Pedalar na cidade: uma experiência educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hempkemeyer, Sheila
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696
Resumo: Este estudo provém de uma pesquisa de Mestrado em Educação. Discute formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência, vendo a educação enquanto acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e contribuições coletivas costuradas pelos referenciais teóricos escolhidos. Tem por objetivo refletir sobre olhares e narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro entre pessoas e bicicletas, enquanto corpos pedalantes nesta relação bicicleta-cidade. O estudo potencializa narrativas ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook “Seres Pedalantes”, criada a partir da imersão etnográfica para coletar e disparar histórias sobre o tema proposto. Uma metodologia tecida no fazer cotidiano. Através do inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida de quem pedala. Pensando a cidade enquanto mudança cotidiana através do olhar e do sentir pedalante, relacionando o ambiente e a dinâmica destes corpos, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas.
id UFES-3_a72e699a2fa0b2d9a5f66b09fe31e493
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/27696
network_acronym_str UFES-3
network_name_str Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Pedalar na cidade: uma experiência educativaEste estudo provém de uma pesquisa de Mestrado em Educação. Discute formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência, vendo a educação enquanto acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e contribuições coletivas costuradas pelos referenciais teóricos escolhidos. Tem por objetivo refletir sobre olhares e narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro entre pessoas e bicicletas, enquanto corpos pedalantes nesta relação bicicleta-cidade. O estudo potencializa narrativas ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook “Seres Pedalantes”, criada a partir da imersão etnográfica para coletar e disparar histórias sobre o tema proposto. Uma metodologia tecida no fazer cotidiano. Através do inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida de quem pedala. Pensando a cidade enquanto mudança cotidiana através do olhar e do sentir pedalante, relacionando o ambiente e a dinâmica destes corpos, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas.Universidade Federal do Espírito Santo2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 7 n. 1 (2019): Número com temas livres; 125-1422318-6933reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696/18662Copyright (c) 2019 Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessHempkemeyer, Sheila2019-09-27T20:54:57Zoai:periodicos.ufes.br:article/27696Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2019-09-27T20:54:57Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedalar na cidade: uma experiência educativa
title Pedalar na cidade: uma experiência educativa
spellingShingle Pedalar na cidade: uma experiência educativa
Hempkemeyer, Sheila
title_short Pedalar na cidade: uma experiência educativa
title_full Pedalar na cidade: uma experiência educativa
title_fullStr Pedalar na cidade: uma experiência educativa
title_full_unstemmed Pedalar na cidade: uma experiência educativa
title_sort Pedalar na cidade: uma experiência educativa
author Hempkemeyer, Sheila
author_facet Hempkemeyer, Sheila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hempkemeyer, Sheila
description Este estudo provém de uma pesquisa de Mestrado em Educação. Discute formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência, vendo a educação enquanto acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e contribuições coletivas costuradas pelos referenciais teóricos escolhidos. Tem por objetivo refletir sobre olhares e narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro entre pessoas e bicicletas, enquanto corpos pedalantes nesta relação bicicleta-cidade. O estudo potencializa narrativas ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook “Seres Pedalantes”, criada a partir da imersão etnográfica para coletar e disparar histórias sobre o tema proposto. Uma metodologia tecida no fazer cotidiano. Através do inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida de quem pedala. Pensando a cidade enquanto mudança cotidiana através do olhar e do sentir pedalante, relacionando o ambiente e a dinâmica destes corpos, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696
url https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696/18662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Creative Commons
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Creative Commons
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 7 n. 1 (2019): Número com temas livres; 125-142
2318-6933
reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
collection Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com
_version_ 1789798692425826304