Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ariane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Neuenfeldt, Adriano, Almeida, Lia Heberlê
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/10806
Resumo: Nos últimos tempos, ampliou-se o acesso à internet e, com isso, o consumo de vídeos online, comportamento esse que carece de pesquisas que abarquem desde a produção dos vídeos até o consumo dos mesmos. Neste trabalho, busca-se refletir sobre uma produção viral, o vídeo “Na lata”, disponibilizado pelo Canal Porta dos Fundos no Youtube. Para tal, inicialmente faz-se um apanhado sobre os estudos já desenvolvidos sobre o YouTube, para depois analisar o vídeo em questão. A análise aponta para a produção criativa de vídeos, que permitem uma cultura de participação tanto do produtor quanto do consumidor de tais mídias, na mesma medida em que extrapola os limites do site. Neste contexto, também nota-se a referência a produtos culturais diversos, sejam eles publicitários ou não, que adentram o universo dos vídeos, bem como de preconceitos e estereótipos; esses  fazem tanto  a crítica quanto promovem o próprio discurso estereotipado, sem, no entanto, que isto seja intencional por parte dos produtores. 
id UFES-3_807b3a8f8c671fd78d610aae58d9a4c2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/10806
network_acronym_str UFES-3
network_name_str Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta FundosNos últimos tempos, ampliou-se o acesso à internet e, com isso, o consumo de vídeos online, comportamento esse que carece de pesquisas que abarquem desde a produção dos vídeos até o consumo dos mesmos. Neste trabalho, busca-se refletir sobre uma produção viral, o vídeo “Na lata”, disponibilizado pelo Canal Porta dos Fundos no Youtube. Para tal, inicialmente faz-se um apanhado sobre os estudos já desenvolvidos sobre o YouTube, para depois analisar o vídeo em questão. A análise aponta para a produção criativa de vídeos, que permitem uma cultura de participação tanto do produtor quanto do consumidor de tais mídias, na mesma medida em que extrapola os limites do site. Neste contexto, também nota-se a referência a produtos culturais diversos, sejam eles publicitários ou não, que adentram o universo dos vídeos, bem como de preconceitos e estereótipos; esses  fazem tanto  a crítica quanto promovem o próprio discurso estereotipado, sem, no entanto, que isto seja intencional por parte dos produtores. Universidade Federal do Espírito Santo2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/1080610.24305/cadecs.v2i2.10806Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 2 n. 2 (2014): Número com temas livres; 56-702318-693310.24305/cadecs.v2i2reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/10806/7672Copyright (c) 2015 Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, ArianeNeuenfeldt, AdrianoAlmeida, Lia Heberlê2020-04-10T19:42:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/10806Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2020-04-10T19:42Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos
title Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos
spellingShingle Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos
Rodrigues, Ariane
title_short Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos
title_full Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos
title_fullStr Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos
title_full_unstemmed Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos
title_sort Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos
author Rodrigues, Ariane
author_facet Rodrigues, Ariane
Neuenfeldt, Adriano
Almeida, Lia Heberlê
author_role author
author2 Neuenfeldt, Adriano
Almeida, Lia Heberlê
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ariane
Neuenfeldt, Adriano
Almeida, Lia Heberlê
description Nos últimos tempos, ampliou-se o acesso à internet e, com isso, o consumo de vídeos online, comportamento esse que carece de pesquisas que abarquem desde a produção dos vídeos até o consumo dos mesmos. Neste trabalho, busca-se refletir sobre uma produção viral, o vídeo “Na lata”, disponibilizado pelo Canal Porta dos Fundos no Youtube. Para tal, inicialmente faz-se um apanhado sobre os estudos já desenvolvidos sobre o YouTube, para depois analisar o vídeo em questão. A análise aponta para a produção criativa de vídeos, que permitem uma cultura de participação tanto do produtor quanto do consumidor de tais mídias, na mesma medida em que extrapola os limites do site. Neste contexto, também nota-se a referência a produtos culturais diversos, sejam eles publicitários ou não, que adentram o universo dos vídeos, bem como de preconceitos e estereótipos; esses  fazem tanto  a crítica quanto promovem o próprio discurso estereotipado, sem, no entanto, que isto seja intencional por parte dos produtores. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/10806
10.24305/cadecs.v2i2.10806
url https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/10806
identifier_str_mv 10.24305/cadecs.v2i2.10806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/10806/7672
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 2 n. 2 (2014): Número com temas livres; 56-70
2318-6933
10.24305/cadecs.v2i2
reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
collection Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com
_version_ 1789798692146905088