Pedalar na cidade: uma experiência educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696 |
Resumo: | Este estudo provém de uma pesquisa de Mestrado em Educação. Discute formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência, vendo a educação enquanto acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e contribuições coletivas costuradas pelos referenciais teóricos escolhidos. Tem por objetivo refletir sobre olhares e narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro entre pessoas e bicicletas, enquanto corpos pedalantes nesta relação bicicleta-cidade. O estudo potencializa narrativas ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook “Seres Pedalantes”, criada a partir da imersão etnográfica para coletar e disparar histórias sobre o tema proposto. Uma metodologia tecida no fazer cotidiano. Através do inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida de quem pedala. Pensando a cidade enquanto mudança cotidiana através do olhar e do sentir pedalante, relacionando o ambiente e a dinâmica destes corpos, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas. |
id |
UFES-3_a72e699a2fa0b2d9a5f66b09fe31e493 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/27696 |
network_acronym_str |
UFES-3 |
network_name_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedalar na cidade: uma experiência educativaEste estudo provém de uma pesquisa de Mestrado em Educação. Discute formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência, vendo a educação enquanto acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e contribuições coletivas costuradas pelos referenciais teóricos escolhidos. Tem por objetivo refletir sobre olhares e narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro entre pessoas e bicicletas, enquanto corpos pedalantes nesta relação bicicleta-cidade. O estudo potencializa narrativas ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook “Seres Pedalantes”, criada a partir da imersão etnográfica para coletar e disparar histórias sobre o tema proposto. Uma metodologia tecida no fazer cotidiano. Através do inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida de quem pedala. Pensando a cidade enquanto mudança cotidiana através do olhar e do sentir pedalante, relacionando o ambiente e a dinâmica destes corpos, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas.Universidade Federal do Espírito Santo2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 7 n. 1 (2019): Número com temas livres; 125-1422318-6933reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696/18662Copyright (c) 2019 Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessHempkemeyer, Sheila2019-09-27T20:54:57Zoai:periodicos.ufes.br:article/27696Revistahttps://periodicos.ufes.br/cadecsPUBhttps://periodicos.ufes.br/cadecs/oaicadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com2318-69332318-6933opendoar:2019-09-27T20:54:57Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedalar na cidade: uma experiência educativa |
title |
Pedalar na cidade: uma experiência educativa |
spellingShingle |
Pedalar na cidade: uma experiência educativa Hempkemeyer, Sheila |
title_short |
Pedalar na cidade: uma experiência educativa |
title_full |
Pedalar na cidade: uma experiência educativa |
title_fullStr |
Pedalar na cidade: uma experiência educativa |
title_full_unstemmed |
Pedalar na cidade: uma experiência educativa |
title_sort |
Pedalar na cidade: uma experiência educativa |
author |
Hempkemeyer, Sheila |
author_facet |
Hempkemeyer, Sheila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hempkemeyer, Sheila |
description |
Este estudo provém de uma pesquisa de Mestrado em Educação. Discute formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência, vendo a educação enquanto acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e contribuições coletivas costuradas pelos referenciais teóricos escolhidos. Tem por objetivo refletir sobre olhares e narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro entre pessoas e bicicletas, enquanto corpos pedalantes nesta relação bicicleta-cidade. O estudo potencializa narrativas ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook “Seres Pedalantes”, criada a partir da imersão etnográfica para coletar e disparar histórias sobre o tema proposto. Uma metodologia tecida no fazer cotidiano. Através do inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida de quem pedala. Pensando a cidade enquanto mudança cotidiana através do olhar e do sentir pedalante, relacionando o ambiente e a dinâmica destes corpos, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696 |
url |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/27696/18662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Creative Commons info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Creative Commons |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais; v. 7 n. 1 (2019): Número com temas livres; 125-142 2318-6933 reponame:Caderno Eletrônico de Ciências Sociais instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
collection |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadecs.pgcs@hotmail.com || cadecs.pgcs@hotmail.com |
_version_ |
1789798692425826304 |