Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10815 |
Resumo: | Na tentativa de investigar aspectos históricos do ensino de Matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir de quais elementos pode-se examinar de maneira mais rigorosa as questões relativas ao acesso à profissão de professor de Matemática no Brasil. Um desses elementos são as provas de concursos. A análise dessas provas é capaz de revelar quais as exigências para o exercício do magistério e trazer à tona questões importantes a respeito da concepção da época em relação ao papel do professor, aos conteúdos que deveria ensinar, entre outros aspectos. Este trabalho enfatiza o conteúdo das provas, as exigências formais e as habilidades medidas nos exames para os cargos de professor de Matemática da principal instituição de ensino secundário do Brasil no século XIX, o Colégio Pedro II. |
id |
UNESP-14_038621314ce93f6c92516371697ab581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10815 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIXNa tentativa de investigar aspectos históricos do ensino de Matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir de quais elementos pode-se examinar de maneira mais rigorosa as questões relativas ao acesso à profissão de professor de Matemática no Brasil. Um desses elementos são as provas de concursos. A análise dessas provas é capaz de revelar quais as exigências para o exercício do magistério e trazer à tona questões importantes a respeito da concepção da época em relação ao papel do professor, aos conteúdos que deveria ensinar, entre outros aspectos. Este trabalho enfatiza o conteúdo das provas, as exigências formais e as habilidades medidas nos exames para os cargos de professor de Matemática da principal instituição de ensino secundário do Brasil no século XIX, o Colégio Pedro II.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10815Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 219-2401980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10815/7185Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Flávia2015-09-24T18:45:04Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10815Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T18:45:04Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX |
title |
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX |
spellingShingle |
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX Soares, Flávia |
title_short |
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX |
title_full |
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX |
title_fullStr |
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX |
title_full_unstemmed |
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX |
title_sort |
Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX |
author |
Soares, Flávia |
author_facet |
Soares, Flávia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Flávia |
description |
Na tentativa de investigar aspectos históricos do ensino de Matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir de quais elementos pode-se examinar de maneira mais rigorosa as questões relativas ao acesso à profissão de professor de Matemática no Brasil. Um desses elementos são as provas de concursos. A análise dessas provas é capaz de revelar quais as exigências para o exercício do magistério e trazer à tona questões importantes a respeito da concepção da época em relação ao papel do professor, aos conteúdos que deveria ensinar, entre outros aspectos. Este trabalho enfatiza o conteúdo das provas, as exigências formais e as habilidades medidas nos exames para os cargos de professor de Matemática da principal instituição de ensino secundário do Brasil no século XIX, o Colégio Pedro II. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10815 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10815/7185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 219-240 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1788171062997942272 |