Grande â campus de Campina Grande, em seu primeiro curso de Ãlgebra abstrata realizado no segundo semestre de 2002. Nessa anÃlise, busquei compreender o conceito de operaÃÃo binÃria em um conjunto formado por esses alunos, as soluÃÃes dadas para as situaÃÃes-problema nas quais o conceito de grupo era explicÃvel e, por fim, o conceito de grupo por eles formado. Tomei como referÃncia a proposta de Lev Semenovich Vygotsky sobre a abordagem sÃcio-histÃrica em sua proposiÃÃo de que o processo de formaÃÃo de conceitos pelo sujeito à mediado, essencialmente, pela palavra, e a de Gerard vergnaud sobre a teoria dos campos conceituais, na qual a formaÃÃo do conceito pelo sujeito està pontuada, fundamentalmente, pelas situaÃÃes envolvendo o conceito, por ele vivenciadas. Para esta pesquisa, apliquei um instrumento diagnÃstico constituÃdo de perguntas em aberto e situaÃÃes-problema, seguido da realizaÃÃo de entrevistas. Constatei na anÃlise dos conhecimentos expressos por escrito, um elevado grau de dificuldade na elaboraÃÃo das soluÃÃes das atividades, bem como uma quantidade considerÃvel de soluÃÃes nÃo esperadas e incoerentes para as situaÃÃes-problema. A anÃlise dos dados realizada, apÃs as entrevistas, mostram uma diminuiÃÃo significativa de soluÃÃes desta natureza, e revelam o potencial construtivo dos alunos quando auxiliados por uma pessoa mais experiente. Essas constataÃÃes mostram a importÃncia e necessidade de se considerar, no ensino, um processo longo de vivÃncia dos alunos com situaÃÃes-problema num espaÃo permeado por debates entre professor-aluno e aluno-aluno, mediados pelo conhecimento, favorecendo a discussÃo de soluÃÃes, dÃvidas e idÃias criativas no estudo dos conceitos matemÃticos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295131885895680