Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Gabriela Oliveira Mayworm
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29051
Resumo: Estudo sobre a prática educativa em saúde desenvolvida pela Enfermeira com estudantes da turma de sexto (6º ano) da Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, Caramujo - Niterói, Rio de Janeiro. A Educação em Saúde deve ser compreendida como atividade principal na promoção da saúde para desenvolver autonomia, responsabilidade, prática social crítica e transformadora. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver a prática educativa participativa em saúde realizada por acadêmicas de enfermagem e enfermeira com estudantes da turma do sexto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, Niterói - RJ. Os objetivos específicos foram caracterizar os estudantes da turma do sexto ano no que tange aspectos sócio-demográficos e de saúde buscando dar foco nos participantes do estudo; descrever as demandas e estratégias sugeridas por esses estudantes em relação aos conteúdos/ temas em saúde; realizar prática educativa em saúde com essa turma, em consonância com as demandas sugeridas por esse grupo específico; analisar a visão dos estudantes sobre a prática educativa em saúde desenvolvida pelas acadêmicas de enfermagem e enfermeira com os estudantes a partir das suas demandas. Estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo com abordagem participativa. Os participantes foram 24 estudantes da turma de 6º ano do ensino fundamental desta escola. A técnica de produção de dados com os educandos foi o World Café. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa do HUAP sob o número CAAE: 37709414.8.0000.5243/2016. Os achados foram analisados pela Análise de Conteúdo do tipo temática de Bardin, que resultou nas três temáticas trabalhadas: meio ambiente, alterações do corpo e higiene corporal. Os estudantes sugeriram práticas educativas em saúde lúdicas e participativas de acordo com as temáticas. Sendo uma pesquisa com abordagem participativa, ao final houve a preocupação da devolutiva dos achados. Concluiu-se que o estudo cumpriu o seu objetivo de realizar práticas educativas participativas em consonância com as demandas dos estudantes.
id UFF-2_250707e6056fbac40e23000047541d1f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29051
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitosSaúde escolarEducação em saúdePromoção da saúdeEnfermagemServiços de saúde escolarEstudantes de enfermagemSchool healthHealth educationHealth promotionNursingEstudo sobre a prática educativa em saúde desenvolvida pela Enfermeira com estudantes da turma de sexto (6º ano) da Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, Caramujo - Niterói, Rio de Janeiro. A Educação em Saúde deve ser compreendida como atividade principal na promoção da saúde para desenvolver autonomia, responsabilidade, prática social crítica e transformadora. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver a prática educativa participativa em saúde realizada por acadêmicas de enfermagem e enfermeira com estudantes da turma do sexto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, Niterói - RJ. Os objetivos específicos foram caracterizar os estudantes da turma do sexto ano no que tange aspectos sócio-demográficos e de saúde buscando dar foco nos participantes do estudo; descrever as demandas e estratégias sugeridas por esses estudantes em relação aos conteúdos/ temas em saúde; realizar prática educativa em saúde com essa turma, em consonância com as demandas sugeridas por esse grupo específico; analisar a visão dos estudantes sobre a prática educativa em saúde desenvolvida pelas acadêmicas de enfermagem e enfermeira com os estudantes a partir das suas demandas. Estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo com abordagem participativa. Os participantes foram 24 estudantes da turma de 6º ano do ensino fundamental desta escola. A técnica de produção de dados com os educandos foi o World Café. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa do HUAP sob o número CAAE: 37709414.8.0000.5243/2016. Os achados foram analisados pela Análise de Conteúdo do tipo temática de Bardin, que resultou nas três temáticas trabalhadas: meio ambiente, alterações do corpo e higiene corporal. Os estudantes sugeriram práticas educativas em saúde lúdicas e participativas de acordo com as temáticas. Sendo uma pesquisa com abordagem participativa, ao final houve a preocupação da devolutiva dos achados. Concluiu-se que o estudo cumpriu o seu objetivo de realizar práticas educativas participativas em consonância com as demandas dos estudantes.Study on the educational practice in health developed by the Nurse with students of the sixth grade (6th grade) of the Municipal School Antineia Silveira Miranda, Caramujo - Niterói, Rio de Janeiro. Health Education should be understood as the main activity in health promotion to develop autonomy, responsibility, critical and transformative social practice. The general objective of the research was to develop the participative educational practice in health carried out by nursing and nursing students with students from the sixth grade class of the Antinéia Silveira Miranda Municipal School, Niterói - RJ.. The specific objectives were to characterize the students of the sixth grade class in terms of socio-demographic and health aspects, seeking to focus on the study participants; describe the demands and strategies suggested by these students in relation to the contents / themes in health; to carry out educational health practice with this class, in accordance with the demands suggested by this specific group; analyze the students' view