Programa de avaliação de desempenho durante o estágio probatório dos técnico-administrativos do colégio Pedro II: reflexão crítica e proposta de melhoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tamara Brito Lima dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12430
Resumo: A partir dos anos 1990, a Administração Pública Brasileira passou por uma grande reforma administrativa, que tinha como objetivo implantar um modelo de gestão gerencial, voltado para o atendimento das necessidades dos cidadãos. Nesse contexto, a avaliação de desempenho se tornou primordial, pois seria capaz de promover a melhoria da qualificação dos serviços públicos, alinhando os processos de trabalho com a missão e os objetivos estratégicos da instituição e subsidiando a política de gestão de pessoas. O objetivo desta pesquisa é verificar, de forma crítica, como se dá o processo de avaliação de desempenho dos funcionários Técnico-Administrativos em Educação em estágio probatório no Colégio Pedro II, por meio da percepção de seus servidores. Os dados foram coletados por meio de questionário tipo survey, com perguntas abertas e fechadas, e foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. De acordo com a resposta dos servidores, foi possível criar três categorias: Administração Pública, Gestão de Pessoas, e Avaliação de Desempenho no Estágio Probatório no Colégio Pedro II. Os resultados deste estudo demonstram que ainda existem muitas barreiras para que o programa de avaliação especial de desempenho se torne realmente efetivo na Instituição. Diante disso, foram apresentadas contribuições de melhoria para o programa de avaliação especial de desempenho no Colégio Pedro II, como: reestruturação coletiva do programa, sensibilização e conscientização dos envolvidos, divulgação do funcionamento e regras do programa, treinamento dos gestores, criação das comissões especiais, feedback aos servidores, encaminhamento de resultados, implementação do mapeamento de competências e extensão da avaliação aos servidores estáveis. Porém, o caminho ainda é longo para que a Administração Pública consiga colocar em prática tudo o que consta na teoria e nas legislações e tenha excelência desejada para atender às demandas da população.
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Nesse contexto, a avaliação de desempenho se tornou primordial, pois seria capaz de promover a melhoria da qualificação dos serviços públicos, alinhando os processos de trabalho com a missão e os objetivos estratégicos da instituição e subsidiando a política de gestão de pessoas. O objetivo desta pesquisa é verificar, de forma crítica, como se dá o processo de avaliação de desempenho dos funcionários Técnico-Administrativos em Educação em estágio probatório no Colégio Pedro II, por meio da percepção de seus servidores. Os dados foram coletados por meio de questionário tipo survey, com perguntas abertas e fechadas, e foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. De acordo com a resposta dos servidores, foi possível criar três categorias: Administração Pública, Gestão de Pessoas, e Avaliação de Desempenho no Estágio Probatório no Colégio Pedro II. Os resultados deste estudo demonstram que ainda existem muitas barreiras para que o programa de avaliação especial de desempenho se torne realmente efetivo na Instituição. Diante disso, foram apresentadas contribuições de melhoria para o programa de avaliação especial de desempenho no Colégio Pedro II, como: reestruturação coletiva do programa, sensibilização e conscientização dos envolvidos, divulgação do funcionamento e regras do programa, treinamento dos gestores, criação das comissões especiais, feedback aos servidores, encaminhamento de resultados, implementação do mapeamento de competências e extensão da avaliação aos servidores estáveis. Porém, o caminho ainda é longo para que a Administração Pública consiga colocar em prática tudo o que consta na teoria e nas legislações e tenha excelência desejada para atender às demandas da população.From the 1990s, the Brazilian Public Administration underwent a major administrative reform, aimed at implanting a model of managerial management, focused on meeting the needs of citizens. In this context, performance evaluation became paramount because it would be able to promote the improvement of the qualification of the public services, aligning the work processes with the mission and strategic objectives of the institution and subsidizing the policy of people management. The objective of the research is to verify, in a critical way, how the process of evaluating the performance of the Administrative Technicians in Education in probationary stage in Collegio Pedro II through the perception of the employees. Data were collected through a survey questionnaire, with open and closed questions and were treated by the content analysis technique. According to the response of the employees, it was possible to create three categories: Public Administration, People Management and Performance Evaluation in probationary stage at Pedro II College. The results of this study demonstrate that there are still many barriers to the special performance evaluation program becoming truly effective in the institution. In view of this, contributions were made to improve the performance evaluation program in the Pedro II College, such as: collective restructuring of the program, awareness of the people involved, dissemination of program rules and regulations, training of managers, creation of special committees , feedback to employees, routing of results, implementation of mapping of competencies and extension of evaluation to stable employees. But the road is still long so that the Public Administration can put into practice everything that is in theory and legislation and has the desired excellence to meet the demands placed by the population.137 f.NiteróiSalles, Denise Medeiros RibeiroVieira, Fernando de OliveiraOliveira, Lucia Barbosa deSantos, Tamara Brito Lima dos2019-12-06T16:24:44Z2019-12-06T16:24:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Tamara Brito Lima dos. Programa de avaliação de desempenho durante o estágio probatório dos técnico-administrativos do Colégio Pedro II: reflexão crítica e proposta de melhoria. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12430Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:46Zoai:app.uff.br:1/12430Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:40:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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