Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27929 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa parte de uma experiência com mediação escolar, de vivências de observação e do estudo de temas durante a formação em Licenciatura em Pedagogia no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua, cidade localizada no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, para refletir sobre a inclusão de estudantes com deficiência nas classes regulares de municípios do interior. Trata-se da apresentação de um relato das experiências vividas durante o processo de alfabetização de um estudante com Síndrome de Down. Busco responder à indagação: como se constituem (e como deveriam se constituir) os processos inclusivos de um aluno com Síndrome de Down na Rede Regular de Ensino? Para tanto, enquanto mediadora, utilizei a observação como instrumento para análise do contexto em que estava o referido estudante. Alicerçada por uma pesquisa bibliográfica, trago reflexões sobre a estruturação de prática pedagógicas inclusivas para este aluno na sala de aula. Amparei-me em autore/as como: Paulo Freire, Piaget, Rubem Alves, Emilia Ferreiro, Isabel Alarcão, Maria Teresa Égler Mantoan, Veiga-Neto e outros. Ainda que a mediação escolar esteja presente em muitas escolas regulares, há muito o que se avançar. Neste sentido, constato na prática que a inclusão de alunos com deficiências está longe de alcançar seu ideal, de uma escola para todos e todas. |
id |
UFF-2_0ff1f8a83a3dc9b1c066c200b253c672 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27929 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de DownMediação EscolarInclusãoSíndrome de DownPedagogiaSchool MediationInclusionDown's syndromeEste trabalho de pesquisa parte de uma experiência com mediação escolar, de vivências de observação e do estudo de temas durante a formação em Licenciatura em Pedagogia no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua, cidade localizada no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, para refletir sobre a inclusão de estudantes com deficiência nas classes regulares de municípios do interior. Trata-se da apresentação de um relato das experiências vividas durante o processo de alfabetização de um estudante com Síndrome de Down. Busco responder à indagação: como se constituem (e como deveriam se constituir) os processos inclusivos de um aluno com Síndrome de Down na Rede Regular de Ensino? Para tanto, enquanto mediadora, utilizei a observação como instrumento para análise do contexto em que estava o referido estudante. Alicerçada por uma pesquisa bibliográfica, trago reflexões sobre a estruturação de prática pedagógicas inclusivas para este aluno na sala de aula. Amparei-me em autore/as como: Paulo Freire, Piaget, Rubem Alves, Emilia Ferreiro, Isabel Alarcão, Maria Teresa Égler Mantoan, Veiga-Neto e outros. Ainda que a mediação escolar esteja presente em muitas escolas regulares, há muito o que se avançar. Neste sentido, constato na prática que a inclusão de alunos com deficiências está longe de alcançar seu ideal, de uma escola para todos e todas.This research work starts from an experience with school mediation, from experiences in the observation stage and from the study of themes during the training in Licentiate in Pedagogy at the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus of the Universidade Federal Fluminense in Santo Antônio de Pádua, city located in the Northwest of the State of Rio de Janeiro, to reflect on the inclusion of students with disabilities in regular classes in municipalities in the interior. This is the presentation of an account of the experiences lived during the literacy process of a student with Down Syndrome. I seek to answer the question: how are the inclusive processes of a student with Down Syndrome constituted (and how should they be constituted) in the Regular Education Network? Therefore, as a mediator, I used observation as a tool to analyze the context in which the referred student was. Based on a bibliographical research, I bring reflections on the structuring of inclusive pedagogical practices for this student in the classroom. I drew on authors such as: Paulo Freire, Piaget, Rubem Alves, Emilia Ferreiro, Isabel Alarcão, Maria Teresa Égler Mantoan, Veiga-Neto and others. Even though school mediation is present in many regular schools, there is still a long way to go. In this sense, I find in practice that the inclusion of students with disabilities is far from reaching its ideal, of a school for all.34 f.Gomes, Jacqueline de SouzaAndrade, Francisca Marli Rodrigues deBarcellos, Danielle PereiraSoares, Jéssica Leal2023-02-17T13:33:06Z2023-02-17T13:33:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27929CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-17T13:33:10Zoai:app.uff.br:1/27929Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-17T13:33:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down |
title |
Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down |
spellingShingle |
Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down Soares, Jéssica Leal Mediação Escolar Inclusão Síndrome de Down Pedagogia School Mediation Inclusion Down's syndrome |
title_short |
Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down |
title_full |
Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down |
title_fullStr |
Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down |
title_sort |
Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down |
author |
Soares, Jéssica Leal |
author_facet |
Soares, Jéssica Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Jacqueline de Souza Andrade, Francisca Marli Rodrigues de Barcellos, Danielle Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Jéssica Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Escolar Inclusão Síndrome de Down Pedagogia School Mediation Inclusion Down's syndrome |
topic |
Mediação Escolar Inclusão Síndrome de Down Pedagogia School Mediation Inclusion Down's syndrome |
description |
Este trabalho de pesquisa parte de uma experiência com mediação escolar, de vivências de observação e do estudo de temas durante a formação em Licenciatura em Pedagogia no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua, cidade localizada no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, para refletir sobre a inclusão de estudantes com deficiência nas classes regulares de municípios do interior. Trata-se da apresentação de um relato das experiências vividas durante o processo de alfabetização de um estudante com Síndrome de Down. Busco responder à indagação: como se constituem (e como deveriam se constituir) os processos inclusivos de um aluno com Síndrome de Down na Rede Regular de Ensino? Para tanto, enquanto mediadora, utilizei a observação como instrumento para análise do contexto em que estava o referido estudante. Alicerçada por uma pesquisa bibliográfica, trago reflexões sobre a estruturação de prática pedagógicas inclusivas para este aluno na sala de aula. Amparei-me em autore/as como: Paulo Freire, Piaget, Rubem Alves, Emilia Ferreiro, Isabel Alarcão, Maria Teresa Égler Mantoan, Veiga-Neto e outros. Ainda que a mediação escolar esteja presente em muitas escolas regulares, há muito o que se avançar. Neste sentido, constato na prática que a inclusão de alunos com deficiências está longe de alcançar seu ideal, de uma escola para todos e todas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-17T13:33:06Z 2023-02-17T13:33:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27929 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044681857564672 |