A objetividade sociohistórica dos valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Antônio José Lopes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Sabina Maura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Verinotio
Texto Completo: https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/46
Resumo: O presente artigo tem por escopo analisar os aspectos mais problemáticos da posição multiculturalista, no que tange às questões de natureza moral. Neste sentido, buscou-se explicitar e analisar os elementos mais distintivos da referidaperspectiva teórico-ideológica, revelando suas raízes filosóficas, as quais se encontram no campo definido pelo pragmatismo e pelo irracionalismo originado da reflexão de Nietzsche. Assim, desvela-se o relativismo moral não como meraresultante conjuntural, mas como conseqüência coerente do multiculturalismo. Além disso, pretendeu-se afastar o seu oposto abstrato, o absolutismo moral, baseado na concepção transcendental e não-histórica dos valores, representadopela tematização kantiana, tanto dada a sua inocuidade teórica e prática quanto por sua insustentabilidade conceitual frente aos reais dilemas morais enfrentados pelos indivíduos sociais concretos. Palavras-chave: Relativismo cultural; ética; historicidade dos valores.
id UFF-14_cd9417daed58c90e3c5dc39f2697e83c
oai_identifier_str oai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/46
network_acronym_str UFF-14
network_name_str Verinotio
repository_id_str
spelling A objetividade sociohistórica dos valoresO presente artigo tem por escopo analisar os aspectos mais problemáticos da posição multiculturalista, no que tange às questões de natureza moral. Neste sentido, buscou-se explicitar e analisar os elementos mais distintivos da referidaperspectiva teórico-ideológica, revelando suas raízes filosóficas, as quais se encontram no campo definido pelo pragmatismo e pelo irracionalismo originado da reflexão de Nietzsche. Assim, desvela-se o relativismo moral não como meraresultante conjuntural, mas como conseqüência coerente do multiculturalismo. Além disso, pretendeu-se afastar o seu oposto abstrato, o absolutismo moral, baseado na concepção transcendental e não-histórica dos valores, representadopela tematização kantiana, tanto dada a sua inocuidade teórica e prática quanto por sua insustentabilidade conceitual frente aos reais dilemas morais enfrentados pelos indivíduos sociais concretos. Palavras-chave: Relativismo cultural; ética; historicidade dos valores.Universidade Federal Fluminense - UFF2018-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/46Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 6 (2007): Edição N°6; 191981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/46/36Alves, Antônio José LopesSilva, Sabina Maurainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-12T23:26:50Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/46Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2019-03-12T23:26:50Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A objetividade sociohistórica dos valores
title A objetividade sociohistórica dos valores
spellingShingle A objetividade sociohistórica dos valores
Alves, Antônio José Lopes
title_short A objetividade sociohistórica dos valores
title_full A objetividade sociohistórica dos valores
title_fullStr A objetividade sociohistórica dos valores
title_full_unstemmed A objetividade sociohistórica dos valores
title_sort A objetividade sociohistórica dos valores
author Alves, Antônio José Lopes
author_facet Alves, Antônio José Lopes
Silva, Sabina Maura
author_role author
author2 Silva, Sabina Maura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Antônio José Lopes
Silva, Sabina Maura
description O presente artigo tem por escopo analisar os aspectos mais problemáticos da posição multiculturalista, no que tange às questões de natureza moral. Neste sentido, buscou-se explicitar e analisar os elementos mais distintivos da referidaperspectiva teórico-ideológica, revelando suas raízes filosóficas, as quais se encontram no campo definido pelo pragmatismo e pelo irracionalismo originado da reflexão de Nietzsche. Assim, desvela-se o relativismo moral não como meraresultante conjuntural, mas como conseqüência coerente do multiculturalismo. Além disso, pretendeu-se afastar o seu oposto abstrato, o absolutismo moral, baseado na concepção transcendental e não-histórica dos valores, representadopela tematização kantiana, tanto dada a sua inocuidade teórica e prática quanto por sua insustentabilidade conceitual frente aos reais dilemas morais enfrentados pelos indivíduos sociais concretos. Palavras-chave: Relativismo cultural; ética; historicidade dos valores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/46
url https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/46/36
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
dc.source.none.fl_str_mv Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 6 (2007): Edição N°6; 19
1981-061X
reponame:Verinotio
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Verinotio
collection Verinotio
repository.name.fl_str_mv Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com
_version_ 1754644429005651968