O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Paula Marques Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30038
Resumo: Contém ilustrações
id UFF-2_26b6d1a57ff4c44b9cc689ab63eb44a8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30038
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médicaDiretriz Curricular Nacional em SaúdeFormação profissional em saúdeCorpoCorpo humanoEducação somáticaCurrículo médicoDiretrizFormação profissionalEducação médicaCorpo humano (Filosofia)Competência profissionalRelação médico-pacienteNational Curriculum Guidelines in HealthProfessional training in healthHuman bodyBodySomatic educationContém ilustraçõesO presente trabalho tem como objetivo aprofundar o tema da formação de médicos e médicas no curso de graduação de medicina, a partir das informações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Propomos a reflexão sobre o componente denominado comunicação nãoverbal e como esta pode ser valorizada durante a formação médica. A análise, com base no diálogo com o texto apresentado nas DCNs, no referencial sobre currículo e formação em saúde, estudou o Currículo de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Se apoiou, ainda, na Teoria do Amadurecimento Emocional (Winnicott) e no campo da Educação Somática, onde os saberes do corpo, por meio da atenção às sensações, aos órgãos dos sentidos, promovem a ampliação da percepção e da consciência corporal. Foram entrevistados docentes e discentes do curso de medicina da UFF, e as disciplinas e períodos selecionados dialogam com o objeto desta pesquisa. Após as entrevistas, foi realizado, com os discentes, um laboratório de vivência corporal na abordagem da Eutonia, com o objetivo de percepção do corpo, buscando estimular a atenção às suas sensações corporais. Consideramos que seja necessário repensar as metodologias de ensino-aprendizagem, na perspectiva de contribuir para a formação médica voltada para relações de cuidado e humanização, no que nomeamos neste trabalho como um corpo aberto e disponível para as relações com outros: pacientes, familiares, profissionais de saúde, colegas de trabalhoThe present work aims to deepen the theme of training of doctors in the medical graduation course, based on the information contained in the National Curricular Guidelines. We propose a reflection on the component called non-verbal communication and how this can be valued during medical training. The analysis, based on the National Curricular Guidelines, in the framework on curriculum and training in health, studied the Medicine Curriculum of the Fluminense Federal University. It was also supported by the Theory of Emotional Maturity (Winnicott) and the field of Somatic Education, where knowledge of the body, through attention to sensations, to sense organs, promotes the expansion of perception and body awareness. Professors and students of the Fluminense Federal University medical course were interviewed, and the disciplines and selects period dialogue with the object of this research. After the interviews, a laboratory was carried out with the students with body experience in the Eutony approach with the objective of body perception, skiing to stimulate attention to their body sensations. We believe that it is necessary to rethink teachinglearning methodologies, with a view to contributing to medical education focused on care and humanization relationships, in what we name in this work as an open body available for relationships with others: patients, family members, professionals healthcare, co workers120 f.Koifman, Lilianhttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697Alves, Marcia Guimarães de Mellohttp://lattes.cnpq.br/5764802357434103Machado, Marcus Vinícius AlmeidaOliveira, Gilson Saippahttp://lattes.cnpq.br/2212927628480533http://lattes.cnpq.br/5084636014746350Gomes, Ana Paula Marques Martins2023-08-21T13:15:44Z2023-08-21T13:15:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Ana Paula Marques Martins. O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30038CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-21T13:15:47Zoai:app.uff.br:1/30038Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-21T13:15:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica
title O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica
spellingShingle O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica
Gomes, Ana Paula Marques Martins
Diretriz Curricular Nacional em Saúde
Formação profissional em saúde
Corpo
Corpo humano
Educação somática
Currículo médico
Diretriz
Formação profissional
Educação médica
Corpo humano (Filosofia)
Competência profissional
Relação médico-paciente
National Curriculum Guidelines in Health
Professional training in health
Human body
Body
Somatic education
title_short O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica
title_full O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica
title_fullStr O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica
title_full_unstemmed O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica
title_sort O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica
author Gomes, Ana Paula Marques Martins
author_facet Gomes, Ana Paula Marques Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koifman, Lilian
http://lattes.cnpq.br/2524511773652697
Alves, Marcia Guimarães de Mello
http://lattes.cnpq.br/5764802357434103
Machado, Marcus Vinícius Almeida
Oliveira, Gilson Saippa
http://lattes.cnpq.br/2212927628480533
http://lattes.cnpq.br/5084636014746350
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Paula Marques Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Diretriz Curricular Nacional em Saúde
Formação profissional em saúde
Corpo
Corpo humano
Educação somática
Currículo médico
Diretriz
Formação profissional
Educação médica
Corpo humano (Filosofia)
Competência profissional
Relação médico-paciente
National Curriculum Guidelines in Health
Professional training in health
Human body
Body
Somatic education
topic Diretriz Curricular Nacional em Saúde
Formação profissional em saúde
Corpo
Corpo humano
Educação somática
Currículo médico
Diretriz
Formação profissional
Educação médica
Corpo humano (Filosofia)
Competência profissional
Relação médico-paciente
National Curriculum Guidelines in Health
Professional training in health
Human body
Body
Somatic education
description Contém ilustrações
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21T13:15:44Z
2023-08-21T13:15:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Ana Paula Marques Martins. O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30038
identifier_str_mv GOMES, Ana Paula Marques Martins. O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044634257457152