Promoção da saúde e prática educativa no ambiente escolar: uma conexão de mão dupla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Ana Carolina Mendonça
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26186
Resumo: Trata-se de um estudo sobre a prática educativa em saúde desenvolvida por profissionais de saúde e educação com estudantes do 6º ano do ensino fundamental, vinculados à escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola em Niterói, RJ. As ações de promoção da saúde no ambiente escolar visam garantir a todos os educandos fazerem escolhas favoráveis à saúde e, portanto serem protagonistas do processo de produção da sua própria saúde. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer a prática educativa em saúde desenvolvida por profissionais da saúde e educação com estudantes do 6° ano das escolas pactuadas ao PSE do município de Niterói. Os objetivos específicos foram descrever a visão de promoção da saúde pelos profissionais de saúde e educação; caracterizar a práticas educativa em saúde desenvolvida por profissionais de saúde e educação e analisar a relação entre essa prática educativa e a promoção da saúde na visão dos profissionais de saúde e educação envolvidos no PSE. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, com abordagem participativa. Os participantes foram 5 profissionais de saúde dos módulos do Programa Médico de Família e 5 profissionais de educação das escolas pactuadas ao Programa Saúde na Escola.A produção de dados se deu por meio de uma entrevista com um roteiro constituído de 18 perguntas elaborado pela autora. Os achados foram analisados sob a luz do teórico Paulo Freire, por meio da Análise de Conteúdo do tipo Temática. Assim, foram construídas duas categorias: “A visão de promoção da saúde e a importância dessa temática com os escolares” e “As práticas educativas e o seu desenvolvimento no ambiente escolar”. O estudo apontou que a concepção sobre promoção da saúde pelos profissionais é ampla, sendo concebida como prevenção de doenças, qualidade de vida, bem-estar e autonomia do cuidado. Alguns participantes destacaram a escola como ambiente multiplicador de conhecimento sobre saúde, porém, ainda com foco higienista. De um modo geral, as práticas da educação em saúde desenvolvidas nas escolas se dão por meio de atividades pontuais e repetitivas, que não contemplam a atenção integral à saúde do escolar. No cenário de estudo, pode-se perceber algumas atividades consistentes sobre temas tais como: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, avaliação antropométrica, avaliação da saúde bucal e arboviroses, todas voltadas para avaliação de saúde e não para promoção da saúde. Concluiu-se que são necessárias reorientações na prática educativa em saúde desenvolvida por profissionais de saúde e de educação no ambiente escolar. Isso implica em mudanças de fazeres e práticas dos profissionais envolvidos, implementando outras estratégias de ensino no processo de ensinagem.
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Os objetivos específicos foram descrever a visão de promoção da saúde pelos profissionais de saúde e educação; caracterizar a práticas educativa em saúde desenvolvida por profissionais de saúde e educação e analisar a relação entre essa prática educativa e a promoção da saúde na visão dos profissionais de saúde e educação envolvidos no PSE. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, com abordagem participativa. Os participantes foram 5 profissionais de saúde dos módulos do Programa Médico de Família e 5 profissionais de educação das escolas pactuadas ao Programa Saúde na Escola.A produção de dados se deu por meio de uma entrevista com um roteiro constituído de 18 perguntas elaborado pela autora. Os achados foram analisados sob a luz do teórico Paulo Freire, por meio da Análise de Conteúdo do tipo Temática. Assim, foram construídas duas categorias: “A visão de promoção da saúde e a importância dessa temática com os escolares” e “As práticas educativas e o seu desenvolvimento no ambiente escolar”. O estudo apontou que a concepção sobre promoção da saúde pelos profissionais é ampla, sendo concebida como prevenção de doenças, qualidade de vida, bem-estar e autonomia do cuidado. Alguns participantes destacaram a escola como ambiente multiplicador de conhecimento sobre saúde, porém, ainda com foco higienista. De um modo geral, as práticas da educação em saúde desenvolvidas nas escolas se dão por meio de atividades pontuais e repetitivas, que não contemplam a atenção integral à saúde do escolar. No cenário de estudo, pode-se perceber algumas atividades consistentes sobre temas tais como: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, avaliação antropométrica, avaliação da saúde bucal e arboviroses, todas voltadas para avaliação de saúde e não para promoção da saúde. Concluiu-se que são necessárias reorientações na prática educativa em saúde desenvolvida por profissionais de saúde e de educação no ambiente escolar. Isso implica em mudanças de fazeres e práticas dos profissionais envolvidos, implementando outras estratégias de ensino no processo de ensinagem.It is a study about the educational practice in health developed by health and education professionals with students of the 6th year of primary education, linked to the schools agreed in the Health in School Program in Niterói, RJ. The actions of health promotion in the school environment aim to ensure that all learners make health-friendly choices and therefore be protagonists in the process of producing their own health. The general objective of the research was to know the educational practice in health developed by health professionals and education with 6th grade students from schools agreed to the PSE of the city of Niterói. The specific objectives were to describe the vision of health promotion by health professionals and education; to characterize the educational practices in health developed by health and education professionals and to analyze the relationship between this educational practice and the promotion of health in the perspective of the health and education professionals involved in the PSE. This is a qualitative, descriptive, participatory approach. The participants were 5 health professionals from the modules of the Family Medical Program and 5 education professionals from the schools agreed to the Health at School Program. The data was produced through an interview with a script composed of 18 questions elaborated by the author. The findings were analyzed under the light of the theorist Paulo Freire, through Content Analysis of the Thematic type. Thus, two categories were constructed: "The vision of health promotion by professionals and the importance of this theme with students” and "educational practices and their development in the school environment”. The study pointed out that the concept of health promotion by professionals is broad, being conceived as disease prevention, quality of life, well-being and autonomy of care. Some participants highlighted the school as a multiplier environment of health knowledge, but still with a hygienist focus. In general, the practices of health education developed in schools are given through punctual and repetitive activities, which do not include comprehensive health care for the school. In the study scenario, we can see some consistent activities on such topics as: sexually transmitted diseases, teenage pregnancy, anthropometric evaluation, oral health assessment and arboviruses, all of them focused on health evaluation and not on health promotion. It was concluded that reorientations are necessary in the educational practice in health developed by health professionals and education in the school environment. This implies changes in the practices and practices of the professionals involved, implementing other teaching strategies in the teaching process61 p.Sabóia, Vera Mariahttp://lattes.cnpq.br/2886146961212444Silveira, Ana Luisa DornelesLuquez, Tatiane Marinz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3106102089505729Ribeiro, Crystiane Ribas Batistahttp://lattes.cnpq.br/2291868113246043http://lattes.cnpq.br/3189321483457943Meireles, Ana Carolina Mendonça2022-09-01T11:52:51Z2022-09-01T11:52:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMeireles, Ana Carolina Mendonça. Promoção da saúde e prática educativa no ambiente escolar: uma conexão de mão dupla. 2019. 61 f. 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