Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/10806 |
Resumo: | Nos últimos tempos, ampliou-se o acesso à internet e, com isso, o consumo de vídeos online, comportamento esse que carece de pesquisas que abarquem desde a produção dos vídeos até o consumo dos mesmos. Neste trabalho, busca-se refletir sobre uma produção viral, o vídeo “Na lata”, disponibilizado pelo Canal Porta dos Fundos no Youtube. Para tal, inicialmente faz-se um apanhado sobre os estudos já desenvolvidos sobre o YouTube, para depois analisar o vídeo em questão. A análise aponta para a produção criativa de vídeos, que permitem uma cultura de participação tanto do produtor quanto do consumidor de tais mídias, na mesma medida em que extrapola os limites do site. Neste contexto, também nota-se a referência a produtos culturais diversos, sejam eles publicitários ou não, que adentram o universo dos vídeos, bem como de preconceitos e estereótipos; esses fazem tanto a crítica quanto promovem o próprio discurso estereotipado, sem, no entanto, que isto seja intencional por parte dos produtores. |
id |
UFES-3_807b3a8f8c671fd78d610aae58d9a4c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/10806 |
network_acronym_str |
UFES-3 |
network_name_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta FundosNos últimos tempos, ampliou-se o acesso à internet e, com isso, o consumo de vídeos online, comportamento esse que carece de pesquisas que abarquem desde a produção dos vídeos até o consumo dos mesmos. Neste trabalho, busca-se refletir sobre uma produção viral, o vídeo “Na lata”, disponibilizado pelo Canal Porta dos Fundos no Youtube. Para tal, inicialmente faz-se um apanhado sobre os estudos já desenvolvidos sobre o YouTube, para depois analisar o vídeo em questão. A análise aponta para a produção criativa de vídeos, que permitem uma cultura de participação tanto do produtor quanto do consumidor de tais mídias, na mesma medida em que extrapola os limites do site. Neste contexto, também nota-se a referência a produtos culturais diversos, sejam eles publicitários ou não, que adentram o universo dos vídeos, bem como de preconceitos e estereótipos; esses fazem tanto a crítica quanto promovem o próprio discurso estereotipado, sem, no entanto, que isto seja intencional por parte dos produtores. Universidade Federal do Espírito Santo2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/1080610.24305/cadecs.v2i2.10806Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 2 n. 2 (2014): Número com temas livres; 56-702318-693310.24305/cadecs.v2i2reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/10806/7672Copyright (c) 2015 Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, ArianeNeuenfeldt, AdrianoAlmeida, Lia Heberlê2020-04-10T19:42:00Zoai:periodicos.ufes.br:article/10806Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2020-04-10T19:42Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos |
title |
Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos |
spellingShingle |
Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos Rodrigues, Ariane |
title_short |
Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos |
title_full |
Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos |
title_fullStr |
Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos |
title_full_unstemmed |
Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos |
title_sort |
Uma análise do YouTube a partir do Canal Porta Fundos |
author |
Rodrigues, Ariane |
author_facet |
Rodrigues, Ariane Neuenfeldt, Adriano Almeida, Lia Heberlê |
author_role |
author |
author2 |
Neuenfeldt, Adriano Almeida, Lia Heberlê |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ariane Neuenfeldt, Adriano Almeida, Lia Heberlê |
description |
Nos últimos tempos, ampliou-se o acesso à internet e, com isso, o consumo de vídeos online, comportamento esse que carece de pesquisas que abarquem desde a produção dos vídeos até o consumo dos mesmos. Neste trabalho, busca-se refletir sobre uma produção viral, o vídeo “Na lata”, disponibilizado pelo Canal Porta dos Fundos no Youtube. Para tal, inicialmente faz-se um apanhado sobre os estudos já desenvolvidos sobre o YouTube, para depois analisar o vídeo em questão. A análise aponta para a produção criativa de vídeos, que permitem uma cultura de participação tanto do produtor quanto do consumidor de tais mídias, na mesma medida em que extrapola os limites do site. Neste contexto, também nota-se a referência a produtos culturais diversos, sejam eles publicitários ou não, que adentram o universo dos vídeos, bem como de preconceitos e estereótipos; esses fazem tanto a crítica quanto promovem o próprio discurso estereotipado, sem, no entanto, que isto seja intencional por parte dos produtores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/10806 10.24305/cadecs.v2i2.10806 |
url |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/10806 |
identifier_str_mv |
10.24305/cadecs.v2i2.10806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/10806/7672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 2 n. 2 (2014): Número com temas livres; 56-70 2318-6933 10.24305/cadecs.v2i2 reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
collection |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com |
_version_ |
1789798692146905088 |