Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Antropolítica (Online) |
Download full: | https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262 |
Summary: | O artigo analisa duas experiências de ensino de antropologia no formato on-line, demandado pelas condições sanitárias criadas pela pandemia de covid-19 no Brasil. São descritas as decisões institucionais de duas universidades federais brasileiras e as estratégias didático-pedagógicas de dois professores para garantir a qualidade de ensino de antropologia em um curso de ciências sociais e outro de pedagogia. Em ambos os casos, buscou-se garantir o ensino e a aprendizagem da teoria antropológica e dos aspectos inerentes à produção de conhecimento etnográfico, tomando os espaços virtuais e as produções artísticas em formato digital como objeto de reflexão por parte dos estudantes. O envolvimento dos alunos com os objetos analisados e a problematização de suas visões de si, em diálogo com os fenômenos sociais analisados no decorrer das disciplinas, foram os principais resultados de ambas as experiências. Argumenta-se que as inovações pedagógicas acarretadas pela pandemia tendem a permanecer e a compor o mosaico de estratégias de ensino e aprendizagem nas duas instituições. |
id |
UFF-18_817445be5e48edd9e7e36207ce71604e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54262 |
network_acronym_str |
UFF-18 |
network_name_str |
Antropolítica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmicoEnsino de antropologiaPandemia de covid-19Inovações pedagógicasEtnografia dos espaços virtuais.O artigo analisa duas experiências de ensino de antropologia no formato on-line, demandado pelas condições sanitárias criadas pela pandemia de covid-19 no Brasil. São descritas as decisões institucionais de duas universidades federais brasileiras e as estratégias didático-pedagógicas de dois professores para garantir a qualidade de ensino de antropologia em um curso de ciências sociais e outro de pedagogia. Em ambos os casos, buscou-se garantir o ensino e a aprendizagem da teoria antropológica e dos aspectos inerentes à produção de conhecimento etnográfico, tomando os espaços virtuais e as produções artísticas em formato digital como objeto de reflexão por parte dos estudantes. O envolvimento dos alunos com os objetos analisados e a problematização de suas visões de si, em diálogo com os fenômenos sociais analisados no decorrer das disciplinas, foram os principais resultados de ambas as experiências. Argumenta-se que as inovações pedagógicas acarretadas pela pandemia tendem a permanecer e a compor o mosaico de estratégias de ensino e aprendizagem nas duas instituições.Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/5426210.22409/antropolitica2022.i3.a54262Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; v. 54 n. 3 (2022): SET/OUT/NOV/DEZ2179-73311414-737810.22409/antropolitica2022.33reponame:Antropolítica (Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262/33134https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262/33177Copyright (c) 2022 Luiz Alberto Couceiro, Rodrigo Rosistolatohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCouceiro, Luiz AlbertoRosistolato, Rodrigo2022-11-03T11:45:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/54262Revistahttp://www.revistas.uff.br/index.php/antropoliticaPUBhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/oaiperiodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com2179-73312179-7331opendoar:2022-11-03T11:45:22Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico |
title |
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico |
spellingShingle |
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico Couceiro, Luiz Alberto Ensino de antropologia Pandemia de covid-19 Inovações pedagógicas Etnografia dos espaços virtuais. |
title_short |
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico |
title_full |
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico |
title_fullStr |
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico |
title_full_unstemmed |
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico |
title_sort |
Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico |
author |
Couceiro, Luiz Alberto |
author_facet |
Couceiro, Luiz Alberto Rosistolato, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Rosistolato, Rodrigo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couceiro, Luiz Alberto Rosistolato, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de antropologia Pandemia de covid-19 Inovações pedagógicas Etnografia dos espaços virtuais. |
topic |
Ensino de antropologia Pandemia de covid-19 Inovações pedagógicas Etnografia dos espaços virtuais. |
description |
O artigo analisa duas experiências de ensino de antropologia no formato on-line, demandado pelas condições sanitárias criadas pela pandemia de covid-19 no Brasil. São descritas as decisões institucionais de duas universidades federais brasileiras e as estratégias didático-pedagógicas de dois professores para garantir a qualidade de ensino de antropologia em um curso de ciências sociais e outro de pedagogia. Em ambos os casos, buscou-se garantir o ensino e a aprendizagem da teoria antropológica e dos aspectos inerentes à produção de conhecimento etnográfico, tomando os espaços virtuais e as produções artísticas em formato digital como objeto de reflexão por parte dos estudantes. O envolvimento dos alunos com os objetos analisados e a problematização de suas visões de si, em diálogo com os fenômenos sociais analisados no decorrer das disciplinas, foram os principais resultados de ambas as experiências. Argumenta-se que as inovações pedagógicas acarretadas pela pandemia tendem a permanecer e a compor o mosaico de estratégias de ensino e aprendizagem nas duas instituições. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262 10.22409/antropolitica2022.i3.a54262 |
url |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262 |
identifier_str_mv |
10.22409/antropolitica2022.i3.a54262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262/33134 https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54262/33177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luiz Alberto Couceiro, Rodrigo Rosistolato https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luiz Alberto Couceiro, Rodrigo Rosistolato https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; v. 54 n. 3 (2022): SET/OUT/NOV/DEZ 2179-7331 1414-7378 10.22409/antropolitica2022.33 reponame:Antropolítica (Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Antropolítica (Online) |
collection |
Antropolítica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com |
_version_ |
1797068795081129984 |