Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jéssica Leal
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27929
Resumo: Este trabalho de pesquisa parte de uma experiência com mediação escolar, de vivências de observação e do estudo de temas durante a formação em Licenciatura em Pedagogia no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua, cidade localizada no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, para refletir sobre a inclusão de estudantes com deficiência nas classes regulares de municípios do interior. Trata-se da apresentação de um relato das experiências vividas durante o processo de alfabetização de um estudante com Síndrome de Down. Busco responder à indagação: como se constituem (e como deveriam se constituir) os processos inclusivos de um aluno com Síndrome de Down na Rede Regular de Ensino? Para tanto, enquanto mediadora, utilizei a observação como instrumento para análise do contexto em que estava o referido estudante. Alicerçada por uma pesquisa bibliográfica, trago reflexões sobre a estruturação de prática pedagógicas inclusivas para este aluno na sala de aula. Amparei-me em autore/as como: Paulo Freire, Piaget, Rubem Alves, Emilia Ferreiro, Isabel Alarcão, Maria Teresa Égler Mantoan, Veiga-Neto e outros. Ainda que a mediação escolar esteja presente em muitas escolas regulares, há muito o que se avançar. Neste sentido, constato na prática que a inclusão de alunos com deficiências está longe de alcançar seu ideal, de uma escola para todos e todas.
id UFF-2_0ff1f8a83a3dc9b1c066c200b253c672
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27929
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de DownMediação EscolarInclusãoSíndrome de DownPedagogiaSchool MediationInclusionDown's syndromeEste trabalho de pesquisa parte de uma experiência com mediação escolar, de vivências de observação e do estudo de temas durante a formação em Licenciatura em Pedagogia no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua, cidade localizada no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, para refletir sobre a inclusão de estudantes com deficiência nas classes regulares de municípios do interior. Trata-se da apresentação de um relato das experiências vividas durante o processo de alfabetização de um estudante com Síndrome de Down. Busco responder à indagação: como se constituem (e como deveriam se constituir) os processos inclusivos de um aluno com Síndrome de Down na Rede Regular de Ensino? Para tanto, enquanto mediadora, utilizei a observação como instrumento para análise do contexto em que estava o referido estudante. Alicerçada por uma pesquisa bibliográfica, trago reflexões sobre a estruturação de prática pedagógicas inclusivas para este aluno na sala de aula. Amparei-me em autore/as como: Paulo Freire, Piaget, Rubem Alves, Emilia Ferreiro, Isabel Alarcão, Maria Teresa Égler Mantoan, Veiga-Neto e outros. Ainda que a mediação escolar esteja presente em muitas escolas regulares, há muito o que se avançar. Neste sentido, constato na prática que a inclusão de alunos com deficiências está longe de alcançar seu ideal, de uma escola para todos e todas.This research work starts from an experience with school mediation, from experiences in the observation stage and from the study of themes during the training in Licentiate in Pedagogy at the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus of the Universidade Federal Fluminense in Santo Antônio de Pádua, city located in the Northwest of the State of Rio de Janeiro, to reflect on the inclusion of students with disabilities in regular classes in municipalities in the interior. This is the presentation of an account of the experiences lived during the literacy process of a student with Down Syndrome. I seek to answer the question: how are the inclusive processes of a student with Down Syndrome constituted (and how should they be constituted) in the Regular Education Network? Therefore, as a mediator, I used observation as a tool to analyze the context in which the referred student was. Based on a bibliographical research, I bring reflections on the structuring of inclusive pedagogical practices for this student in the classroom. I drew on authors such as: Paulo Freire, Piaget, Rubem Alves, Emilia Ferreiro, Isabel Alarcão, Maria Teresa Égler Mantoan, Veiga-Neto and others. Even though school mediation is present in many regular schools, there is still a long way to go. In this sense, I find in practice that the inclusion of students with disabilities is far from reaching its ideal, of a school for all.34 f.Gomes, Jacqueline de SouzaAndrade, Francisca Marli Rodrigues deBarcellos, Danielle PereiraSoares, Jéssica Leal2023-02-17T13:33:06Z2023-02-17T13:33:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27929CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-17T13:33:10Zoai:app.uff.br:1/27929Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-17T13:33:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down
title Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down
spellingShingle Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down
Soares, Jéssica Leal
Mediação Escolar
Inclusão
Síndrome de Down
Pedagogia
School Mediation
Inclusion
Down's syndrome
title_short Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down
title_full Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down
title_fullStr Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down
title_full_unstemmed Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down
title_sort Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down
author Soares, Jéssica Leal
author_facet Soares, Jéssica Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Jacqueline de Souza
Andrade, Francisca Marli Rodrigues de
Barcellos, Danielle Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Jéssica Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação Escolar
Inclusão
Síndrome de Down
Pedagogia
School Mediation
Inclusion
Down's syndrome
topic Mediação Escolar
Inclusão
Síndrome de Down
Pedagogia
School Mediation
Inclusion
Down's syndrome
description Este trabalho de pesquisa parte de uma experiência com mediação escolar, de vivências de observação e do estudo de temas durante a formação em Licenciatura em Pedagogia no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua, cidade localizada no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, para refletir sobre a inclusão de estudantes com deficiência nas classes regulares de municípios do interior. Trata-se da apresentação de um relato das experiências vividas durante o processo de alfabetização de um estudante com Síndrome de Down. Busco responder à indagação: como se constituem (e como deveriam se constituir) os processos inclusivos de um aluno com Síndrome de Down na Rede Regular de Ensino? Para tanto, enquanto mediadora, utilizei a observação como instrumento para análise do contexto em que estava o referido estudante. Alicerçada por uma pesquisa bibliográfica, trago reflexões sobre a estruturação de prática pedagógicas inclusivas para este aluno na sala de aula. Amparei-me em autore/as como: Paulo Freire, Piaget, Rubem Alves, Emilia Ferreiro, Isabel Alarcão, Maria Teresa Égler Mantoan, Veiga-Neto e outros. Ainda que a mediação escolar esteja presente em muitas escolas regulares, há muito o que se avançar. Neste sentido, constato na prática que a inclusão de alunos com deficiências está longe de alcançar seu ideal, de uma escola para todos e todas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-17T13:33:06Z
2023-02-17T13:33:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27929
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044681857564672