of the educational practice in health developed by nurse and nursing students with the students from their demands. Qualitative study, of the descriptive type with participatory approach. The participants were 24 students from the 6th grade class of this school. The data production technique with the students was the World Café. The study was approved by the Ethics and Research Committee of HUAP under the number CAAE: 37709414.8.0000.5243 / 2016. The findings were analyzed by the Content Analysis of the thematic type of Bardin, which resulted in three themes: environment, body changes and body hygiene. The students suggested playful and participative educational health practices according to the themes. Being a research with participatory approach, in the end there was the concern of the return of the findings. It was concluded that the study fulfilled its objective of carrying out participative educational practices in accordance with the demands of the students.63 p.Sabóia, Vera Mariahttp://lattes.cnpq.br/2886146961212444Luquez, Tatiane Marins de SouzaGarcia, Crystiane Ribas Batista Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/2291868113246043http://lattes.cnpq.br/6922544125563552Teixeira, Gabriela Oliveira Mayworm2023-06-05T15:51:45Z2023-06-05T15:51:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Gabriela Oliveira Mayworm. Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29051CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-05T15:51:49Zoai:app.uff.br:1/29051Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-06-05T15:51:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos
title Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos
spellingShingle Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos
Teixeira, Gabriela Oliveira Mayworm
Saúde escolar
Educação em saúde
Promoção da saúde
Enfermagem
Serviços de saúde escolar
Estudantes de enfermagem
School health
Health education
Health promotion
Nursing
title_short Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos
title_full Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos
title_fullStr Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos
title_full_unstemmed Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos
title_sort Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos
author Teixeira, Gabriela Oliveira Mayworm
author_facet Teixeira, Gabriela Oliveira Mayworm
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sabóia, Vera Maria
http://lattes.cnpq.br/2886146961212444
Luquez, Tatiane Marins de Souza
Garcia, Crystiane Ribas Batista Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/2291868113246043
http://lattes.cnpq.br/6922544125563552
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Gabriela Oliveira Mayworm
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde escolar
Educação em saúde
Promoção da saúde
Enfermagem
Serviços de saúde escolar
Estudantes de enfermagem
School health
Health education
Health promotion
Nursing
topic Saúde escolar
Educação em saúde
Promoção da saúde
Enfermagem
Serviços de saúde escolar
Estudantes de enfermagem
School health
Health education
Health promotion
Nursing
description Estudo sobre a prática educativa em saúde desenvolvida pela Enfermeira com estudantes da turma de sexto (6º ano) da Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, Caramujo - Niterói, Rio de Janeiro. A Educação em Saúde deve ser compreendida como atividade principal na promoção da saúde para desenvolver autonomia, responsabilidade, prática social crítica e transformadora. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver a prática educativa participativa em saúde realizada por acadêmicas de enfermagem e enfermeira com estudantes da turma do sexto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, Niterói - RJ. Os objetivos específicos foram caracterizar os estudantes da turma do sexto ano no que tange aspectos sócio-demográficos e de saúde buscando dar foco nos participantes do estudo; descrever as demandas e estratégias sugeridas por esses estudantes em relação aos conteúdos/ temas em saúde; realizar prática educativa em saúde com essa turma, em consonância com as demandas sugeridas por esse grupo específico; analisar a visão dos estudantes sobre a prática educativa em saúde desenvolvida pelas acadêmicas de enfermagem e enfermeira com os estudantes a partir das suas demandas. Estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo com abordagem participativa. Os participantes foram 24 estudantes da turma de 6º ano do ensino fundamental desta escola. A técnica de produção de dados com os educandos foi o World Café. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa do HUAP sob o número CAAE: 37709414.8.0000.5243/2016. Os achados foram analisados pela Análise de Conteúdo do tipo temática de Bardin, que resultou nas três temáticas trabalhadas: meio ambiente, alterações do corpo e higiene corporal. Os estudantes sugeriram práticas educativas em saúde lúdicas e participativas de acordo com as temáticas. Sendo uma pesquisa com abordagem participativa, ao final houve a preocupação da devolutiva dos achados. Concluiu-se que o estudo cumpriu o seu objetivo de realizar práticas educativas participativas em consonância com as demandas dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-05T15:51:45Z
2023-06-05T15:51:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Gabriela Oliveira Mayworm. Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29051
identifier_str_mv TEIXEIRA, Gabriela Oliveira Mayworm. Prática educativa em saúde da enfermeira no ambiente escolar: por uma formação integral de sujeitos. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044634844659712