COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sudré, Cláudia Pombo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Rosana, Gonçalves, Leandro Simões Azeredo, Martins, Ernane Ronie, Bento, Cintia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2080
Resumo: O presente estudo foi realizado com o objetivo de coletar, caracterizar e estimar a divergência fenotípica de frutos de fava-d’anta (Dimorphandra spp.) de diferentes localidades do Brasil. Espécies de Dimorphandra são fontes de rutina, quercetina e ramnose para a indústria farmacoquímica. Frutos no estádio maduro foram coletados de 21 localidades, totalizando 84 árvores nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Tocantins. Os frutos foram caracterizados com base nos seguintes descritores: massa fresca do fruto e da semente; comprimento e diâmetro do fruto; comprimento, diâmetro e espessura da semente; cor da semente; número de sementes viáveis e inviáveis por fruto; e teor de boro no mesocarpo e endocarpo. Os dados foram analisados utilizando-se uma matriz de distância Euclidiana Média Padronizada e o agrupamento definido por meio do algoritmo de Neighbor Joining. Detectou-se variabilidade fenotípica entre as plantas coletadas nas diferentes áreas amostradas. A formação dos grupos foi concordante tanto com a região de coleta quanto com cada espécie estudada, e D. wilsonii Rizz. foi a mais divergente dentre as espécies trabalhadas (D. wilsonii, D. gardneriana e Dimorphandra sp.). Contudo, para a conservação do germoplasma, são necessárias mais coletas nas respectivas áreas para aumentar o número efetivo populacional e garantir, com maior precisão, a ocorrência mínima de erosão genética.
id UFERSA-1_c1f14599c82f98c47bb69fad76144229
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2080
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTADimorphandra spp. Faveiro. Neighbor Joining. Tamanho efetivo.O presente estudo foi realizado com o objetivo de coletar, caracterizar e estimar a divergência fenotípica de frutos de fava-d’anta (Dimorphandra spp.) de diferentes localidades do Brasil. Espécies de Dimorphandra são fontes de rutina, quercetina e ramnose para a indústria farmacoquímica. Frutos no estádio maduro foram coletados de 21 localidades, totalizando 84 árvores nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Tocantins. Os frutos foram caracterizados com base nos seguintes descritores: massa fresca do fruto e da semente; comprimento e diâmetro do fruto; comprimento, diâmetro e espessura da semente; cor da semente; número de sementes viáveis e inviáveis por fruto; e teor de boro no mesocarpo e endocarpo. Os dados foram analisados utilizando-se uma matriz de distância Euclidiana Média Padronizada e o agrupamento definido por meio do algoritmo de Neighbor Joining. Detectou-se variabilidade fenotípica entre as plantas coletadas nas diferentes áreas amostradas. A formação dos grupos foi concordante tanto com a região de coleta quanto com cada espécie estudada, e D. wilsonii Rizz. foi a mais divergente dentre as espécies trabalhadas (D. wilsonii, D. gardneriana e Dimorphandra sp.). Contudo, para a conservação do germoplasma, são necessárias mais coletas nas respectivas áreas para aumentar o número efetivo populacional e garantir, com maior precisão, a ocorrência mínima de erosão genética.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2011-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2080REVISTA CAATINGA; Vol. 24 No. 4 (2011); 1-8Revista Caatinga; v. 24 n. 4 (2011); 1-81983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2080/pdfSudré, Cláudia PomboRodrigues, RosanaGonçalves, Leandro Simões AzeredoMartins, Ernane RonieBento, Cintia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:33:05Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/2080Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:44.695630Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTA
title COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTA
spellingShingle COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTA
Sudré, Cláudia Pombo
Dimorphandra spp. Faveiro. Neighbor Joining. Tamanho efetivo.
title_short COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTA
title_full COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTA
title_fullStr COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTA
title_full_unstemmed COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTA
title_sort COLETA, CARACTERIZAÇÃO E DIVERGÊNCIA FENOTÍPICA DE FRUTOS DE FAVA-D’ANTA
author Sudré, Cláudia Pombo
author_facet Sudré, Cláudia Pombo
Rodrigues, Rosana
Gonçalves, Leandro Simões Azeredo
Martins, Ernane Ronie
Bento, Cintia dos Santos
author_role author
author2 Rodrigues, Rosana
Gonçalves, Leandro Simões Azeredo
Martins, Ernane Ronie
Bento, Cintia dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sudré, Cláudia Pombo
Rodrigues, Rosana
Gonçalves, Leandro Simões Azeredo
Martins, Ernane Ronie
Bento, Cintia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Dimorphandra spp. Faveiro. Neighbor Joining. Tamanho efetivo.
topic Dimorphandra spp. Faveiro. Neighbor Joining. Tamanho efetivo.
description O presente estudo foi realizado com o objetivo de coletar, caracterizar e estimar a divergência fenotípica de frutos de fava-d’anta (Dimorphandra spp.) de diferentes localidades do Brasil. Espécies de Dimorphandra são fontes de rutina, quercetina e ramnose para a indústria farmacoquímica. Frutos no estádio maduro foram coletados de 21 localidades, totalizando 84 árvores nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Tocantins. Os frutos foram caracterizados com base nos seguintes descritores: massa fresca do fruto e da semente; comprimento e diâmetro do fruto; comprimento, diâmetro e espessura da semente; cor da semente; número de sementes viáveis e inviáveis por fruto; e teor de boro no mesocarpo e endocarpo. Os dados foram analisados utilizando-se uma matriz de distância Euclidiana Média Padronizada e o agrupamento definido por meio do algoritmo de Neighbor Joining. Detectou-se variabilidade fenotípica entre as plantas coletadas nas diferentes áreas amostradas. A formação dos grupos foi concordante tanto com a região de coleta quanto com cada espécie estudada, e D. wilsonii Rizz. foi a mais divergente dentre as espécies trabalhadas (D. wilsonii, D. gardneriana e Dimorphandra sp.). Contudo, para a conservação do germoplasma, são necessárias mais coletas nas respectivas áreas para aumentar o número efetivo populacional e garantir, com maior precisão, a ocorrência mínima de erosão genética.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2080
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/2080/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 24 No. 4 (2011); 1-8
Revista Caatinga; v. 24 n. 4 (2011); 1-8
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674022582878208