Professores de Matemática do Ensino secundário brasileiro no século XIX: o caso do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Flávia dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1843
Resumo: As diversas reformas pelas quais passou o ensino brasileiro provocaram mudanças nos estatutos do Colégio alterando as normas de contratação dos professores ao longo do tempo. Antes dos primeiros concursos realizados na década de 1850, o corpo docente do Colégio era instável e muitos professores eram contratados sem função e salário bem definido. Muitos dos professores que assumiram vagas eram indicados ou se ofereciam para trabalhar no Colégio e nomeados após aprovação pelo Ministro do Império. Além dos professores regulares, estava previsto no regulamento a existência de outros professores que deveriam reger as aulas na falta ou impedimento dos respectivos professores do Colégio. Durante todo o período que precedeu a realização de concursos, e mesmo após sua regulamentação, a organização e o ensino das diferentes disciplinas estavam também sob a responsabilidade de docentes que compunham o “subsolo” do Colégio. Estes professores atuavam nas aulas, interferiam para as mudanças curriculares, escreviam compêndios e respondiam pela disciplina de forma atuante. O aumento do número de alunos e à alta exigência para o ingresso no magistério do Colégio, fez com que a classe dos “repetidores”, instituída a partir de 1855, também tivesse especial relevância na constituição do quadro docente do Colégio, bem como se constituísse de uma via de acesso ao quadro permanente da instituição. Este texto tem por propósito apresentar resultados da pesquisa ainda em andamento com o objetivo de identificar os professores de Matemática no Colégio Pedro II, sua admissão e atuação no Colégio, sua formação e sua participação no cotidiano da disciplina de Matemática. As principais fontes utilizadas para esse relato são fontes manuscritas localizadas no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), no Arquivo Nacional (AN) e no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM), localizados no Rio de Janeiro.
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