SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segabinazi, Daniela Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barbosa, Socorro Pacífico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10413
Resumo: Este trabalho discute os problemas e os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de Ensino Médio, a partir de duas questões fundamentais, quais sejam: a função da literatura e sua relação com os objetivos que professores delineiam para os conteúdos a serem desenvolvidos em suas aulas e a caracterização do público leitor/receptor das obras literárias.  O enfoque da discussão foi inspirado no título da obra de T. Todorov (2010), Literatura em perigo. A partir desta premissa, este artigo busca analisar o lugar do leitor e da literatura nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCNEM, 2006), que norteiam a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, isto é, área em que atualmente a Literatura está incluída como disciplina ou área de conhecimento.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitor. Ensino. OCNEM.
id UFES-1_890993819d82781f166a01db1a56245e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10413
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIASEste trabalho discute os problemas e os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de Ensino Médio, a partir de duas questões fundamentais, quais sejam: a função da literatura e sua relação com os objetivos que professores delineiam para os conteúdos a serem desenvolvidos em suas aulas e a caracterização do público leitor/receptor das obras literárias.  O enfoque da discussão foi inspirado no título da obra de T. Todorov (2010), Literatura em perigo. A partir desta premissa, este artigo busca analisar o lugar do leitor e da literatura nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCNEM, 2006), que norteiam a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, isto é, área em que atualmente a Literatura está incluída como disciplina ou área de conhecimento.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitor. Ensino. OCNEM.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1041310.47456/contexto.v%vi%i.10413Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10413/7345Segabinazi, Daniela MariaBarbosa, Socorro Pacíficoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10413Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.648518Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
title SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
spellingShingle SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Segabinazi, Daniela Maria
title_short SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
title_full SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
title_fullStr SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
title_full_unstemmed SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
title_sort SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
author Segabinazi, Daniela Maria
author_facet Segabinazi, Daniela Maria
Barbosa, Socorro Pacífico
author_role author
author2 Barbosa, Socorro Pacífico
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Segabinazi, Daniela Maria
Barbosa, Socorro Pacífico
description Este trabalho discute os problemas e os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de Ensino Médio, a partir de duas questões fundamentais, quais sejam: a função da literatura e sua relação com os objetivos que professores delineiam para os conteúdos a serem desenvolvidos em suas aulas e a caracterização do público leitor/receptor das obras literárias.  O enfoque da discussão foi inspirado no título da obra de T. Todorov (2010), Literatura em perigo. A partir desta premissa, este artigo busca analisar o lugar do leitor e da literatura nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCNEM, 2006), que norteiam a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, isto é, área em que atualmente a Literatura está incluída como disciplina ou área de conhecimento.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitor. Ensino. OCNEM.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10413
10.47456/contexto.v%vi%i.10413
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10413
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.10413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10413/7345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v0i27
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399255621632