Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro

Bibliographic Details
Main Author: Granja, Isabela da Costa
Publication Date: 2022
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Download full: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28308
Summary: A Covid-19 surgiu na China, em dezembro de 2019, onde houve os primeiros relatos de uma infecção respiratória que, posteriormente, descobriu-se ser causada por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2. A mesma trata-se de uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida através do aperto de mão, gotículas de saliva e objetos ou superfícies contaminadas. Até 30 de novembro de 2021, cerca de 262 milhões de indivíduos foram contaminadas pelo novo vírus. Como tentativa de minimizar o contágio, medidas de restrição foram adotadas, como o fechamento das escolas. Este projeto tem como finalidade analisar o impacto da Covid-19 no setor educacional brasileiro, a fim de comparar as diferentes consequências nas redes públicas e privadas de ensino. Técnicas de estatística descritiva foram utilizadas para descrever e agregar dados, obtidos por meio de formulários enviados aos profissionais da educação. Para análise, utilizou-se o teste Qui-quadrado, a fim de verificar a dependência entre as variáveis observadas. Também foi utilizado o método de análise fatorial exploratória, buscando evidenciar a existência de variáveis latentes. Os resultados obtidos foram satisfatórios, e mostram o impacto da pandemia no setor educacional brasileiro.
id UFF-2_5654d11b29d70291477962a4cb9995f9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28308
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional BrasileiroCovid19EducaçãoAnálise DescritivaAnálise Fatorial ExploratóriaImpacto EducacionalCOVID-19Modelo estatísticoEducação básicaA Covid-19 surgiu na China, em dezembro de 2019, onde houve os primeiros relatos de uma infecção respiratória que, posteriormente, descobriu-se ser causada por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2. A mesma trata-se de uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida através do aperto de mão, gotículas de saliva e objetos ou superfícies contaminadas. Até 30 de novembro de 2021, cerca de 262 milhões de indivíduos foram contaminadas pelo novo vírus. Como tentativa de minimizar o contágio, medidas de restrição foram adotadas, como o fechamento das escolas. Este projeto tem como finalidade analisar o impacto da Covid-19 no setor educacional brasileiro, a fim de comparar as diferentes consequências nas redes públicas e privadas de ensino. Técnicas de estatística descritiva foram utilizadas para descrever e agregar dados, obtidos por meio de formulários enviados aos profissionais da educação. Para análise, utilizou-se o teste Qui-quadrado, a fim de verificar a dependência entre as variáveis observadas. Também foi utilizado o método de análise fatorial exploratória, buscando evidenciar a existência de variáveis latentes. Os resultados obtidos foram satisfatórios, e mostram o impacto da pandemia no setor educacional brasileiro.36 f.Sanfins, Marco Aurélio dos SantosSilva, Tuany Esthefany Barcellos de CarvalhoSanfins, Marco Aurélio dos SantosSilva, Tuany Esthefany Barcellos de CarvalhoSantos, Pablo Silva Machado Bispo dosJorge, Amanda LacerdaGranja, Isabela da Costa2023-03-23T17:15:26Z2023-03-23T17:15:26Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGRANJA, Isabela da Costa. Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28308CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-23T17:15:31Zoai:app.uff.br:1/28308Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-23T17:15:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro
title Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro
spellingShingle Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro
Granja, Isabela da Costa
Covid19
Educação
Análise Descritiva
Análise Fatorial Exploratória
Impacto Educacional
COVID-19
Modelo estatístico
Educação básica
title_short Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro
title_full Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro
title_fullStr Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro
title_full_unstemmed Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro
title_sort Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro
author Granja, Isabela da Costa
author_facet Granja, Isabela da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanfins, Marco Aurélio dos Santos
Silva, Tuany Esthefany Barcellos de Carvalho
Sanfins, Marco Aurélio dos Santos
Silva, Tuany Esthefany Barcellos de Carvalho
Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos
Jorge, Amanda Lacerda
dc.contributor.author.fl_str_mv Granja, Isabela da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Covid19
Educação
Análise Descritiva
Análise Fatorial Exploratória
Impacto Educacional
COVID-19
Modelo estatístico
Educação básica
topic Covid19
Educação
Análise Descritiva
Análise Fatorial Exploratória
Impacto Educacional
COVID-19
Modelo estatístico
Educação básica
description A Covid-19 surgiu na China, em dezembro de 2019, onde houve os primeiros relatos de uma infecção respiratória que, posteriormente, descobriu-se ser causada por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2. A mesma trata-se de uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida através do aperto de mão, gotículas de saliva e objetos ou superfícies contaminadas. Até 30 de novembro de 2021, cerca de 262 milhões de indivíduos foram contaminadas pelo novo vírus. Como tentativa de minimizar o contágio, medidas de restrição foram adotadas, como o fechamento das escolas. Este projeto tem como finalidade analisar o impacto da Covid-19 no setor educacional brasileiro, a fim de comparar as diferentes consequências nas redes públicas e privadas de ensino. Técnicas de estatística descritiva foram utilizadas para descrever e agregar dados, obtidos por meio de formulários enviados aos profissionais da educação. Para análise, utilizou-se o teste Qui-quadrado, a fim de verificar a dependência entre as variáveis observadas. Também foi utilizado o método de análise fatorial exploratória, buscando evidenciar a existência de variáveis latentes. Os resultados obtidos foram satisfatórios, e mostram o impacto da pandemia no setor educacional brasileiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-23T17:15:26Z
2023-03-23T17:15:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRANJA, Isabela da Costa. Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28308
identifier_str_mv GRANJA, Isabela da Costa. Impactos causados pela Covid-19 no setor educacional Brasileiro. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044773934071808