Dígrafos do português que representam o fonema /s/: como são entendidos pelos futuros alfabetizadores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ivan Santos da Conceição
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31950
Resumo: Tendo como pano de fundo o caráter convencional da ortografia em geral, este trabalho trata especificamente dos dígrafos da língua portuguesa “xc”, “sc”, “sç”, “ss” e “xs”, todos representativos, na escrita, do fonema /s/. Por meio da aplicação de um questionário, verificou-se como graduandos em Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense bem como estudantes do Curso Normal no Colégio Dr. Artur Vargas, localizado no município de Angra dos Reis, compreendem os dígrafos em pauta. Além disso, foi feita a análise de alguns livros didáticos que vêm sendo usados por escolas de Angra dos Reis no Ensino de Jovens e Adultos e no ensino Fundamental (anos iniciais) a fim de se verificar como as atividades e conteúdos que envolvem dígrafos podem estar sendo trabalhados na alfabetização. A análise das respostas dadas aos formulários explicita que equívocos os futuros alfabetizadores cometem na compreensão das peculiaridades da ortografia do português, o que, consequentemente, pode afetar sua prática didático-pedagógica. A detecção e análise desses equívocos e também dos pontos positivos encontrados nas respostas dos estudantes poderão servir para um aprimoramento da formação dos alfabetizadores seja no âmbito da graduação seja no âmbito da formação continuada de professores. A partir da identificação de equívocos presentes nas respostas dos estudantes que preencheram os formulários, da análise dos livros didáticos selecionados, apontam-se, neste trabalho, desafios no ensino-aprendizagem dos dígrafos, que podem relacionar-se com desafios gerais do trabalho escolar com a ortografia, e propõem-se orientações que poderão ser aproveitadas na formação de alfabetizadores, seja no ensino superior seja no ensino profissionalizante ou mesmo na formação continuada.
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