SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10413 |
Resumo: | Este trabalho discute os problemas e os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de Ensino Médio, a partir de duas questões fundamentais, quais sejam: a função da literatura e sua relação com os objetivos que professores delineiam para os conteúdos a serem desenvolvidos em suas aulas e a caracterização do público leitor/receptor das obras literárias. O enfoque da discussão foi inspirado no título da obra de T. Todorov (2010), Literatura em perigo. A partir desta premissa, este artigo busca analisar o lugar do leitor e da literatura nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCNEM, 2006), que norteiam a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, isto é, área em que atualmente a Literatura está incluída como disciplina ou área de conhecimento.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitor. Ensino. OCNEM. |
id |
UFES-1_890993819d82781f166a01db1a56245e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10413 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIASEste trabalho discute os problemas e os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de Ensino Médio, a partir de duas questões fundamentais, quais sejam: a função da literatura e sua relação com os objetivos que professores delineiam para os conteúdos a serem desenvolvidos em suas aulas e a caracterização do público leitor/receptor das obras literárias. O enfoque da discussão foi inspirado no título da obra de T. Todorov (2010), Literatura em perigo. A partir desta premissa, este artigo busca analisar o lugar do leitor e da literatura nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCNEM, 2006), que norteiam a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, isto é, área em que atualmente a Literatura está incluída como disciplina ou área de conhecimento.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitor. Ensino. OCNEM.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1041310.47456/contexto.v%vi%i.10413Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURAContexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA2358-95661519-054410.47456/contexto.v0i27reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10413/7345Segabinazi, Daniela MariaBarbosa, Socorro Pacíficoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-17T15:03:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/10413Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:03.648518Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS |
title |
SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS |
spellingShingle |
SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Segabinazi, Daniela Maria |
title_short |
SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS |
title_full |
SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS |
title_fullStr |
SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS |
title_full_unstemmed |
SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS |
title_sort |
SITUANDO O LEITOR E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS |
author |
Segabinazi, Daniela Maria |
author_facet |
Segabinazi, Daniela Maria Barbosa, Socorro Pacífico |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Socorro Pacífico |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Segabinazi, Daniela Maria Barbosa, Socorro Pacífico |
description |
Este trabalho discute os problemas e os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de Ensino Médio, a partir de duas questões fundamentais, quais sejam: a função da literatura e sua relação com os objetivos que professores delineiam para os conteúdos a serem desenvolvidos em suas aulas e a caracterização do público leitor/receptor das obras literárias. O enfoque da discussão foi inspirado no título da obra de T. Todorov (2010), Literatura em perigo. A partir desta premissa, este artigo busca analisar o lugar do leitor e da literatura nas Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCNEM, 2006), que norteiam a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, isto é, área em que atualmente a Literatura está incluída como disciplina ou área de conhecimento.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Leitor. Ensino. OCNEM. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10413 10.47456/contexto.v%vi%i.10413 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10413 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.10413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10413/7345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; No. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA Contexto; Núm. 27 (2015): Dossiê EDUCAÇÃO LITERÁRIA E ENSINO DE LITERATURA 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v0i27 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399255621632 |